Afastamento do trabalho por depressão em docentes da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2019.v9.62Palavras-chave:
Depressão, absenteísmo, docentesResumo
A depressão é um transtorno de humor de prevalência crescente, capaz de reduzir a produtividade profissional do indivíduo em 10% e considerada uma das doenças mais incapacitantes. No Brasil, atinge 11,5 milhões de pessoas e é uma das maiores causas de afastamento do trabalho. Uma das profissões vulneráveis é o magistério, que lida com baixa remuneração, falta de recursos materiais e estrutura, alta carga horária, excesso de cobrança, entre outras questões. O objetivo do estudo foi analisar o perfil dos docentes da rede pública que se afastaram por depressão, entre 2009 e 2017, bem como avaliar as características do afastamento e o índice de reincidência. A coleta foi realizada através do banco de dados informatizado da perícia médica da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe e incluiu 239 docentes. Esses profissionais eram predominantemente do sexo feminino, com ensino superior completo, casados e de meia-idade. A depressão foi a principal causa de afastamento do trabalho, quando comparada aos demais transtornos mentais. A carga horária cumprida foi de 200 horas mensais, com tempo médio de serviço de 18,5 anos e média de 194,5 dias de afastamento, sendo o código F32 da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, 10ª edição (CID-10), o mais prevalente. Mais da metade dos profissionais apresentou reincidência, perfazendo média de 4,04 recidivas por docente. Trata-se de uma pesquisa singular, a respeito de uma realidade pouco estudada no cenário nacional e nunca estudada em Sergipe, que impõe a necessidade de investigação imediata, de forma a facilitar o planejamento e a implementação de melhorias.
Downloads
Métricas
Referências
Cybulski CA, Mansani FP. Análise da depressão, dos fatores de risco para sintomas depressivos e do uso de antidepressivos entre acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Rev Bras Educ Med. 2017;41:92-101. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160034
Menezes IC, Juruena MF. Diagnóstico de depressões unipolares e bipolares e seus especificadores. Medicina Ribeirão Preto Online [revista na Internet] 2017 Fev 4 [citado 2018 dez 10]. www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/127540/124634
Scandolara TB, Wietzikoski EC, Gerbasi ARV, Sato SW. Avaliação dos níveis de estresse e depressão em professores da rede pública do município de Francisco Beltrão - PR. Arq Cienc Saude UNIPAR. 2015;19:31-8. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5262
Brasil, Ministério da Previdência Social. Previdência social: acompanhamento mensal dos benefícios auxílios-doença previdenciários, concedidos segundo os códigos da CID-10 [Internet]. [citado 2018 ago 16]. http://www.previdencia.gov.br/dadosbertos/estatsticas/tabelas-cid-10/
Batista JBV, Carlotto MS, Moreira AM. Depressão como causa de afastamento do trabalho: um estudo com professores do ensino fundamental. Psico. 2013;44:257-62.
Segat E, Diefenthaeler HS. Uso de medicamentos antidepressivos por professores de escolas de diferentes redes de ensino em um município do norte do Rio Grande do Sul. Perspectiva. 2013;37:45-54.
World Health Organization (WHO). Depression and other common mental disorders: global health estimates [Internet]. Geneve: WHO; 2017. [cited 2018 Nov 21]. http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?ua=1
Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5). Porto Alegre: Artmed; 2014.
Pereira MC, Pereira F, Sanchez I. A influência do quadro depressivo na interação social do indivíduo com diagnóstico de depressão–um estudo de caso no SPA/Sulacap/RJ. Rev Dissertar. 2018;1:35-43. DOI: https://doi.org/10.24119/16760867ed1144
World Health Organization (WHO). International classification of diseases (ICD-10) [Internet]. Geneva: WHO; 2008. [cited 2018 Nov 21]. https://www.who.int/classifications/icd/icdonlineversions/en/
World Health Organization (WHO). International classification of diseases (ICD) [Internet]. 2018. [cited 2018 Sep 10]. www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5702:oms-divulganova-classifi cacao-internacional-de-doencas-cid-11&Itemid=875
Bastos ML, Junior GB, Domingos ETC, Araújo RMO, Santos AL. Afastamentos do trabalho por transtornos mentais: um estudo de caso com servidores públicos em uma insti tuição de ensino no Ceará, Brasil. Rev Bras Med Trabalho. 2018;16:53-9. DOI: https://doi.org/10.5327/Z1679443520180167
Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Com depressão no topo da lista de causas de problemas de saúde, OMS lança a campanha “Vamos conversar” [Internet]. 2017. [citado 2018 set 15]. www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=arti cle&id=5385:com-depressaono-topo-da-lista-de-causas-de-problemasde-saude-oms-lanca-a-campanha-vamosconversar&Itemid=839
Miranda MB. Saúde emocional de professores das escolas estaduais de Juiz de Fora–MG: Depressão e burnout [dissertati on]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora; 2017.
Moreira ASG, Santi no TA, Tomaz AF. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental de urna escola da rede pública. Cienc Trab. 2017;19:20-5. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-24492017000100020
Silveira RCP, Ribeiro IKS, Teixeira LN, Teixeira GS, Melo JMA, Dia SF. Bem-estar e saúde de docentes em insti tuição pública de ensino. Rev Enferm UFPE Online. 2017;11:1481-8.
Agai-Demjaha T, Bislimovska JK, Mijakoski D. Level of work related stress among teachers in elementary schools. Open Access Maced J Med Sci. 2015;3:484-8. DOI: https://doi.org/10.3889/oamjms.2015.076
Nascimento IP, Rodrigues SEC. Representações sociais sobre a permanência na docência: o que dizem docentes do ensino fundamental? Educ Pesqui. 2018;44:166148. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711166148
Brasil CCP, Bati sta MH, da Silva Melo AK, Ibiapia FLP, Brilhante AVM, da Silva RM. O contexto da docência e sua infl uência no sofrimento psíquico de professoras do ensino fundamental. Rev Bras Prom Saude. 2016;29:180-8. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p180
Gonti jo EEL, da Silva MG, Inocente NJ. Depressão na docência: revisão de literatura. Vita et Sanitas. 2013;7:87-98.
Silva LG, Silva MC. Condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino de Pelotas, RS, Brasil. Cienc Saude Colet. 2013;18:3137-46. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013001100004
Organização Internacional do Trabalho (OIT). A condição dos professores: recomendação Internacional de 1966, um instrumento para a melhoria da condição dos professores. Genebra: UNESCO/OIT; 1984.
Cortizo TL. O nome atual do mal-estar docente. Esti los Clin. 2017;22:185-91. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p185-191
Rausch RB, Dubiella E. Fatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profi ssão docente na opinião de professores em fase fi nal de carreira. Rev Diálogo Educ. 2013;13:1041-61. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS11
Diehl L, Carlott o MS. Conhecimento de professores sobre a síndrome de burnout: processo, fatores de risco e consequências. Psicol Estud. 2014;19:741-52. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-73722455415
Aranha FC, Caputo V, Tsuji S, Carvalho S, Marti ns LAN. O desequilíbrio esforço-recompensa e o comprometi mento excessivo com o trabalho em docentes de medicina e enfermagem de uma insti tuição pública [Internet]. 2015 Jun [citado 2018 dez 10]. dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5560279.pdf
Shen X, Yang YL, Wang Y, Liu L, Wang S, Wang L. The associati on between occupati onal stress and depressive symptoms and the mediati ng role of psychological capital among Chinese university teachers: a cross-secti onal study. BMC Psychiatry. 2014;14:329. DOI: https://doi.org/10.1186/s12888-014-0329-1
Schonfeld IS, Bianchi R. Burnout and depression: two enti ti es or one? J Clin Psychol. 2016;72:22-37. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.22229
Cezar-Vaz MR, Bonow CA, de Almeida MC, Rocha LP, Borges AM. Mental health of elementary schoolteachers in Southern Brazil: working conditi ons and health consequences. Scienti fi cWorldJournal. 2015;2015:825925. doi: 10.1155/2015/825925. Epub 2015 Aug 23. DOI: https://doi.org/10.1155/2015/825925
Garrido G, Mendonça AV, de Oliveira Lopes KM, Silveira MA. Presenteísmo: causas e consequências de um mal subterrâneo. Rev Cienc Administr. 2017;19:54-67. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n48p54
Brasil. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Bati sta JBV, Carlott o MS, de Oliveira MN, Zaccara AAL, de Oliveira Barros E, Duarte MCS. Transtornos mentais em professores universitários: estudo em um serviço de perícia médica. Rev Pesq Cuidado Fundamental Online. 2016;8:4538-48. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4538-4548
Emsley R, Emsley L, Seedat S. Occupati onal disability on psychiatric grounds in South African school-teachers. Afr J Psychiatry (Johannesbg). 2009;12:223-6. DOI: https://doi.org/10.4314/ajpsy.v12i3.48498
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Relatório de monitoramento global de educação para todos 2010 [Internet]. 2010. [citado 2018 nov 15]. confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/relatorio_global_aprendizagem_educacao_adultos.pdf.
Vedovato TG, Monteiro MI. Perfi l sociodemográfico e condições de saúde e trabalho dos professores de nove escolas estaduais paulistas. Rev Esc Enferm. 2008;42:290-7. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000200012
Bati sta JBV, Carlott o MS, Couti nho AS, Nobre Neto FD, Augusto LGS. Saúde do professor do ensino fundamental: uma análise de gênero. Cad Saude Colet. 2009;17:657-74.
Gatti BA, Barrett o ES, André ME. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. InPolíti cas docentes no Brasil: um estado da arte 2011. Brasília: UNESCO; 2011.
Andrade PS, Cardoso TAO. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfi ca sobre a síndrome de burnout. Saude Soc. 2012;21:129-40. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100013
do Vale SF, Maciel RH, do Nascimento APT, Vasconcelos JWO, Pimentel FHP. Análise de diagnósti cos associados às licenças médicas de servidores públicos do Ceará. Rev Psicol. 2015;6:68-81.
Maciel RH, Nogueira CV, Maciel EC, Aquino R. Afastamentos por transtornos mentais entre professores da rede pública do Estado do Ceará. Rev Publico Privado. 2012;19:167-78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Debates em Psiquiatria permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria é regida pela licença CC-BY-NC