Escalas e propriedades do sistema Quotient ADHD: um estudo de correlação

Autores

  • Maria Isabel Chaves Araújo Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0009-0009-1694-9513
  • Bruna Bragança Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0009-0002-2851-134X
  • Paulo Henrique Paiva de Moraes Estudante, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Jonas Jardim de Paula Professor, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, CMMG, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5530-2346
  • Matheus Sewastjanow da Silva Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4804-1891
  • Débora Marques de Miranda Professora, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7081-8401
  • Leandro Fernandes Malloy-Diniz Professor, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2023.v13.1004

Palavras-chave:

TDAH, atenção, teste de desempenho contínuo, funções executivas, impulsividade, Quotient ADHD

Resumo

Avaliar e quantificar os sintomas de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade e os prejuízos que ela promove a um indivíduo é uma tarefa desafiadora. Uma ferramenta de avaliação computadorizada, Quotient ADHD® System, pretende fornecer medidas objetivas de hiperatividade, desatenção e impulsividade individualmente. Em uma amostra de 64 adultos, correlacionamos os resultados dessa ferramenta com pontuações de escalas de autorrelato para sintomas de TDAH, impulsividade e funções executivas. Correlações significativas de Spearman (p≤,05) foram encontradas entre os escores do Quotient ADHD® e os escores de sintomas de TDAH, impulsividade e sintomas de funções executivas. Considerando os resultados obtidos, assumimos que o Quotient ADHD® pode ser um instrumento útil para ajudar a avaliar o controle da inibição relacionada à impulsividade e desatenção, sendo adequado para detectar distúrbios com comprometimento da atenção e impulsividade.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Chaves Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Bruna Bragança, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Paulo Henrique Paiva de Moraes, Estudante, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

lattes

Jonas Jardim de Paula, Professor, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, CMMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Matheus Sewastjanow da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Débora Marques de Miranda, Professora, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, MG, Brasil

Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Professor, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

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Quotient ADHD System

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Publicado

2023-10-15

Como Citar

1.
Araújo MIC, Bragança B, Moraes PHP de, Paula JJ de, Silva MS da, Miranda DM de, Malloy-Diniz LF. Escalas e propriedades do sistema Quotient ADHD: um estudo de correlação. Debates em Psiquiatria [Internet]. 15º de outubro de 2023 [citado 4º de fevereiro de 2025];13:1-12. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/1004

Edição

Seção

Comunicação Breve

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