A microcefalia é uma doença rara que deixa a cabeça e o cérebro de crianças menor do que deveria ser. Os padecentes da disfunção têm problemas de desenvolvimento e a doença não tem cura.
Por ser uma enfermidade relativamente nova, ainda não se sabe exatamente o motivo pela qual o adoecimento surge, mas acredita-se ser por meio do Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
A maior incidência de microcefalia está no nordeste brasileiro, principalmente no estado de Pernambuco, que teve 1601 casos registrados e 209 pacientes confirmados, além do estado ter decretado estado de emergência em saúde pública.
Mas e as famílias de crianças com microcefalia? A partir do momento que recebem o diagnóstico o que muda na rotina dessas famílias? Qual o desafio dessas mães? Vamos debater hoje na ABPTV!
Conheça mais sobre os participantes:
Kátia Petribu - Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora adjunta e associada de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade de Pernambuco - FCM/UPE e médica psiquiatra da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros, em exercício no Hospital Universitário Osvaldo Cruz-UPE.
Sandra Peu - Atualmente é médica psiquiatra no ambulatório do Hospital São Rafael em Salvador e atua como médica psiquiatra de Caps municipal de Salvador, BA. …...more
...more
Show less