Influência dos estilos parentais e das características psiquiátricas das mães na participação em tarefas domésticas de crianças com TDAH

Autores

  • Camila Guimarães Mendes Doutoranda, Programa em Saúde da Criança e do Adolescente, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG. https://orcid.org/0000-0001-8176-814X
  • Daniele Souza Costa Doutora em Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, UFMG, Belo Horizonte, MG.
  • Antônio Alvim Soares Psiquiatra. Doutor em Medicina Molecular, UFMG, Belo Horizonte, MG.
  • Adriana de França Drummond Departamento de Terapia Ocupacional, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UFMG, Belo Horizonte, MG.
  • Jonas Jardim de Paula Doutor em Medicina Molecular, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Belo Horizonte, MG.
  • Marisa Cotta Mancini Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UFMG, Belo Horizonte, MG.
  • Débora Marques Miranda Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina, UFMG, Belo Horizonte, MG.

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2019.v9.59

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, parentalidade, saúde da família, relações mãe-filho

Resumo

A participação nas tarefas domésticas é importante para o aprendizado de habilidades que preparam crianças com e sem deficiência para uma vida independente. As características dos pais podem influenciar a funcionalidade das crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na vida diária. Investigamos se os estilos parentais e os sintomas maternos de TDAH ou depressão podem predizer mudanças no desempenho em tarefas domésticas de crianças com TDAH e na assistência prestada pelos cuidadores. Cinquenta e uma crianças com TDAH, de 6 a 14 anos de idade, foram avaliadas em dois momentos (no início do estudo e após pelo menos oito meses de tratamento farmacológico contínuo), usando o Children Helping Out: Responsibilities, Expectations, and Supports (CHORES). Os fatores preditivos incluíram medidas de estilos parentais e sintomas de TDAH e depressão nas mães. Os resultados mostraram melhora no desempenho das crianças nas tarefas domésticas e na quantidade de assistência prestada pelos cuidadores. Os sintomas maternos do TDAH foram preditivos da assistência às crianças em tarefas de cuidado familiar. Para crianças com TDAH, os sintomas maternos de TDAH têm um impacto nos desfechos funcionais, o que reforça a importância de avaliar os aspectos familiares para melhorar o sucesso da intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Associati on. Diagnosti c and Stati sti cal Manual of Mental Disorders, Fift h Editi on (DSM-5). Arlington: American Psychiatric Publishing; 2013.

Garner AA, OʼConnor BC, Narad ME, Tamm L, Simon JEpstein JN. The relati onship between ADHD symptom dimensions, clinical correlates, and functi onal impairments. J Dev Behav Pediatr. 2013;34:469-77. DOI: https://doi.org/10.1097/DBP.0b013e3182a39890

Possa Mde A, Spanemberg L, Guardiola A. [Att enti on-defi cit hyperacti vity disorder comorbidity in a school sample of children]. Arq Neuropsiquiatr. 2005;63:479-83. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2005000300021

Mendes CG, Drummond AF, Miranda DM, Costa DS, Mancini MC. Household task demands for quiet and focused behavior facilitate performance by ADHD youth. Arq Neuropsiquiatr. 2016;74:524-9. DOI: https://doi.org/10.1590/0004-282X20160081

Connor DF, Steeber J, McBurnett K. A review of att enti on-defi cit/hyperacti vity disorder complicated by symptoms of oppositi onal defi ant disorder or conduct disorder. J Dev Behav Pediatr. 2010;31:427-40. DOI: https://doi.org/10.1097/DBP.0b013e3181e121bd

Loeber R, Burke JD, Pardini DA. Development and eti ology of disrupti ve and delinquent behavior. Annu Rev Clin Psychol. 2009;5:291-310. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.clinpsy.032408.153631

Agnew-Blais JC, Polanczyk GV, Danese A, Wertz J, Moffi tt TE, Arseneault L. Evaluati on of the persistence, remission, and emergence of att enti on-defi cit/hyperacti vity disorder in young adulthood. JAMA Psychiatry. 2016;73:713-20. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2016.0465

Baumrind D. Child care practi ces anteceding three patt erns of pre-school behaviour. Genet Psychol Monogr. 1967;75:43-88.

Storebø OJ, Ramstad E, Krogh HB, Nilausen TD, Skoog M, Holmskov M, et al. Methylphenidatefor children and adolescents with att enti on defi cit hyperacti vity disorder (ADHD). Cochrane Database Syst Rev. 2015;(11):CD009885. DOI: https://doi.org/10.1002/14651858.CD009885.pub2

Goodnow JJ. From household practi ces to parents’ ideas about work and interpersonal relati onships. In: Harkness S, Super CM, editors. Parents’ cultural belief systems: their origins, expressions, and consequences. New York: The Guildford; 1996. p. 313-44.

Dunn L. Validati on of the CHORES: a measure of school-aged children’s parti cipati on in household tasks. Scand J Occup Ther. 2004;11:179-90. DOI: https://doi.org/10.1080/11038120410003673

Dunn, L, Coster, WJ, Cohn ES, Orsmond GI. Factors associated with parti cipati on of children with and without ADHD in household tasks. Phys Occup Ther Pediatr. 2009;29:274-94. DOI: https://doi.org/10.1080/01942630903008327

Kaufman J, Birmaher B, Brent D, Rao U, Flynn C, Moreci P, et al. Schedule for aff ecti ve disorders and schizophrenia for school-age children present and lifeti me version (K-SADS-PL): initi al reliability and validity data. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 1997;36:980-8. DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-199707000-00021

Angelini AL, Alves ICB, Custodio EM, Duarte WF, Duarte JLM. Matrizes progressivas coloridas de Raven: escala especial. Manual. Sao Paulo: CETEPP; 1999.

Amaral M, Paula RL, Drummond A, Dunn L, Mancini MC. Translati on of the children helping out–responsibiliti es expectati ons and supports (CHORES) questi onnaire into Brazilian-Portuguese: semanti c, idiomati c, conceptual and experienti al equivalences and applicati on in normal children and adolescents and in children with cerebral palsy. Rev Bras Fisioter. 2012;16:515-22. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552012000600011

Oliveira, TD, Costa DS, Albuquerque MR, Malloy-Diniz LF, Miranda, DM, de Paula JJ. Cross-cultural adaptati on, validity, and reliability of the Parenti ng Styles and Dimensions Questi onnaire – Short Version (PSDQ) for use in Brazil. Braz J Psychiatry. 2018;40:410-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2017-2314

Matt os P, Segenreich D, Saboya E, Louzã M, Dias G, Romano M. Adaptação transcultural para o português da escala Adult Self-Report Scale para avaliação do transtorno de défi cit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. Rev Psiquiatr Clin. 2006;33:188-94. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832006000400004

Gomes-Oliveira MH, Gorenstein C, Lotufo NF, Andrade LH, Wang YP. Validation of the Brazilian Portuguese version of the Beck Depression Inventory-II in a community sample. Braz J Psychiatry. 2012;34:389-94. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbp.2012.03.005

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério de Classificação Econômica Brasil. Dados com base no levantamento sócio econômico - 2005 - IBOPE. 2012. http://www.abep.org/Servicos/Download.aspx?id=07

Mattos P, Serra-Pinheiro MA, Rohde L, Pinto D. A Brazilian version of the MTA-SNAP-IV for evaluation of symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder and oppositionaldefiant disorder. Rev Psiquiatr Rio Gd Sul. 2006;28:290-7. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-81082006000300008

Jacobson NS, Truax P. Clinical significance: a statistical approach to defining meaningful change in psychotherapy research. J Consult Clin Psychol. 1991;59:12-9. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-006X.59.1.12

Wood JJ, McLeod BD, Sigman M, Hwang WC, Chu BC. Parenting and childhood anxiety: theory, empirical findings, and future directions. J Child Psychol Psychiatry. 2003;44:134-51. DOI: https://doi.org/10.1111/1469-7610.00106

Epstein JN, Conners CK, Erhardt D, Arnold LE, Hechtman L, Hinshaw SP, et al. Familial aggregation of ADHD characteristics. J Abnorm Child Psychol. 2000;28:585-94. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1005187216138

Johnston C, Mash EJ, Miller N, Ninowski JE. Parenting in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). Clin Psychol Rev. 2012;32:215-28. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cpr.2012.01.007

Chronis-Tuscano A, Raggi VL, Clarke TL, Rooney ME, Diaz Y, Pian J. Associations between maternal attention-deficit/hyperactivity disorder symptoms and parenting. J Abnorm Child Psychol. 2008;36:1237-50. DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-008-9246-4

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

1.
Mendes CG, Costa DS, Soares AA, Drummond A de F, Paula JJ de, Mancini MC, et al. Influência dos estilos parentais e das características psiquiátricas das mães na participação em tarefas domésticas de crianças com TDAH. Debates em Psiquiatria [Internet]. 28º de junho de 2019 [citado 13º de fevereiro de 2025];9(2):26-3. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/59

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Plaudit

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)