Trastornos del aprendizaje escolar

Autores/as

  • Francisco B. Assumpção Jr Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Professor Livre Docente em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cad.17)
  • Evelyn Kuczynski Pediatra. Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Psiquiatra do Centro de Atenção Integral à Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo. Psiquiatra Interconsultora do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2011.v1.874

Palabras clave:

aprendizaje, desorden de aprendizaje

Resumen

El desarrollo, en nuestra especie, de ciertas estructuras cerebrales, permitió al hombre procesar rápidamente todo tipo de información, volviéndose capaz de resolver problemas que se presentaban independientemente de su presencia, manipulando mentalmente los símbolos de tal manera que, en esta resolución de problemas, su velocidad se convirtió en el factor principal de su eficacia adaptativa y de supervivencia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francisco B. Assumpção Jr, Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Professor Livre Docente em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cad.17)

.

Evelyn Kuczynski, Pediatra. Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Psiquiatra do Centro de Atenção Integral à Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo. Psiquiatra Interconsultora do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)

Citas

ALTHUSSER L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 2007.

AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION. Retardo Mental. Definição, classificação e sistemas de apoio. 10ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4. ed. Text revision. Washington, D.C., 2000.

ASSOCIATION OF CHILDREN WITH LEARNING DISABILITIES. ACLD description: specific learning disabilities. ACLD Newsbriefs; p.15-16; 1986

GARCIA JN. Manual de dificuldades de aprendizagem, linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1998.

DUMAS, JE. Psychopathologie de l´enfant et de l´adolescent. Paris, De Boeck; 2007

GILBERG G. Infantile autism diagnosis and treatment. Acta Psychiat Scand 1990;81: 209-15. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1600-0447.1990.tb06482.x

INTERAGENCY COMMITTEE ON LEARNING DISABILITIES. Learning disabilities: A report to the U.S. Congress. Bethesda, MD: National Institutes of Health, 1987. p. 222.

Lewis, M - Tratado de Psiquiatria da Infância e Adolescência, cap 45, POA, ed Artes Médicas,1994 ...

Lyon, GR; Fletcher, JM; Barnes, MC. Learning Disabilities IN Mash, EJ; Barkley, RA. Child Psychopathology; New York; Guilfford Press; (390-435) 2003

MARCELLI D, BRACONNIER A. Adolescência e psicopatologia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnosticas. (Trad. Dorgival Caetano). Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SIEGEL E, GOLD R. Educating the learning disabled. New York: Macmillan, 1982.

SILVER LB. A Review of the Federal Government’s Interagency Committee on Learning Disabilities Report to the U.S. Congress. Learning Disabilities Focus 1988;3(2):73-80.

WHITE, JM. Psicofarmacologia pediátrica. São Paulo; Manole 1977.

Publicado

2011-08-31

Cómo citar

1.
Assumpção Jr FB, Kuczynski E. Trastornos del aprendizaje escolar. Debates em Psiquiatria [Internet]. 31 de agosto de 2011 [citado 18 de noviembre de 2024];1(4):22-8. Disponible en: https://revistardp.org.br/revista/article/view/874

Número

Sección

Articulos Originales

Plaudit

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.