Estimulação magnética transcraniana

Autores

  • Maria Celia Vitor de Souza Brangioni Médica psiquiatra. Especialista em Dependência Química pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (2011)
  • Mercêdes Jurema de Oliveira Alves Médica psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), secretária geral da Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer)

DOI:

https://doi.org/10.25118/issn.2965-1832.2017.731

Palavras-chave:

estimulação magnética transcraniana, neurofisiologia, tratamento da depressão, depressão

Resumo

A busca pela terapêutica ideal para tratamento das doenças mentais cresce a cada ano. No caso da depressão, por exemplo, um terço dos pacientes não responde ao tratamento antidepressivo inicial após 4-8 semanas, conforme artigo da Revista Debates em Psiquiatria - RDP, publicado em maio de 2016 (clique aqui para ler na íntegra). Segundo o artigo de atualização escrito pelos doutores Maria Cristina Montenegro e Amaury Cantilino, "mesmo utilizando a terapêutica adequada, 50-85% dos casos recorrem e 20% tornam-se crônicos. Entre os pacientes que sofrem de depressão maior, 10% são cronicamente resistentes a várias intervenções psicofarmacológicas". Além dos avanços obtidos na área da psicofarmacologia, a Estimulação Magnética Transcraniana - EMT parece ser um tratamento promissor. A EMT consiste na estimulação do córtex cerebral, que já possui benefícios comprovados em doenças neurológicas e psiquiátricas.

Biografia do Autor

Maria Celia Vitor de Souza Brangioni, Médica psiquiatra. Especialista em Dependência Química pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (2011)

Mercêdes Jurema de Oliveira Alves, Médica psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), secretária geral da Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer)

Downloads

Publicado

28-08-2017

Como Citar

1.
Brangioni MCV de S, Alves MJ de O. Estimulação magnética transcraniana. PABP [Internet]. 28º de agosto de 2017 [citado 5º de fevereiro de 2025];4. Disponível em: https://revistardp.org.br/abp/article/view/731

Edição

Seção

ABP TV: programas completos

Categorias

Plaudit