Explorando o potencial das novas intervenções no tratamento das adições

Autores

  • Augusto Martins Lucas Bittencourt Residência médica em Psiquiatria pelo hospital São Lucas da PUCRS, Mestre em Neurociências pela PUCRS, Doutorando em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS, Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Eduardo Bacelar Almeida Especialista em psiquiatria pela PUCRS e em dependência química pela UNIFESP. Mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psiquiatra associado da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
  • Pedro Eugênio Mazzucchi Santana Ferreira Doutorado em Clínica Médica - área de concentração em Neurociências, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Residência em Psiquiatria do Hospital São Lucas-PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.25118/issn.2965-1832.2023.1066

Palavras-chave:

novas intervenções, comportamento aditivo, dependência excessiva, tratamento das adições, tratamento psiquiátrico

Resumo

As adições são comportamentos que as pessoas têm compulsivamente e que são recompensantes mas que trazem danos à vida social. As adições podem ser relacionadas a substâncias, como álcool, medicamentos e aditivos ilícitos, e a comportamentos, como por exemplo, o vício em jogos. Quais os maiores desafios no tratamento da adições? Quais as principais adições vistas nos últimos anos? Estas e outras perguntas serão respondidas agora no ABP TV.

Biografia do Autor

Augusto Martins Lucas Bittencourt, Residência médica em Psiquiatria pelo hospital São Lucas da PUCRS, Mestre em Neurociências pela PUCRS, Doutorando em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS, Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Eduardo Bacelar Almeida, Especialista em psiquiatria pela PUCRS e em dependência química pela UNIFESP. Mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psiquiatra associado da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Pedro Eugênio Mazzucchi Santana Ferreira, Doutorado em Clínica Médica - área de concentração em Neurociências, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Residência em Psiquiatria do Hospital São Lucas-PUCRS

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

1.
Bittencourt AML, Almeida EB, Ferreira PEMS. Explorando o potencial das novas intervenções no tratamento das adições. PABP [Internet]. 3º de outubro de 2023 [citado 1º de dezembro de 2023];10. Disponível em: https://revistardp.org.br/abp/article/view/1066

Edição

Seção

ABP TV: programas completos

Categorias

Plaudit

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)