Sintomas de internalização e externalização em crianças e adolescentes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.25118/2236-918X-5-4-4Palabras clave:
Distúrbios de conduta, distúrbios visuais, transtornos fóbico-ansiosos, episódios depressivosResumen
Objetivo: Estudar sintomas emocionais (internalização externalização) em 12 crianças e adolescentes com deficiência visual. Método: Foram pesquisados 12 sujeitos com idade entre 6 e 18 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com cegueira total ou visão subnormal (grupo de pesquisa), de acordo com dados fornecidos pela instituição em que as crianças eram assistidas e os relatos dos pais ou responsáveis. Também foram pesquisadas 10 crianças com visão normal (grupo controle), com a mesma faixa etária e também de ambos os sexos. Para as avaliações, foram usados o Critério de Classificação Econômica Brasil, o Child Behavior Checklist (CBCL) e a entrevista introdutória do instrumento Kiddie-Sads-Present and Lifetime Version 1, preenchidos com base nos relatos fornecidos. As análises estatísticas foram feitas através do teste do qui-quadrado, teste de Mann-Whitney e índice de correlação de Pearson. O nível de significância foi estabelecido em 5%. Resultados: Foi encontrada maior incidência de sintomas internalizantes no grupo de pesquisa. Com relação ao grupo controle, foram verificados problemas com regras, ou seja, esse grupo apresentava o padrão clínico dos sintomas de externalização no quesito quebra de regras. Conclusão: Sintomas de internalização foram mais frequentes no grupo de crianças com deficiência visual.
Descargas
Métricas
Citas
Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Como caracterizar a cegueira? [Internet]. [cited 2013 Jul 2]. http://www.acapo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=202&catid=293
World Health Organizati on (WHO). Visual impairment and blindness [Internet]. 2011 [cited 2015 Jan 21]. http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs282/en/
Leal DNB. Sociedade Brasileira de Visão Subnormal [Internet]. [cited 2013 Jul 2]. http://www.cbo.com.br/subnorma/conceito.htm
Brito PR, Vietzman S. Causas de cegueira e baixa visão em crianças. Arq Bras Oft almol. 2000;63:49-54.
Castro SS, César CL, Carandina L, Barros MB, Alves MC, Goldbaum M. [Visual, hearing, and physical disability: prevalence and associated factors in a populati on-based study]. Cad Saude Publica. 2008;24:1773-82.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Classifi cação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósti cas. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.
da Silva WV, de Figueiredo VL. [Childhood anxiety and assessment instruments: a systemati c review]. Rev Bras Psiquiatr. 2005;27:329-35.
Isolan L, Pheula G, Manfro GG. Tratamento do transtorno de ansiedade social em crianças e adolescentes. Rev Psiquiatr Clin. 2007;34:125-32.
Bruno MMG. Educação infanti l: saberes e práticas da inclusão. Introdução. 4ª ed. Brasília: Secretaria de Educação Especial; 2006.
Santi n S, Simmons JN. Insti tuto Benjamin Constant. Problemas das crianças portadoras de deficiência visual congênita na construção da realidade [Internet]. Tradução de Ilza Viegas. [cited 2015 Jan 21]. http://www.ibc.gov.br/?itemid=95
Mitre J. O impacto da perda da visão na vida do paciente [Internet]. Reti na & Vítreo. 2008 Mar [cited 2014 Feb 3]. http://www.universovisual.com.br/publisher/preview.php?edicao=0308&id_mat=2977
França-Freitas MLP, Gil MSCA. O desenvolvimento de crianças cegas e de crianças videntes. Rev Bras Educ Espec. 2012;18:507-26.
Silva MA, Bati sta CG. Indícios de desenvolvimento em crianças com defi ciência visual e problemas neurológicos. Rev Bras Educ Espec. 2011;17:395-412.
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério de Classifi cação Econômica Brasil 2012 [Internet]. [cited 2013 Jul 12]. http://www.abep.org/criterioBrasil.aspx
Santos EOL, Silvares EFM. Crianças enuréticas e crianças encaminhadas para clínicas-escola: umestudo comparati vo da percepção de seus pais. Psicol Refl ex Crit. 2006;19:277-82.
Achenbach TM. Manual for the Child Behavior Checklist/4-18 and profi le. Burlington: University of Vermont; 1991.
Achenbach TM. Manual for the Child Behavior Checklist/6-18 and profi le. Burlington: University of Vermont; 2001.
Diagnosti c Interview, Kiddie-Sads-Present and Lifeti me Version (K-SADS-PL), Version 1.0 of October 1996 [Internet]. 1996 [cited 2013 Jun 17]. http://www.psychiatry.pitt.edu/sites/default/files/Documents/assessments/ksads-pl.pdf
Malta J, Endriss D, Rached S, Moura T, Ventura L. Desempenho funcional de crianças com defi ciência visual, atendidas no departamento de Esti mulação Visual da Fundação Alti no Ventura. Arq Bras Oft almol. 2006;69:571-4.
Ribeiro JEC, Freitas MM, Araújo GS, Rocha THR. Associação entre aspectos depressivos e défi cit visual causado por catarata em pacientes idosos. Arq Bras Oft almol. 2004;67:795-9.
Brasil, Ministério da Educação, Fundação Insti tuto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Pesquisa sobre preconceito e discriminação no ambiente escolar [Internet]. 2009 [cited 2015 Jan 21]. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diversidade_apresentacao.pdf
Optometric Physician. Visual impairment, depression and death [Internet]. [cited 2013 Jun 17]. http://www.revoptom.com/enewsletters/op
Barczinski MCC. Insti tuto Benjamin Constant [Internet]. Reações psicológicas à perda da visão. 2005 [cited 2014 Feb 3]. http://www.ibc.gov.br/?itemid=110
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Debates em Psiquiatria permite que el (los) autor (es) mantenga(n) sus derechos de autor sin restricciones. Permite al (los) autor (es) conservar sus derechos de publicación sin restricciones. Los autores deben garantizar que el artículo es un trabajo original sin fabricación, fraude o plagio; no infringe ningún derecho de autor o derecho de propiedad de terceros. Los autores también deben garantizar que cada uno atendió a los requisitos de autoría conforme a la recomendación del ICMJE y entienden que, si el artículo o parte de él es fallido o fraudulento, cada autor comparte la responsabilidad.
Reconocimiento-NoComercial 4.0 internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria es regida por la licencia CC-BY-NC
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y crear a partir del material
El licenciador no puede revocar estas libertades mientras cumpla con los términos de la licencia. Bajo las condiciones siguientes:
- Reconocimiento — Debe reconocer adecuadamente la autoría, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios<. Puede hacerlo de cualquier manera razonable, pero no de una manera que sugiera que tiene el apoyo del licenciador o lo recibe por el uso que hace.
- NoComercial — No puede utilizar el material para una finalidad comercial.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que legalmente restrinjan realizar aquello que la licencia permite.