Desatenção na adolescência: caso de TDAH vs. crise de ausência juvenil
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2024.v14.1278Palavras-chave:
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade, Epilepsia Tipo Ausência, Neurociências, TDAH, hiperatividadeResumo
Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a crise de ausência juvenil são exemplos de patologias que estão dentro de diagnósticos diferenciais importantes da desatenção na infância e adolescência. Objetivo: Diante disso, o artigo em questão visa reforçar a relevância do diagnóstico diferencial entre desatenção em adolescentes, focando no TDAH e na crise de ausência juvenil. Relato de caso: EVB, feminino, 11 anos de idade, chegou com queixas de dificuldade de atenção, memória e no desempenho escolar. Ao exame mental, a paciente apresentava inúmeras paradas repentinas, com olhar perdido, de curta duração e posteriormente retornava sem lembrar o que tinha ocorrido. EEG com ritmo de base irregular, assimétrico, assíncrono e complexo, dito inespecífico. Levantaram-se os diagnósticos de TDAH e epilepsia com crise de ausência subtipo juvenil. Discussão: É importante destacar que ambas são condições heterogêneas e podem ser comórbidas, portanto, necessitam de avaliações multidisciplinares para garantir diagnósticos precisos e fornecer planos terapêuticos individualizados, além de intervenções específica, melhorando qualidade de vida para os pacientes. Conclusão: A desatenção mostra-se como sintoma que impacta a vida de crianças e adolescentes, necessitando de avaliação abrangente e multidisciplinar das funções cognitivas e seus possíveis diagnósticos diferenciais.
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