Depressão mista: como tratar?

Autores

  • Diego Freitas Tavares Médico Psiquiatra associado titular da ABP. Doutorado em Medicina pelo IPq-HCFMUSP. Coordenador do Ambulatório Integrado de Bipolares (AIBIP) do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA-IPq-HCFMUSP). Coordenador do Programa de Transtorno Afetivo Bipolar da Faculdade de Medicina do ABC (PROTAB- FMABC). Pesquisador do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Estimulação Magnética Transcraniana (SIN-EMT-IPq-HCFMUSP)
  • Doris Hupfeld Moreno Associada titular ABP, Mestre e Doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médica Assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC) da USP, Médica Pesquisadora e Supervisora de Residentes e Aprimorandos do Programa Transtornos Afetivos (PROGRUDA) do IPq-HC-FMUSP. Membro da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) e da Internacional Society of Bipolar Disorders (ISBD). Foi membro fundador da ABRATA (Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Transtornos Afetivos)

DOI:

https://doi.org/10.25118/issn.2965-1832.2022.504

Palavras-chave:

depressão, melancolia

Resumo

A depressão é um transtorno de humor caracterizado por sintomas como tristeza prolongada, desânimo, cansaço, pouco interesse por atividades que antes eram prazerosas, e alteração do sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das doenças mais incapacitantes de todo o mundo.

A pesquisa Vigitel Brasil 2021, publicada pelo Ministério da Saúde neste ano, revela que 11,3% dos brasileiros relatam o diagnóstico médico de depressão. Existem vários tipos da doença, dentre eles, a depressão mista, que causa alguns episódios de mania e hipomania.

No ABP TV de hoje, vamos abordar o tema "depressão mista: como tratar?", que põe foco neste grande desafio clínico.

Biografia do Autor

Diego Freitas Tavares, Médico Psiquiatra associado titular da ABP. Doutorado em Medicina pelo IPq-HCFMUSP. Coordenador do Ambulatório Integrado de Bipolares (AIBIP) do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA-IPq-HCFMUSP). Coordenador do Programa de Transtorno Afetivo Bipolar da Faculdade de Medicina do ABC (PROTAB- FMABC). Pesquisador do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Estimulação Magnética Transcraniana (SIN-EMT-IPq-HCFMUSP)

Doris Hupfeld Moreno, Associada titular ABP, Mestre e Doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médica Assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC) da USP, Médica Pesquisadora e Supervisora de Residentes e Aprimorandos do Programa Transtornos Afetivos (PROGRUDA) do IPq-HC-FMUSP. Membro da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) e da Internacional Society of Bipolar Disorders (ISBD). Foi membro fundador da ABRATA (Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Transtornos Afetivos)

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

1.
Tavares DF, Moreno DH. Depressão mista: como tratar?. PABP [Internet]. 20º de dezembro de 2022 [citado 5º de fevereiro de 2025];9. Disponível em: https://revistardp.org.br/abp/article/view/504

Edição

Seção

ABP TV: programas completos

Categorias

Plaudit