Análise do Cambridge Cognitive Examination (CAMCOG) em idosos com 80 anos ou mais com e sem doença de Alzheimer
Palavras-chave:
Cambridge Cognitive Examination – CAMCOG, Doença de Alzheimer, IdososResumo
INTRODUÇÃO: O CAMCOG é uma breve bateria neuropsicológica que avalia a função cognitiva global e as deficiências para o diagnóstico de demência. O crescente envelhecimento da população é bem estabelecido, sendo que os idosos com 80 anos ou mais compõe o estrato populacional que mais cresce. E sabe-se que a idade é um fator de risco importante para os quadros de Doença de Alzheimer (DA). Além disso existem diferenças cognitivas mesmo quando ocorre o envelhecimento bem-sucedido e há diferenças observadas entre os testes cognitivos conforme a escolaridade. OBJETIVOS: Avaliar os valores do CAMCOG em idosos com 80 anos ou mais com e sem DA, comparando a pontuação total, os valores da subescalas quanto as variáveis gê, faixa etária e escolaridade, os pontos de corte para a discriminação de quadro de DA e não DA para os diversos graus de escolaridade e se o CAMCOG é adequado para avaliação cognitiva desses sujeitos. MÉTODO: Estudo retrospectivo através da análise de 713 prontuários de idosos com 80 anos ou mais com e sem DA do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí. Todos os pacientes do estudo passaram por avaliação médica e foram submetidos ao CAMCOG, à exames laboratoriais e de neuroimagem. O software estatístico SPSS 22.0 foi utilizado para as análises descritivas e testes de hipóteses e o software R 3.1 foi utilizado para a construção das curvas ROC. Todos os testes estatísticos foram considerados significativos quando p <0,05. As análises de curvas ROC foram realizadas para comparar a sensibilidade e especificidade do CAMCOG para diferenciar os dois grupos nos estratos educacionais. Os dados não paramétricos foram analisados utilizando Mann-Whitney e Kruskal-Wallis conforme o número de variáveis. Também foi utilizado o modelo de regressão linear multivariado para análise multivariável das variáveis dependente valor do CAMCOG e independentes-Diagnóstico de DA, Sexo, Idade e Escolaridade. RESULTADOS: Encontrou-se que a maioria dos sujeitos possuíam DA (58,8%), eram sexo feminino (65,8%, p<0,05%) e possuíam um nível de escolaridade entre 1 e 4 anos (54,8%, p<0,05). Quanto maior foi o nível de escolaridade maior será o valor observado no CAMCOG, além disso homens tem desempenho superior no teste (p<0,05). Na avaliação das subescalas em todos os casos tem-se uma diferença estatisticamente significativa entre os pacientes no grupo controle e os pacientes com DA. Os valores obtidos nas subescalas do CAMCOG são maiores para os pacientes do grupo controle, e a diferença é significativa, levando a concluir que pacientes com DA realmente têm valores inferiores em todos as subescalas. A análise multivariada mostrou que as variáveis Sexo, Idade, Diagnóstico e Escolaridade influenciam de modo independente o valor do CAMCOG. CONCLUSÕES: O valor do CAMCOG é influenciado de maneira independente pelo sexo (homens têm valores maiores), pela idade (maior idade leva a um pior desempenho), pelo diagnóstico (o diagnóstico DA garante um pior desempenho) e pela escolaridade (maior grau de escolaridade gera a um maior resultado). Não foi possível obter os pontos de corte para o diagnóstico DA para os diferentes graus de escolaridade.
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