Filiação dos autores:
1-5 [Especializandos, Programa de Formação em Psiquiatria, Clínica Heidelberg, Curitiba, PR, Brasil]
Editor-chefe responsável pelo artigo: Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Contribuição dos autores segundo a Taxonomia CRediT:Bertoldo A, Abujamra IM, Zanardi HC, Tabushi FY, Hortense VHS [1, 12, 13, 14]
Conflito de interesses: declaram não haver
Fonte de financiamento: declaram não haver
Parecer CEP: não se aplica
Recebido em: 15/01/2024 | Aprovado em: 16/01/2024 | Publicado em: 14/02/2024
Como citar: Bertoldo A, Abujamra IM, Zanardi HC, Tabushi FY, Hortense VHS. Resenha do livro: Baldaçara L, Silva AG. Suporte em Emergências Psiquiátricas (SEP). Belo Horizonte: Editora Ampla; 2021. Debates em Psiquiatria, Rio de Janeiro. 2024;14:1-5. https://doi.org/10.25118/2763-9037.2024.v14.1139
Capítulo 1. Introdução
Capítulo 2. Principais doenças
Capítulo 3. Abordagem Geral
Capítulo 4. Delirium
Capítulo 5. Agitação Psicomotora
Capítulo 6. Contenção Física
Capítulo 7. Abordagem do Comportamento Suicida
Capítulo 8. Abordagem do comportamento suicida
Capítulo 9. Abordagem das abstinências por substâncias
Capítulo 10. Transtornos Psicóticos
Capítulo 11. Transtorno do Humor
Capítulo 12. Transtornos ansiosos
Capítulo 13. Transtornos dissociativos
Capítulo 14. Gestantes
Capítulo 15. Emergências em crianças e adolescentes
Capítulo 16. Emergências psiquiátricas em idosos
Capítulo 17. Efeitos colaterais dos psicofármacos
Capítulo 18. Referências farmacológicas
Palavras-chave: psiquiatria, emergências, emergências psiquiátricas.
Chapter 1. Introduction
Chapter 2. Main diseases
Chapter 3. General Approach
Chapter 4. Delirium
Chapter 5. Psychomotor Agitation
Chapter 6. Physical Restraint
Chapter 7. Approaching Suicidal Behavior
Chapter 8. Addressing suicidal behavior
Chapter 9. Addressing substance withdrawals
Chapter 10. Psychotic Disorders
Chapter 11. Mood Disorder
Chapter 12. Anxiety disorders
Chapter 13. Dissociative disorders
Chapter 14. Pregnant women
Chapter 15. Emergencies in children and adolescents
Chapter 16. Psychiatric emergencies in the elderly
Chapter 17. Side effects of psychotropic drugs
Chapter 18. Pharmacological references
Keywords: psychiatry, emergencies, psychiatric emergencies.
Capítulo 1 Introducción
Capítulo 2. Principales enfermedades
Capítulo 3. Enfoque general
Capítulo 4. Delirio
Capítulo 5. Agitación psicomotora
Capítulo 6. Restricción física
Capítulo 7. Aproximación al comportamiento suicida
Capítulo 8. Abordar la conducta suicida
Capítulo 9. Abordar la abstinencia de sustancias
Capítulo 10. Trastornos psicóticos
Capítulo 11. Trastorno del estado de ánimo
Capítulo 12. Trastornos de ansiedad
Capítulo 13. Trastornos disociativos
Capítulo 14. Mujeres embarazadas
Capítulo 15. Emergencias en niños y adolescentes
Capítulo 16. Emergencias psiquiátricas en personas mayores
Capítulo 17. Efectos secundarios de los psicofármacos
Capítulo 18. Referencias farmacológicas
Palabras-chave: psiquiatría, emergencias, emergencias psiquiátricas.
As emergências psiquiátricas são complicações dos transtornos mentais que necessitam de atendimento e intervenção terapêutica imediata, pois oferecem riscos iminentes ao paciente e/ou a terceiros. Ao passo que as urgências envolvem situações de menor risco e que permitem intervenções a curto prazo. O reconhecimento destas condições, a estratificação da gravidade e a correta abordagem em tempo hábil previne piora do quadro e desfechos indesejáveis, até irreversíveis. Para tal, é aconselhável um treinamento direcionado e embasado na literatura aos profissionais que atuam nos serviços de emergência, cuidados ao ambiente de atendimento e as condutas.
Levando em consideração este contexto, o livro Suporte em Emergências Psiquiátricas (SEP), publicado em 2021 e organizado por Leonardo Baldaçara e Antônio Geraldo da Silva , pode ser adotado como referência teórica seja no hospital escola, clínico ou no psiquiátrico; pois, traz de forma didática as informações e orientações para o adequado manejo das principais intercorrências psiquiátricas. Haja visto que nos serviços de emergência e urgência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, segundo este livro, cerca de 10 % correspondem a atendimentos de emergência psiquiátrica. Os autores também indicam o livro como material de apoio à Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que acontece anualmente e conta com a presença de diversos especialistas renomados.
Os autores versam sobre os cuidados necessários à equipe, ao ambiente do atendimento e a forma de estabelecer a comunicação; com objetivo de reduzir risco de complicações, aumentar a segurança de todos e promover uma adequada avaliação do paciente. Destacam para a importância do preparo, treinamento e da compreensão da equipe com o paciente; pois, este pode apresentar comportamentos próprios da doença mental e resultantes do prejuízo das capacidades de discernimento e controle voluntário.
A seguir, separado em capítulos, o livro aborda a definição, diagnóstico e conduta das principais emergências psiquiátricas: delirium, agitação psicomotora, comportamento suicida e automutilação, transtorno por uso de substâncias (intoxicação aguda e abstinência), transtornos de humor, psicóticos e dissociativos. E, inclui a abordagem adequada e específica para crianças e adolescentes, gestantes e idosos, considerando as particularidades encontradas nesses diferentes públicos.
A exemplificar a estruturação do livro, destacamos o capítulo que discorre sobre a contenção física, uma medida terapêutica que ainda gera polêmica e desconforto a muitos leigos e profissionais de saúde. Os autores esclarecem sobre a sua indicação, como os casos de agitação psicomotora, confusão mental, auto ou heteroagressividade e risco de queda, na falta de resposta às outras técnicas não invasivas- que incluem a contenção verbal, ambiental e medicamentosa. Ao longo do capítulo, há orientações sobre a abordagem correta e legal da imobilização do paciente, visando sempre a sua proteção; elas podem direcionar e sanar dúvidas e receios frequentes a essa técnica. O capítulo também utiliza de imagens ilustrativas com recomendações sequenciais de como a equipe pode conduzir a contenção, trazendo considerações essenciais a fim de evitar futuras complicações.
No decurso do texto, entre os diferentes capítulos, são abordadas também as condutas medicamentosas, mencionando para cada psicofármaco suas considerações farmacocinéticas e dinâmicas. Os dois últimos capítulos são reservados à esclarecimentos voltados a psicofarmacologia; o primeiro trata da procura a emergência e que está relacionada aos efeitos colaterais: como os sintomas extrapiramidais, síndrome serotoninérgica, de retirada, intoxicação por lítio e antidepressivos tricíclicos. Para cada descrição do efeito colateral, o livro cita a respectiva conduta. Enfim, o último capítulo intitulado “Referências farmacológicas” reúne em ordem alfabética os psicofármacos em uma tabela de fácil leitura, acesso e compreensão das principais informações para uma consulta rápida.
Ao todo o livro tem 156 páginas, sua escrita é concisa e direta, porém com conteúdo vasto à temática e apoiado na literatura científica. A obra utiliza de fluxogramas, tabelas e imagens ilustrativas, tornando possível a sua consulta rápida - fundamental para os serviços de emergência e urgência; e, seu caráter pedagógico.
Visivelmente o livro atenderá aos interesses acadêmicos, dos médicos psiquiatras e demais especialidades pela qualidade de seu conteúdo e fácil aplicabilidade na rotina e treinamento dos profissionais nos serviços de emergência.
1. Baldaçara L, Silva AG. Suporte em Emergências Psiquiátricas (SEP). Belo Horizonte: Editora Ampla; 2021. ISBN: 9786599064685 https://www.sinopsyseditora.com.br/livros/suporte-em-emergencias-psiquiatricas-editora-ampla-3951