Saúde mental de escolares adolescentes após a pandemia por COVID-19 em um ambiente com histórico de violência

Autores

  • Hugo Nilo Alecrim Pinheiro Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Cristóvão, SE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7669-9554

Palavras-chave:

Adolescente, Sintomas Depressivos, Ansiedade, Distanciamento Social, Pandemia por COVID-19, COVID-19

Resumo

A emergência global devido a COVID-19 confirmou que os mais afetados pelo vírus são os mais vulneráveis e marginalizados na sociedade. A pandemia não discriminou, mas teve um impacto desproporcionalmente negativo sobre a saúde mental de crianças e adolescentes mais desfavorecidas social e economicamente. Dessa maneira, nesse estudo, objetiva-se avaliar a saúde mental de escolares adolescentes após o período de distanciamento social devido a pandemia por COVID-19, em uma comunidade com histórico de violência e suicídio entre escolares, e correlacionar tais achados com condições sociodemográficas, econômicas e experiências pessoais e familiares ao contexto do distanciamento social. Para isso foram aplicados os questionários: “Children Depression Inventory” – CDI, Beck’s Depression Inventory” – IDB e “Multidimensional Anxiety Scale for Children” – MASC, além de um questionário sociodemográfico do participante da pesquisa e outro do cuidador principal. A coleta de dados foi realizada entre setembro e dezembro de 2022, com escolares adolescentes com idades entre 15 e 19 anos. Durante toda a pesquisa foram realizadas palestras na escola participante, com abordagem de temas relevantes à prevenção em saúde mental. A análise dos resultados aconteceu categorizada pela presença ou não de sintomas depressivos e/ou ansiosos, de acordo com o ponto de corte de cada instrumento (CDI, maior ou igual a 18, IDB, maior ou igual a 10 e MASC, maior ou igual a 56). Pouco menos da metade dos escolares apresentaram sintomas depressivos e ansiosos, corroborando com estudos anteriores que apontam um incremento na prevalência de depressão e ansiedade entre adolescentes. Este estudo avaliou adolescentes em suas comunidades escolares, com suas vivências de desigualdades. Assim, o impacto da pandemia por COVID-19 foi exacerbado pela disparidade social e econômica.

Biografia do Autor

Hugo Nilo Alecrim Pinheiro, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Cristóvão, SE, Brasil

Referências

ALMEIDA, R.S., BRITO, A.R., ALVES, A.S.M., ABRANCHES, C.D., WANDERLEY, D., CRENZEL, G., LIMA, R.C, BARROS, V.F.R. Pandemia por COVID-19: guia prático para promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. Residência Pediátrica, v. 10, n. 2, p. 133-136, 2020.

BAFFSKY, Rachel et al. Strategies for Enhancing the Implementation of Universal Mental Health Prevention Programs in Schools: A Systematic Review. Prevention Science, v. 24, n. 2, p. 337-352, 2023.

BAPTISTA, C. A.; GOLFETO, J. H. Prevalência de depressão em escolares de 7 a 14 anos. Revista de Psiquiatria Clínica São Paulo, v. 27, n. 5, p. 253-255, 2000.

BARBIERI, V. et al. Quality of life and mental health in children and adolescents after the first year of the COVID-19 pandemic: a large population-based survey in South Tyrol, Italy. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 9, p. 5220, 2022.

BAUER, G.R. et al. Latent variable and clustering methods in intersectionality research: systematic review of methods applications. Social psychiatry and psychiatric epidemiology, p. 1-17, 2022.

BECK, A.T. et al An inventory for measuring depression. Arch Gen Psychiatry, v. 4, n 6, p. 561–571, 1961.

BERNARDES, P.S., BECHARA, L.S. Impacto da pandemia por COVID-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, 2021.

BOLTON, D.; BHUGRA, D.. Changes in society and young people’s mental health1. International Review of Psychiatry, v. 33, n. 1-2, p. 154-161, 2021.

BOR, W. et al. Are child and adolescent mental health problems increasing in the 21st century? A systematic review. Australian & New Zealand journal of psychiatry, v. 48, n. 7, p. 606-616, 2014.

BOWLEG, L. The problem with the phrase women and minorities: intersectionality—an important theoretical framework for public health. American journal of public health, v. 102, n. 7, p. 1267–1273, 2012.

Brasil foi o país que manteve escolas fechadas para alunos mais novos por mais tempo durante a pandemia em 2020, diz OCDE. O Globo, 16/09/2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/brasil-foi-pais-que-manteve-escolas-fechadas-para-alunos-mais-novos-por-mais-tempo-durante-pandemia-em-2020-diz-ocde-25198658 Acesso: 29/03/2022.

BRAZENDALE K, BETERRABA MW, TECELÃO RG. Entendendo as diferenças entre comportamentos obesogênicos de verão vs. escola de crianças: a hipótese dos dias estruturados. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017; 14:100.

BROOKS, S.K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The lancet, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020.

CAMPOS, F.V., ANTUNES, C.F., DAMIÃO, E.B., ROSSATO, L.M., NASCIMENTO, L.C. Instrumentos de avaliação da ansiedade da criança hospitalizada. Acta Paulista de Enfermagem, 2020.

CASTILLO, R.P.D., VELASCO, M.F.P. Salud mental infanto-juvenil y pandemia por Covid-19 en España: cuestiones y retos. Revista de psiquiatria infanto-juvenil, v. 37, n. 2, p. 30-44, 2020.

CDCP - Centers for Disease Control and Prevention. Trends in the prevalence of behaviors that contribute to violence on school property: National YRBS: 1991-2019. Reviewed August 20, 2020. Accessed August 12, 2021.

Charles, J., & Fazeli, M. (2017). Depression in children. Australian Family Physician, 46(12), 901–907.

CICCHETTI D, VALENTINO K. An ecological-transactional perspective on child maltreatment: Failure of the average expectable environment and its influence on child development. In: Developmental psychopathology: Risk, disorder, and adaptation. Nova Jersey: John Wiley & Sons Inc; 2015. p. 129-201.

Cidades e Estados. IBGE. Disponível em: https://ibge.gov.br/cidades-e-estados.html. Acesso: 29/03/2022.

CLAYBORNE, Z.M.; VARIN, M.; COLMAN, I. Systematic review and meta-analysis: adolescent depression and long-term psychosocial outcomes. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 58, n. 1, p. 72-79, 2019.

COLLISHAW, S. Annual research review: secular trends in child and adolescent mental health. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 56, n. 3, p. 370-393, 2015.

COPELAND, W.E. et al. Associations of childhood and adolescent depression with adult psychiatric and functional outcomes. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 60, n. 5, p. 604-611, 2021.

CRUVINEL, M. BORUCHOVITCH, E., SANTOS, A.A.A. Inventário de Depressão Infantil (CDI): análise dos parâmetros psicométricos. Fractal, Revista de Psicologia, v. 20, n. 2, 2008.

CUNHA, J.A. Manual da versão em português das escalas Beck. Tradução e adaptação brasileira, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

CURATOLO, E. Estudo da Sintomatologia depressiva em escolares de sete a doze anos de idade. Arquivos de neuropsiquiatria São Paulo, v. 59, n. 1, p. 215, 2001

DA MATA, I.R.S. et al. As implicações da pandemia da COVID-19 na saúde mental e no comportamento das crianças. Resid Pediatr, Rio de Janeiro, v. 0, n. 377, p. 1-14, 2020.

DA SILVA, W.C. et al. Explorando os impactos na saúde mental de crianças durante a pandemia por covid-19. International Journal of Development Research, v. 11, n. 04, p. 46248-46253, 2021.

DAVYDOV, D.M., STEWART, R., RITCHIE, K., & CHAUDIEU, I. (2010). Resiliência e saúde mental. Revista de Psicologia Clínica, 30, 479–495.

DEVRIES, K.M. et al. Violence against primary school children with disabilities in Uganda: a cross-sectional study. BMC public health, v. 14, p. 1-9, 2014.

DUARTE, C.S. E BORDIN, I.A.S. Instrumentos de avaliação. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, p. 55-58, 2000.

DUARTE, M.Q et al. COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 9, p. 3401-3411, 2020.

FERRARA, P. et al. Physical, psychological and social impact of school violence on children. Italian journal of pediatrics, v. 45, n. 1, p. 1-4, 2019.

FIOCRUZ. Crianças na pandemia COVID-19. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FROHLICH, K. L.; POTVIN, L. Transcending the known in public health practice: The inequality paradox: The population approach and vulnerable populations. American journal of public health, v. 98, n. 2, p. 216–221, 2008.

FSM, Fundação Saúde Mental. Combater as desigualdades sociais para reduzir os problemas de saúde mental. Uma Fundação de Saúde Mental, Relatório. (2020). Disponível online em: www.mentalhealth.org.uk. Acesso em 12 de maio de 2021.

G1, 2022 Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/09/26/jovem-armado-invade-escola-e-atira-contra-estudantes-no-oeste-da-bahia.ghtml. G1. Acesso em 30 de março de 2023

G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/04/05/brasil-tem-24-ataques-em-escolas-nas-ultimas-duas-decadas-relatorio-cobra-politicas-publicas.ghtml. Acesso em 28 de maio de 2023

G1, 2023. Disponível em:https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/05/oms-declara-o-fim-da-e/mergencia-global-de-covid.ghtml. G1. Acesso em: 06/08/2023

GALTUNG, J. Violence, peace, and peace research. Journal of peace research, v. 6, n. 3, p. 167–191, 1969.

GIARETTA, G. et al. Evaluation of the benefits and risks of the vegetarian diet: update on the topic versus common sense in times of post-truths. Prevenção e Promoção de Saúde, p. 61–71, 2019.

GOMES, L.P. et al. Inventário de Depressão Infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileiros. Contextos Clínicos, v.6, n.2, p. 95-105, 2013.

GOVERNO Da BAHIA, 2022. Disponível em: https://www.bahia.ba.gov.br/2022/02/area-de-imprensa/rede-estadual-retomara-aulas-presenciais-seguindo-protocolos-contra-a-covid-19/ Governo da Bahia. Acesso em: 29 de março de 2023

GRATTAN, R.E. et al. Risk and resilience factors for youth homelessness in western countries: A systematic review. Psychiatric Services, v. 73, n. 4, p. 425-438, 2022.

GRUEBNER, O. et al. Cities and mental health. Deutsches Ärzteblatt International, v. 114, n. 8, p. 121, 2017.

GUNDIM, V.A et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia por COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, 2021.

HALLAK, L. R. L., Estimativa da prevalência de sintomas depressivos em escolares da rede pública de Ribeirão Preto 2001. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2001.

HARRINGTON, R. Depressive disorder in childhood and adolescence. New York: John Wiley & Sons, 1993.

Hill R, N.A. Covid-19 Inequality: A Review of the Evidence on Likely Impact Policy Options, Working paper, Centro de Proteção contra Desastres. Londres (2020). Disponível online em: https://www.disasterprotection.org/publications-centre/covid-19-and-inequality-a-review-of-the-evidence-on-likely-impact-and-policy-options (acesso em 13 de janeiro de 2022).

HORTON, R. Offline: COVID-19 is not a pandemic. The lancet, v. 396, n. 10255, p. 874, 2020.

HUREMOVIĆ, D. Psychiatry of pandemics: a mental health response to infecti on outbreak. New York: Springer, 2019.

IDHM Municípios 2010. UNDP. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html. Acesso: 29/03/2022.

INSTITUTO De ESTATÍSTICA Da Unesco. Global Education digest 2011: comparando estatísticas educacionais em todo o mundo. 2011

KALIN, N.H. Impacts of structural racism, socioeconomic deprivation, and stigmatization on mental health. American Journal of Psychiatry, v. 178, n. 7, p. 575-578, 2021.

KELLAM, S. G. et al. The good behavior game and the future of prevention and treatment. Addiction science & clinical practice, v. 6, n. 1, p. 73–84, 2011.

KELLY, M.P. The axes of social differentiation and the evidence base on health equity. Journal of the Royal Society of Medicine, v. 103, n. 7, p. 266-272, 2010.

KESSLER, R.C. et al. Age of onset of mental disorders: a review of recent literature. Current opinion in psychiatry, v. 20, n. 4, p. 359, 2007.

KEYES, K.M. et al. Recent increases in depressive symptoms among US adolescents: trends from 1991 to 2018. Social psychiatry and psychiatric epidemiology, v. 54, p. 987-996, 2019.

Kluge H. Comunicação Pessoal, Atenas Julho (2021).

KOVACS, M. Children’s depression inventory manual. Toronto: MultiHealth Systems, 1992.

KRAEMER, M. U. G. et al. The effect of human mobility and control measures on the COVID-19 epidemic in China. Science (New York, N.Y.), v. 368, n. 6490, p. 493–497, 2020.

LADEIA, D. N. et al. Análise da saúde mental na população geral durante a pandemia por Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 46, p. e3925, 2020.

LI, W. H. C. et al. Play interventions to reduce anxiety and negative emotions in hospitalized children. BMC pediatrics, v. 16, n. 1, p. 36, 2016.

LIMA, R. C. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Revista de Saúde Coletiva, v. 30, 2020.

LOBO, L.A.C., RIETH, C.E. Saúde mental e Covid-19: uma revisão integrativa da literatura. Saúde debate, v. 45, n. 130, p. 885-901, 2021.

LODOLO D'ORIA V. Ricerca 2014–2019 sui presunti maltrattamenti a scuola. Estúdio Maltra. 2019.

LORET DE MOLA, Christian et al. Increased depression and anxiety during the COVID-19 pandemic in Brazilian mothers: a longitudinal study. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 43, p. 337-338, 2021.

Lucas LS, Alvin A, Porto DM, da Silva AG, Pinheiro MIC. Impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: orientações do departamento de psiquiatria da infância e adolescência da Associação Brasileira de Psiquiatria. Debates em Psiquiatria. 2020;10(2):74-7. https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-8

MADIGAN, Sheri et al. Changes in Depression and Anxiety Among Children and Adoles-cents From Before to During the COVID-19 Pandemic: A Systematic Review and Meta-anal-ysis. JAMA pediatrics, 2023.

MALBOEUF-HURTUBISE, C. et al. Philosophy for children and mindfulness during COVID-19: Results from a randomized cluster trial and impact on mental health in elementary school students. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry, v. 107, p. 110260, 2021.

MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Saúde mental na pandemia por Covid-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em Psiquiatria, v. 10, n. 2, p. 46–68, 2020. https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-6

MANUELL, M.E.; CUKOR, Jeffrey. Mother Nature versus human nature: public compliance with evacuation and quarantine. Disasters, v. 35, n. 2, p. 417-442, 2011.

MARCH, J.S. et al. The Multidimensional Anxiety Scale for Children (MASC): factor structure, reliability, and validity. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 36, n. 4, p. 554-565, 1997.

MARCH, J.S., SULLIVAN, K., PARKER, J. Test-retest reliability of the Multidimensional Anxiety Scale for Children. J Anxiety Disord, v. 13, n. 4, p. 349–358, 1999.

MARMOTA M. A lacuna de saúde. O desafio de um mundo desigual. Londres: Bloomsbury Publishing, Plc; (2015).

MATA, A.A et al. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, p. 245-251, 2021.

MATTHEWS, G., & MULLIN, A. (2015). A filosofia da infância. In E.N. Zalta (ed.), A enciclopédia de filosofia de Stanford (Edição da primavera de 2015).

MEMORIAL CEAG, 2022. Disponível em: https://memorialceag.wordpress.com/2016/09/22/historico-do-ceag/ Acesso em 27 de maio de 2023

MEZZINA, R. et al. Social vulnerability and Mental Health inequalities in the “syndemic”: Call for action. Frontiers in Psychiatry, v. 13, 2022.

MILOT, T. et al. The role of trauma symptoms in the development of behavioral problems in maltreated preschoolers. Child Abuse & Neglect, v. 34, n. 4, p. 225-234, 2010.

MORAN, K. et al. A study of Attachment Disorders in young offenders attending specialist services. Child Abuse & Neglect, v. 65, p. 77-87, 2017.

MULRANEY, M. et al. A systematic review of the persistence of childhood mental health problems into adulthood. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, v. 129, p. 182-205, 2021.

NEUMANN, A.L. et al. Impacto da Pandemia por Covid-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Pandemias: impactos na sociedade. Belo Horizonte (MG): Synapse, p. 56-66, 2020.

NORMAN RE, BYAMBAA M, De R, BUTCHART A, SCOTT J, VOS T. The long-term health consequences of child physical abuse, emotional abuse, and neglect: a systematic review and meta-analysis. PLoS Medicine 2012; 9(11):e1001349.

NUNES, M.M. Validade e confiabilidade da escala multidimensional de ansiedade para crianças. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, 2004.

OLDEHINKEL, Albertine J. Improving children's mental health. What does that mean, actually?. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 60, n. 8, p. 825-827, 2019.

OLIVEIRA, CAHS. O significado do trabalho interdisciplinar na escola. In: DAVID, CM., et al., orgs. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Desafios contemporâneos collection, pp. 237-249. ISBN 978-85-7983-622-0. Disponível em SciELO Books http://books.scielo.org

OMS, Organização Mundial da Saúde . Pare a exclusão - Ouse cuidar. Dia Mundial da Saúde 2001. Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias. Genebra: OMS; (2001)

OMS, Organização Mundial da Saúde. Iniquidades em Saúde e Desigualdades em Saúde: Módulo de Formação 2 Parte 2. (2020). Disponível online em: https://www.who.int/publications/m/item/health-in-all-policies-(hiap)-training-slides-companion-material-to-support-hiap-training-activities (acessado em 3 de julho de 2020).

ORBEN, A. Teenagers, screens and social media: a narrative review of reviews and key studies. Social psychiatry and psychiatric epidemiology, v. 55, n. 4, p. 407-414, 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS (2018). Saúde mental: Fortalecendo nossa resposta. Ficha informativa da OMS. Genebra: Organização Mundial da Saúde.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE - OMS (2009). Child and adolescent health and development. Genebra: OMS. http://www.who.int/child-adolescent-health/

ORNELL, Felipe et al. Differential impact on suicide mortality during the COVID-19 pan-demic in Brazil. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 44, p. 628-634, 2022.

Países que fecharam escolas por menos dias tiveram pouco ou nenhum déficit de aprendizagem. Terra, 11/06/2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/paises-que-fecharam-escolas-por-menos-dias-tiveram-pouco-ou-nenhum-deficit-de-aprendizagem,cc525a360577cf44fc6a5014b8d3dc98mqiu5hkd.html#:~:text=%C3%89%20o %20caso%20da%20Fran%C3%A7a,na%20aprendizagem%20durante%20a%20pandemia. Acesso: 29/03/2022.

PATEL, J.A. et al. Poverty, inequality and COVID-19: the forgotten vulnerable. Public health, v. 183, p. 110, 2020.

PAUL, K.I.; MOSER, K. Unemployment impairs mental health: Meta-analyses. Journal of Vocational behavior, v. 74, n. 3, p. 264-282, 2009.

PAVANI, F.M. et al. Covid-19 e as repercussões na saúde mental: estudo de revisão narrativa de literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.

PEDRINI, L. et al. Adolescents’ mental health and maladaptive behaviors before the Covid-19 pandemic and 1-year after: Analysis of trajectories over time and associated factors. Child and adolescent psychiatry and mental health, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2022.

PEEN, J. et al. The current status of urban‐rural differences in psychiatric disorders. Acta psychiatrica scandinavica, v. 121, n. 2, p. 84-93, 2010.

PEREIRA, M.D.et al.. The COVID-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: an integrative review. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-35, 2020.

PERRIN, E.C.; LESLIE, L.K.; BOAT, T. Parenting as primary prevention. JAMA pediatrics, v. 170, n. 7, p. 637-638, 2016.

PESTANA, M.H.; GAGEIRO, J.N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. Lisboa: Silabo. 2008.

PETRY, Nancy M.; O'BRIEN, Charles P. Internet gaming disorder and the DSM‐5. 2013.

PITCHFORTH, J. et al. Mental health and well-being trends among children and young people in the UK, 1995–2014: analysis of repeated cross-sectional national health surveys. Psychological medicine, v. 49, n. 8, p. 1275-1285, 2019.

POLANCZYK, G. V. et al. Annual research review: A meta‐analysis of the worldwide prevalence of mental disorders in children and adolescents. Journal of child psychology and psychiatry, v. 56, n. 3, p. 345-365, 2015.

POTASZ, C. et al. Effect of play activities on hospitalized children's stress: a randomized clinical trial. Scandinavian journal of occupational therapy, v. 20, n. 1, p. 71-79, 2013.

RACCANELLO, D. et al. Eighteen months of COVID-19 pandemic through the lenses of self or others: a meta-analysis on children and adolescents’ mental health. In: Child & Youth Care Forum. New York: Springer US, 2023. p. 737-760.

REYNOLDS, W. M.; JOHNSTON, H. F. The nature and study of depression in children and adolescents. Handbook of depression in children and adolescentes, p. 3-18, 1994.

RIEHM, K.E. et al. Adolescents’ concerns about school violence or shootings and association with depressive, anxiety, and panic symptoms. JAMA network open, v. 4, n. 11, p. e2132131-e2132131, 2021.

RODRIGUES, J.V.; LINS, A.C Araújo. Possíveis impactos causados pela pandemia da COVID-19 na saúde mental de crianças e o papel dos pais neste cenário. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e793986533-e793986533, 2020.

SALVADOR, Maria do Céu et al. The Multidimensional Anxiety Scale for Children (MASC): psychometric properties and confirmatory factor analysis in a sample of Portuguese adolescents. REVISTA IBEROAMERICANA DE DIAGNOSTICO Y EVALUACION-E AVALIACAO PSICOLOGICA, v. 3, n. 45, p. 33-46, 2017.

SANTOS, M. et al. Saúde mental de crianças e seus cuidadores diante da pandemia da COVID-19: Um relato de experiência a partir de vivências de uma equipe de residência multiprofissional em um CER II. Health Residencies Journal-HRJ, v. 1, n. 5, p. 107-119, 2020.

SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (campinas), v. 37, 2020.

SCHNIERING, C. A., HUDSON, J. L., & RAPEE, R. M. (2000). Issues in the diagnosis and assessement of anxiety disorders in children and adolescents. Clinical Psychology Review, 20, 453-778.

SCHWARTZ, J., KING, C.C., YEN, M.Y. Protecti ng health care workers during the COVID-19 coronavirus outbreak -lessons from Taiwan’s SARS response. Clin Infect Dis, p. 255, 2020.

SHEPELL M. Pleins feux sur l'incidence de la pandémie de COVID-19 sur la santé mentale. 2020. Indice de santé mentale, Canadá, Avril 2020.

SHIM, R.S. Dismantling structural racism in psychiatry: a path to mental health equity. American Journal of Psychiatry, v. 178, n. 7, p. 592-598, 2021.

SHULTZ, J.M. et al. Multiple vantage points on the mental health effects of mass shootings. Current psychiatry reports, v. 16, p. 1-17, 2014.

SILVA, S.M., ROSA, A.R. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, v. 18, n. 2, 2021.

SILVA, W.V., FIGUEIREDO, V.L.M. Ansiedade infantil e instrumentos de avaliação: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 27, n. 4, p. 329-335, 2005.

SIMÕES, M. R. A depressão em criança e adolescentes: elementos para a sua avaliação e diagnóstico. Psychologica, Coimbra, n. 31, p. 27-64, 1999

Singh A., Daniel L., Baker E., Bentley R. Desvantagem habitacional e saúde mental precária: uma revisão sistemática. Sou J Prev Med. (2019) 57:262–72. 10.1016/j.amepre.2019.03.018

SOARES, B.K.P., SILVA, R.M., FELINTO, R.S., SOARES, A.A., LIRA, J.M., ARAUJO, F.D., SILVA, L.M.B., NUNES, A.C.F., OLIVEIRA, M.G.C., CLEMENTE, H.A., SILVA, J.A., SILVA, A.G.C.L. Saúde mental da criança em tempos de pandemia da COVID-19: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, 2021.

SPRANG, G.; SILMAN, M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster medicine and public health preparedness, v. 7, n. 1, p. 105-110, 2013.

Stewart F. Abordagens da Desigualdade e da Desigualdade: Conceitos, Medidas e Políticas. Documento de Discussão do Escritório de Pesquisa No. 2013-01, Escritório de Pesquisa do UNICEF, Florença; (2013).

TERRIBELE, F.B.P.; MUNHOZ, Tiago Neuenfeld. Violência contra escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE, 2015). Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 241-254, 2021.

THE LANCET: COVID-19: protecting health-care workers. Lancet, 2020.

THEBERATH, M. et al. Effects of COVID-19 pandemic on mental health of children and adolescents: A systematic review of survey studies. SAGE open medicine, v. 10, p. 20503121221086712, 2022.

TWENGE, J.M. et al. Age, period, and cohort trends in mood disorder indicators and suicide-related outcomes in a nationally representative dataset, 2005–2017. Journal of abnormal psychology, v. 128, n. 3, p. 185, 2019.

VIANNA, R.R. Avaliação dos níveis de ansiedade de uma amostra de escolares no Rio de Janeiro através da Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC-VB). Psicol Clin, v. 21, n. 2, p. 493– 504, 2009.

WANG G, ZHANG J, LAM SP. Tendências seculares de dez anos nos padrões de sono/vigília em crianças em idade escolar de Xangai e Hong Kong: um conto de duas cidades. J Clin Sono Med. 2019; 15:1495–1502.

WANG, C., PAN, R., WAN, X., TAN, Y., XU, L., HO, C. S., & HO, R. C. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 5, p. 1729, 2020.

WANG, G. et al. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The lancet, v. 395, n. 10228, p. 945-947, 2020.

WANG, S. et al. Depression and anxiety among children and adolescents pre and post COVID-19: A comparative meta-analysis. Frontiers in psychiatry, v. 13, p. 917552, 2022.

WERLING, A. M. et al. Impact of the COVID-19 pandemic on mental health and family situation of clinically referred children and adolescents in Switzerland: Results of a survey among mental health care professionals after 1 year of COVID-19. Journal of Neural Transmission, v. 129, n. 5-6, p. 675-688, 2022.

WHO, WORLD HEALTH ORGANIZATION: COVID-19, situation reports, WHO, 2020.

WHO, WORLD HEALTH ORGANIZATION: Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Who, 2020.

WU, P., FANG, Y., GUAN, Z., FAN, B., KONG, J., YAO, Z., LIU, X., FULLER, C.J., SUSSER, E., LU, J., HOVEN, C.W. The psychological impact of the SARS epidemic on hospital employees in China: exposure, risk percepti on, and altruisti c acceptance of risk. Can J Psychiatry, v. 54, p. 302-311, 2009.

YU, S. Uncovering the hidden impacts of inequality on mental health: a global study. Translational psychiatry, v. 8, n. 1, p. 98, 2018.

ZUBIN, J.; SPRING, B.. Vulnerability: A new view of schizophrenia. Journal of abnormal psychology, v. 86, n. 2, p. 103, 1977.

Downloads

Publicado

30-11-2024

Como Citar

1.
Pinheiro HNA. Saúde mental de escolares adolescentes após a pandemia por COVID-19 em um ambiente com histórico de violência. PABP [Internet]. 30º de novembro de 2024 [citado 5º de fevereiro de 2025];:1-104. Disponível em: https://revistardp.org.br/abp/article/view/1390

Edição

Seção

Dissertações e Teses

Categorias

Plaudit