Fobia social em estudantes de medicina submetidos ao método de ensinoaprendizagem baseada em problemas no estado de Sergipe

Autores/as

  • Mayana Lula Andrade Acadêmica de Medicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE.
  • Kamila Maria de Andrade Santos Silveira Acadêmica de Medicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE.
  • Eusébio Lino dos Santos Júnior Acadêmico de Medicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE.
  • Paulo Milhomem Ferro Neto Graduado em Medicina, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE.
  • Deborah Pimentel Doutora. Professora, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE. Professora, UFS, São Cristóvão, SE.

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2019.v9.55

Palabras clave:

Fobia social, estudantes de medicina, aprendizagem baseada em problemas

Resumen

Objetivo: Identificar a prevalência de fobia social e das principais situações sociais que a caracterizam e que cursam com  sintomas de ansiedade, medo ou evitação em estudantes de medicina submetidos à metodologia de ensino aprendizagem baseada em problemas (ABP) no estado de Sergipe. Métodos: Trata-se de um recorte de um estudo clínico não experimental, exploratório, transversal, descritivo e de abordagem analítica quantitativa. Obtivemos uma amostra de 323 alunos, sendo o nosso universo todos os estudantes de medicina do estado de Sergipe cuja instituição de ensino adote o método de ABP. Para avaliação dos alunos, utilizamos um questionário específico e a Escala de Fobia Social de Liebowitz. Resultados: A fobia social foi detectada em 30,7% dos estudantes, com maior prevalência para a gravidade moderada. Dentro do perfil epidemiológico, o sexo feminino, os solteiros e os alunos com idade entre 18 e 25 anos foram aqueles com maior prevalência da doença. As principais situações sociais temidas no que se refere a medo ou ansiedade foram expressar discordância ou desaprovação para alguém e o de falar com alguém que não conhece. As situações sociais mais frequentemente evitadas foram expressar discordância ou desaprovação, falar com pessoas desconhecidas e ser o centro das atenções. Conclusão: A fobia social teve uma alta prevalência entre a amostra de universitários do curso de medicinasubmetidos à metodologia ABP, em Sergipe, com maior destaque para a gravidade moderada do transtorno. Com este estudo, pretendemos colocar o tema em evidência e incentivar novos trabalhos sobre o mesmo.

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Publicado

2019-06-28

Cómo citar

1.
Andrade ML, Silveira KM de AS, Santos Júnior EL dos, Ferro Neto PM, Pimentel D. Fobia social em estudantes de medicina submetidos ao método de ensinoaprendizagem baseada em problemas no estado de Sergipe. Debates em Psiquiatria [Internet]. 28 de junio de 2019 [citado 14 de marzo de 2025];9(2):16-24. Disponible en: https://revistardp.org.br/revista/article/view/55

Número

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Plaudit

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