Fechamento das escolas na pandemia de COVID-19: impacto socioemocional, cognitivo e de aprendizagem

Autores/as

  • Rochele Paz Fonseca Professora titular, Faculdade de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Cognição Humana), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS. Presidente, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), São Paulo, SP.
  • Giovana Coghetto Sganzerla Psicóloga pela PUCRS, Porto Alegre, RS. Pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, PUCRS, Porto Alegre, RS.
  • Larissa Valency Enéas Graduação em Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. Residência Médica em Otorrinolaringologia, Hospital São Lucas da PUCRS, Porto Alegre, RS. Fellowship em Otorrinolaringologia Pediátrica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre(HCPA), Porto Alegre, RS. Mestre em Saúde da Criança e Adolescente pela UFRGS, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2020.v10.23

Palabras clave:

Fechamento das escolas, isolamento social, COVID-19, aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento socioemocional

Resumen

A pandemia de COVID-19 acarretou, em nível mundial, o fechamento das escolas por até aproximadamente 8 meses em 2020. Um dos períodos mais longos de afastamento de crianças e adolescentes da aprendizagem presencial e da convivência social ocorreu e ainda ocorre no Brasil. Embora não se possa negar que muitas características do vírus e de suas consequências sejam ainda pouco conhecidas, as evidências e estimativas até o momento embasam um posicionamento a favor da abertura das escolas, com todos os cuidados recomendados por órgãos científicos e representativos da saúde e da educação. Este artigo visa mapear evidências e documentos científicos com interpretações da neuropsicologia e da medicina acerca do impacto individual e coletivo socioemocional, cognitivo e de aprendizagem acadêmica do fechamento das escolas durante a pandemia. Crianças, quanto mais jovens forem, tendem a se desenvolver muito em poucos meses, considerando-se evidências neurocientíficas das janelas ótimas de desenvolvimento. A convivência social e a formação/consolidação de hábitos de aprendizagem socioemocional, de leitura e estudos oportunizadas no ambiente escolar são únicas. Três argumentos-chave são abordados e sinteticamente analisados no presente artigo: 1) os indícios sobre transmissibilidade e epidemiologia da COVID-19 em crianças e familiares/professores a elas relacionados alicerçam relativa segurança de que haja menos riscos e mais benefícios; 2) os prejuízos para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e de aprendizagem escolar propriamente dita para estudantes já estão sendo fortemente evidenciados, além das estimativas de impactos geracionais de longo prazo a serem observados por pelo menos quatro décadas; e 3) a saúde mental e o custo de trabalho posterior para pais, professores e instituições escolares encontram-se em zona de risco. Por fim, além de evidências, reflexões finais que respeitam que o cerne desta análise está sob um campo de decisão individual são abordadas, contrapondo-se também à relevância de se considerar o impacto coletivo para o desenvolvimento de uma geração e de uma sociedade com 1 ano ou mais de vivência escolar interrompida, principalmente no contexto da vulnerabilidade sociocultural, econômica, emocional e cognitiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Macartney K, Quinn HE, Pillsburry AJ, Epi MA, Koirala A, Deng L, et al. Transmission of SARSCoV-2 in Australian educational settings: a prospective cohort study. Lancet Child Adolesc Health. 2020;4:807-16. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30251-0

European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC). COVID-19 in children and the role of school settings in COVID-19 transmission [Internet]. 2020 Aug 6 [cited 2020 Nov 9]. www.ecdc.europa.eu/en/publications-data/childrenand-school-settings-covid-19-transmission

Van-Lancker W, Parolin Z. COVID-19, school closures, and child poverty: a social crisis in the making. Lancet Public Health. 2020;5:e243-4. DOI: https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30084-0

Rajmil L. Role of children in the transmission of the COVID-19 pandemic: a rapid scoping review. BMJ Paediatrics Open. 2020;4:e000722. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjpo-2020-000722

Lee B, Raszka WV. COVID-19 transmission and children: the child is not to blame. Pediatrics. 2020;146:e2020004879. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2020-004879

Li X, Xu W, Dozier M, He Y, Kirolos A, Theodoratou E, et al. The role of children in transmission of SARS-CoV-2: a rapid review. J Glob Health. 2020;10:011101. DOI: https://doi.org/10.7189/jogh.10.011101

Goldstein E, Lipsitch M, Cevik M. On the effect of age on the transmission of SARS-CoV-2 in households, schools and the community. Version 2. medRxiv. 2020; Preprint. 2020 Jul 24 [revised 2020 Jul 28]. DOI: https://doi.org/10.1101/2020.07.19.20157362

Viner RM, Mytton OT, Bonell C, Melendez-Torres GJ, Ward J, Hudson L, et al. Susceptibility to SARS-CoV-2 infection among children and adolescents compared with adults: a systematic review and meta- analysis. JAMA Pediatr. 2020 Sep 25;e204573. doi: 10.1001/jamapediatrics.2020.4573. Online ahead of print. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2020.4573

Safadi MAP. As características intrigantes da COVID-19 em crianças e seu impacto na pandemia. J Pediatr (Rio J). 2020;96:265-8. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jped.2020.04.001

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Sistema Único de saúde (SUS). COVID-19 e saúde da criança e do adolescente [Internet]. 2020 Aug 11 [cited 2020 Nov 9]. portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/covid-19-saude-crianca-eadolescente/

Rice K, Wynne B, Martin V, Ackland GJ. Effect of school closures on mortality from coronavirus disease 2019: old and new predictions. BMJ. 2020;371:m3588. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.m3588

Ladhani, S. Prospective active national surveillance of preschools and primary schools for SARS-CoV-2 infection and transmission in England, June 2020 (sKIDs COVID-19 surveillance in school KIDs) [Internet]. 2020 Sep 1 [cited 2020 Nov 9]. assets. Publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/914700/sKIDs_Phase1Report_01sep2020.pdf DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.3764198

Danis K, Epaulard O, Bénet T, Gaymard A, Campoy S, Botelho-Nevers E, et al. Cluster of coronavirus disease 2019 (COVID-19) in the French Alps, February 2020. Clin Infect Dis. 2020;71:825-32. DOI: https://doi.org/10.1093/cid/ciaa424

Wu Q, Xing Y, Shi L, Li W, Gao Y, Pan S, et al. Coinfection and other clinical characteristics of COVID-19 in children. Pediatrics. 2020;146:e20200961. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2020-0961

Auger KA, Shah SS, Richardson T, Hartley D, Hall M, Warniment A, et al. Association between statewide school closure and COVID-19 incidence and mortality in the US. JAMA. 2020;324:859-70. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2020.14348

Donohue JM, Miller E. COVID-19 and school closures. JAMA. 2020;324:845-7. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2020.13092

Viner RM, Russell SJ, Croker H, Packer J, Ward J, Stansfield C, et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health. 2020;4:397-404. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X

Esposito S, Principi N. School closure during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic: an effective intervention at the global level? JAMA Pediatr. 2020;174:921-2. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2020.1892

Dubey S, Biswas P, Ghosh R, Chatterjee S, Dubey MJ, Chatterjee S, et al. Psychosocial impact of COVID-19. Diabetes Metab Syndr. 2020;14:779-88. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dsx.2020.05.035

Malloy-Diniz LF, Costa DS, Loureiro F, Moreira L, Silveira BKS, Sadi HM, et al. Saúde mental na pandemia de COVID-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates Psiquiatr. 2020;2:46-68. DOI: https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-6

Guimarães TT, dos Santos HMB, Sanctos RTM. Physical inactivity, chronic diseases, immunity and COVID-19. Rev Bras Med Esporte. 2020;26:378-81. DOI: https://doi.org/10.1590/1517-8692202026052019_0040

Antunes J. Estresse e doença: o que diz a evidência? Psic Saude Doenças. 2019;20:590-603. DOI: https://doi.org/10.15309/19psd200304

Marques-Deak A, Sternberg E. [Psychoneuroimmunology--the relation between the central nervous system and the immune system]. Braz J Psychiatry. 2004;26:143-4. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462004000300002

Maia AC. Emoções e sistema imunológico: um olhar sobre a psiconeuroimunologia. Psicol Teor Prat. 2002;2:207-25.

Williams PG, Lerner MA; Council on Early Childhood; Council on School Health. School readiness. Pediatrics. 2019;144:e20191766. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2019-1766

Aunio P, Korhonen J, Ragpot L, Törmänen M, Mononen R, Henning E. Multi-factorial approach to early numeracy--the effects of cognitive skills, language factors and kindergarten attendance onearly numeracy performance of South African first graders. Int J Educ Res. 2019;97;65-76. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.06.011

Larsen B, Luna B. Adolescence as a neurobiological critical period for the development of higher-order cognition. Neurosci Biobehav Rev. 2018;94:179-95. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2018.09.005

Morgan K, Melendez-Torres GJ, Bond A, Hawkins J, Hewitt G, Murphy S, et al. Socio-economic inequalities in adolescent summer holiday experiences, and mental wellbeing on return to school: analysis of the school health research network/health behaviour in school-aged children survey in Wales. Int J Environ Res Public Health. 2019;16:1107. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16071107

Guio AC, Gordon D, Marlier E, Najera H, Pomati M. Towards an EU measure of child deprivation. Child Indic Res. 2018;11:835-60. DOI: https://doi.org/10.1007/s12187-017-9491-6

Ostrosky-Solis F, Ramirez M, Ardila A. Effects of culture and education on neuropsychological testing: a preliminary study with indigenous and nonindigenous population. Appl Neuropsychol. 2004;11:186-95. DOI: https://doi.org/10.1207/s15324826an1104_3

Parente MAMP, Scherer LC, Zimmermann N, Fonseca RP. Evidências do papel da escolaridade na organização cerebral. Neuropsicol Latinoam. 2009;1:72-80.

Clemens V, Deschamps P, Fegert JM, Anagnostopoulos D, Bailey S, Doyle M, et al. Potential effects of “social” distancing measures and school lockdown on child and adolescent mental health. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2020;29:739-42. DOI: https://doi.org/10.1007/s00787-020-01549-w

Fegert JM, Vitiello B, Plener PL, Clemens V. Challenges and burden of the Coronavirus 2019 (COVID-19) pandemic for child and adolescent mental health: a narrative review to highlight clinical and research needs in the acute phase and the long return to normality. Child Adolesc Psychiatry Ment Health. 2020;14:20.]. DOI: https://doi.org/10.1186/s13034-020-00329-3

Brown SM, Doom JR, Lechuga-Peña S, Watamura SE, Koppels T. Stress and parenting during the global COVID-19 pandemic. Child Abuse Negl. 2020 Aug 20;104699. doi: 10.1016/j.chiabu.2020.104699. Online ahead of print. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2020.104699

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020;395;912-20. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

UNESCO. Suspensão das aulas e resposta à COVID-19 [internet]. 2020 [cited 2020 Nov 9]. pt.unesco.org/covid19/educationresponse

UNICEF. Key messages and actions for COVID-19 prevention and control in schools [Internet]. 2020 Mar [cited 2020 Nov 9]. www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/key-messages-andactions-for-covid-19-prevention-and-control-inschools-march-2020.pdf?sfvrsn=baf81d52_4

World Health Organization (WHO). Advice on the use of masks for children in the community in the context of COVID-19: annex to the Advice on the use of masks in the context of COVID-19 [Internet]. 2020 Aug 21 [cited 2020 Nov 9]. www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoVIPC_Masks-Children-2020.1

United Nations (UN). Launch of the policy brief: education during COVID-19 and beyond - “The future of education is here” [Internet]. 2020 [cited 2020 Nov 9]. www.un.org/en/coronavirus/future-education-here

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

1.
Fonseca RP, Sganzerla GC, Enéas LV. Fechamento das escolas na pandemia de COVID-19: impacto socioemocional, cognitivo e de aprendizagem. Debates em Psiquiatria [Internet]. 1 de diciembre de 2020 [citado 24 de diciembre de 2024];10(4):28-37. Disponible en: https://revistardp.org.br/revista/article/view/23

Número

Sección

Artículos de actualización

Plaudit

Artículos más leídos del mismo autor/a