Integridade e Prevenção de Plágio
Integridade e Prevenção de Plágio
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio, Debates em Psiquiatria adotou, a partir de julho de 2023, o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando o iThenticate Similarity Check da Crossref
A prevenção da negligência é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito pela Debates em Psiquiatria. Os autores que enviam artigos declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado e nem está em processo de revisão/avaliação simultânea por nenhum outro periódico científico.
Cada submissão é varrida automaticamente pelo software Similarity. Aceitamos, no máximo, até 30% de similaridade, após análise visual de cada item apontado pelo relatório. Em caso de submissão de um preprint, ou publicação anterior feita em rede social acadêmica de autor, é aceito qualquer índice de similaridade. Em não sendo, uma nova análise é feita aplicando-se os filtros de excluir bibliografia e citações equivalentes com até 10 palavras similares. Um novo índice é apontado pelo Similarity e uma nova análise é feita, antes que o artigo siga para o fluxo editorial da avaliação, a começar pelo editor chefe. Em caso de 30% ou mais de similaridade, os autores são notificados e reformulam a submissão, se forem solicitados, mediante análise feita pelo desk review. Após a correção de Similaridade pelo autor, se for o caso, o artigo segue para o fluxo editorial. Caso o autor não devolva em até 30 dias a sua submissão reformulada, ela é rejeitada.