Sintomas de internalização e externalização em crianças e adolescentes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.25118/2236-918X-5-4-4Palavras-chave:
Distúrbios de conduta, distúrbios visuais, transtornos fóbico-ansiosos, episódios depressivosResumo
Objetivo: Estudar sintomas emocionais (internalização externalização) em 12 crianças e adolescentes com deficiência visual. Método: Foram pesquisados 12 sujeitos com idade entre 6 e 18 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com cegueira total ou visão subnormal (grupo de pesquisa), de acordo com dados fornecidos pela instituição em que as crianças eram assistidas e os relatos dos pais ou responsáveis. Também foram pesquisadas 10 crianças com visão normal (grupo controle), com a mesma faixa etária e também de ambos os sexos. Para as avaliações, foram usados o Critério de Classificação Econômica Brasil, o Child Behavior Checklist (CBCL) e a entrevista introdutória do instrumento Kiddie-Sads-Present and Lifetime Version 1, preenchidos com base nos relatos fornecidos. As análises estatísticas foram feitas através do teste do qui-quadrado, teste de Mann-Whitney e índice de correlação de Pearson. O nível de significância foi estabelecido em 5%. Resultados: Foi encontrada maior incidência de sintomas internalizantes no grupo de pesquisa. Com relação ao grupo controle, foram verificados problemas com regras, ou seja, esse grupo apresentava o padrão clínico dos sintomas de externalização no quesito quebra de regras. Conclusão: Sintomas de internalização foram mais frequentes no grupo de crianças com deficiência visual.
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