Impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: orientações do departamento de psiquiatria da infância e adolescência da Associação Brasileira de Psiquiatria
DOI:
https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-8Palavras-chave:
COVID-19, saúde mental, criançasResumo
A pandemia de coronavírus (COVID-19) é uma emergência de saúde pública de interesse internacional e representa também um desafio à saúde mental, em especial para crianças e adolescentes ainda em desenvolvimento. Para aqueles jovens que já têm uma história de transtornos mentais, os riscos são maiores. Para diminuir as consequências das incertezas da pandemia e do confinamento em casa, governos, comunidade, escola, pais e profissionais de saúde precisam estar informados e abordar de forma efetiva e imediatamente essas questões. O presente artigo tem como objetivo orientar os psiquiatras que precisarão oferecer informações sobre como apoiar e proteger o bem-estar psíquico de crianças e adolescentes.
Downloads
Métricas
Referências
Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initi al stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) Epidemic among the General Populati on in China. Int J Environ Res Public Health. 2020 Mar 6;17(5). pii: E1729. doi: 10.3390/ijerph17051729.
Brasil, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo escolar [Internet]. 2015 Oct 20 [cited 2020 Apr 29]. https://www.portal.inep.gov.br/censo-escolar
United Nati ons Educati onal Scienti fi c and Cultural Organizati on (UNESCO). Educati onal disrupti on and response [internet]. [cited 2020 Mar 31]. https://en.unesco.org/covid19/educati-onresponse
Wang G, Zang Y, Zhao J, Zhang J, Jiang F. Miti gate the eff ects of home confi nement on children during the COVID-19 outbreak. Lancet. 2020;395:945-7.
Brazendale K, Beets MW, Weaver RG, Pate RR, Turner-McGrievy GM, Kaczynski AT, et al. Understanding diff erences between summer vs. school obesogenic behaviors of children: the structured days hypothesis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14:100.
Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quaranti ne and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020;395:912-20.
Sprang G, Silman M. Postt raumati c stress disorder in parents and youth aft er health- related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10.
Decosimo CA, Hanson J, Quinn M, Badu P, Smith EG. Playing to live: outcome evaluati on of a community-based psychosocial expressive arts program for children during the Liberian Ebola epidemic. Glob Ment Health (Camb). 2019;6:e3.
Devilly GJ, Wright R, Gist R. [The role of psychological debriefi ng in the treatment of victi ms of trauma]. Braz J Psychiatry. 2003;25 Supll 1:41-5.
Bui E, Ohye B, Palitz S, Olliac B, Goutaudier N, Raynaud JP, et al. Acute and chronic reacti ons to trauma in children and adolescents [Internet].[cited 2020 Apr 29]. https://iacapap.org/content/uploads/F4-PTSD-2014.pdf
Cohen JA, Bukstein O, Walter H, Benson SR, Chrisman A, Farchione TR, et al. Practi ce parameter for the assessment and treatment of children and adolescents with postt raumati c stress disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2010;49:414-30.
Brock SE, Lazarus PJ Jr, Jimerson SR. Best practi ces in school crisis preventi on and interventi on. Bethesda: NASP; 2002.
Hamoda H. “Remember”: surviving the pandemic with your children! [Internet]. [cited 2020 Apr 7]. http://iacapap.org/remember-surviving-thepandemic-with-your-children
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Debates em Psiquiatria permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria é regida pela licença CC-BY-NC