Impactos dos fechamentos das escolas na saúde mental

Autores

  • Débora Marques de Miranda Médica Pediatra, Professora Associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais, MBA em Gestão em Saúde pela FGV, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas pela UFMG. Co-fundadora da Addhere e do TP online https://orcid.org/0000-0002-7081-8401
  • Rochele Paz Fonseca Psicóloga e Fonoaudióloga. Professora da Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança da Universidade Federal de Minas Gerais e da Formação Continuada em Neuropsicologia - Brazilian Neuropsychological Network. Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS/Universidade de Montreal). Pós-Doutoramento no Centro de Neuroimagem da Universidade de Montreal

DOI:

https://doi.org/10.25118/issn.2965-1832.2022.517

Palavras-chave:

retorno à escola, saúde mental, fechamento das escolas, pandemia

Resumo

Uma das medidas mais eficazes para conter a pandemia de Covid-19 foi o distanciamento social e, consequentemente, o fechamento dos "serviços não essenciais". Durante este período, as aulas das escolas públicas e particulares foram realizadas de forma remota e virtual, mudando totalmente a dinâmica do ensino em nosso país. Hoje, mais de dois anos após o início da pandemia, os pesquisadores estão descobrindo os verdadeiros impactos da Covid-19 em vários aspectos, sobretudo na saúde mental. No ABP TV, vamos debater os Impactos dos fechamentos das escolas na saúde mental de crianças, adolescentes, pais e professores.

Biografia do Autor

Débora Marques de Miranda, Médica Pediatra, Professora Associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais, MBA em Gestão em Saúde pela FGV, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas pela UFMG. Co-fundadora da Addhere e do TP online

Rochele Paz Fonseca, Psicóloga e Fonoaudióloga. Professora da Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança da Universidade Federal de Minas Gerais e da Formação Continuada em Neuropsicologia - Brazilian Neuropsychological Network. Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS/Universidade de Montreal). Pós-Doutoramento no Centro de Neuroimagem da Universidade de Montreal

Downloads

Publicado

06-12-2022

Como Citar

1.
Miranda DM de, Fonseca RP. Impactos dos fechamentos das escolas na saúde mental. PABP [Internet]. 6º de dezembro de 2022 [citado 5º de fevereiro de 2025];9. Disponível em: https://revistardp.org.br/abp/article/view/517

Edição

Seção

ABP TV: programas completos

Categorias

Plaudit