Taxonomia CRediT
No ato da submissão é solicitado do autor depositante o preenchimento de um documento que contém dados da submissão e de todos os seus autores. Este documento inclui a informação sobre a contribuição efetiva de cada um dos autores naquela submissão, de acordo com a Taxonomia CRediT.
A Taxonomia CRediT estipula 14 formas de colaboração, as quais deverão ser atribuídas aos autores, de acordo com a sua participação na elaboração do texto submetido:
1. Conceitualização: Formulação ou evolução de ideias, objetivos e metas de pesquisa abrangentes.
2. Curadoria de dados: Gerenciamento de atividades para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo códigos de programa, quando isso é necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.
3. Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
4. Aquisição de financiamento: Aquisição de suporte financeiro para o projeto levando a essa publicação.
5. Investigação: Condução do processo de investigação e pesquisa, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências.
6. Metodologia: Desenvolvimento ou design de metodologia; criação de modelos.
7. Administração do projeto: Responsabilidade pelo gerenciamento e coordenação para o planejamento e execução da atividade de pesquisa.
8. Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, paciente, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos computacionais ou outras ferramentas de análise.
9. Software: Programação, desenvolvimento de software, design de programas de computador; implementação de códigos de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
10. Supervisão: Responsabilidade de liderança e supervisão para a execução e planejamento da atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe central.
11. Validação: Verificação, como parte da atividade ou separadamente, de reprodutibilidade/replicação geral de resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
12. Visualização: Preparação, criação e/ou apresentação de trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.
13. Escrita – rascunho original: Preparação, criação e/ou apresentação de trabalho publicado, especificamente o rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
14. Escrita – revisão & edição: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo original de pesquisa, especificamente análise crítica, comentário ou revisão – incluindo estágios pré ou pós-publicação.