O ensino e os fundamentos do tratamento psicoterápico de orientação dinâmica: a experiência de 24 anos da fundação Universitária Mário Martins de Porto Alegre - 1 parte
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2011.v1.858Palavras-chave:
psicoterapiaResumo
Os autores relatam brevemente as origens da formação psiquiátrica e psicoterápica realizadas na Fundação Universitária Mário Martins. Com base em exemplos clínicos, discorrem sobre como os alunos estão sendo formados em psicoterapia que é parte essencial em sua formação psiquiátrica. Dividem o trabalho em duas partes sendo que na primeira - apresentada a seguir – escrevem: o quê e como ensinar. Destacam a importância da avaliação do paciente e enfatizam a importância do estabelecimento do foco. Abordam a necessidade de um planejamento objetivo e compartido com o paciente que inclua os objetivos a serem alcançados e o estabelecimento de um contrato de trabalho. Apontam a importância da compreensão e do uso da transferência e contratransferência e de uma atitude mais ativa que contemple a utilização de uma ampla gama de intervenções afora as interpretações transferenciais.
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Referências
Trabalho inicialmente apresentado no 3º Simpósio de Psicoterapia da The Tavistock Clínic, Londres, 1993, com o título original de “O ensino da psicoterapia em um mundo em mudanças: a quem e o quê ensinar”, publicado nos Arquivos de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise em 1995, revisado e ampliado para a presente publicação.
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Copyright (c) 2011 Gildo Katz, Gley P. Costa, José Ricardo P. de Abreu , Silvia Stifelman Katz
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