Treino de atenção diferencia subtipos de TDAH?

Autores

  • Márcia Maria Toledo DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldade, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia de Ciências Médicas – UNICAMP – São Paulo – Brasil CIAPRE – Centro de Investigação da Atenção e Aprendizagem – Campinas – São Paulo
  • Sylvia Maria Ciasca Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.980

Palavras-chave:

Subtipos de TDAH, Reabilitação Cognitiva, Atenção, Treino de Atenção, Neuropsicologia, TDAH

Resumo

Objetivo: Comparar os subtipos de TDAH propostos pelo DSM-IV (1994), quanto a resposta ao treino de atenção. Método: Quarenta sujeitos diagnosticados como TDAH compuseram os Grupos de Estudo, subdivididos em: TDAH-D -Tipo Predominantemente Desatento e TDAH-C Tipo Combinado, média etária de 9 anos e 8 meses, ambos os sexos, cursando entre 1º e 6º anos do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas e região, sendo que 23 crianças foram encaminhadas ao DISAPRE/FCM-UNICAME; e 17 crianças selecionadas em uma Escola Municipal de Campinas. O Grupo Controle foi composto por 30 crianças sem comprometimento. O diagnóstico de TDAH foi realizado pela equipe interdisciplinar do DISAPRE. O Treino de Atenção foi elaborado pelos pesquisadores segundo modelo proposto na literatura, constando de atividades auditivas e visuais, aplicadas em 12 sessões individuais com 20 sujeitos do Grupo de Estudo. Resultados: Os sujeitos com o subtipo TDAH-D apresentaram mais dificuldade nas atividades que envolviam atenção sustentada auditiva e atenção seletiva visual, e as estratégias de solução de problemas e automonitoramento foram mais bem empregadas que pelos sujeitos diagnosticados como TDAH-C. Estes apresentaram defasagem nas tarefas que envolviam atenção sustentada visual, atenção seletiva auditiva e atenção alternada auditiva e visual, evidenciando comprometimento maior na inibição de respostas e autocontrole. Conclusão: Diferenças atencionais significativas foram delineadas para cada subtipo. Além de levantar a importância do uso de treino atencional na reabilitação de crianças com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Maria Toledo, DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldade, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia de Ciências Médicas – UNICAMP – São Paulo – Brasil CIAPRE – Centro de Investigação da Atenção e Aprendizagem – Campinas – São Paulo

Sylvia Maria Ciasca, Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

Referências

American Psychiatry Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder. 4 ed. Washington, DC: APA, 1994.

Barkley RA. Attention deficit hyperactivity disorder: a handbook for diagnosis and treatment, 2nd edition. New York, The Guilford Press, 1998.

Weiss, M., Hechtman, L., Weiss, G. ADHD in Parents. ). Am.. Acad. Child Adolesc. Psychiatry, 39: 1059-1061, 1999. DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-200008000-00023

Graetz BW, Sawyer MG, Arey F, Baghurst P. Validity of DSM-IV ADHD subtypes in a nationally representative sample of Australian children and adolescent. ). Am. Acad. Child Adolesc. Psychiatry, 40:1410-17, 2001. DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-200112000-00011

Todd RD, Joyner CA, Ji TH, Sun L, Reich W, Neuman RJ. Family factors and sampling approach differentially influence attention deficit/hyperactivity disorder subtypes. Molecular Psychiatry, 9:260-63, 2004. DOI: https://doi.org/10.1038/sj.mp.4001406

NiggJT WillcurEG, Doyle AE,Sonuga-EBJaS.rCakusea l Heterogeneity in Atrention-deficit/Hyperactivity Disorder: Do we Need Neuropsychologically Impaired Subtypes? Biology Psychiatry, 57: 1224-1230, 2005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2004.08.025

Power T), Costigan TE, Eiraldi RB, Leff SS. Variations is Anxiety and Depression as a Function of ADHD Subtypes Defined by DSM-IV: Do Subtype Differences Exist or Not? Journal of Abnormal Child Psychology, 32(1):27-37, 2004. DOI: https://doi.org/10.1023/B:JACP.0000007578.30863.93

Woo BSC, Rey JM. The Validity of the DSM-IV subtypes of Attention-deficit Hyperactivity Disorder. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, v.39, p.344-353, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/j.1440-1614.2005.01580.x

Spreen O, Strauss E. A Compendium of Neuropsychological Tests- Administration, Norms and Commentary. New York and Oxford, Oxford University Press, 2006.

Kooistra L, Crawford S, Dewey D, Cantell M, Kaplan BJ. Motor Correlates of ADHD: Contribution of Reading Disability and Oppositional Defiant Disorder. Journal of Learning Disabilities, 38(3):195-206, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/00222194050380030201

Carlson CL, Booth JE, SHin M, Canu WH. Parent, Teacher, and Self-Rated Motivational Styles in ADHD Subtypes. Journal of Learning Disabilities. v.35(2):104-113, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/002221940203500202

Biederman), Mick E, Faraone SV, Braaten E, Doyle A, Spencer T, Wilens TE, Frazier E, Johnson MA. Influence of gender on Attention Deficit Hyperactivity Disorder in Children Referred to a Psychiatric Clinic. American Journal of Psychiatry, 159(1)36-42, 2002 DOI: https://doi.org/10.1176/appi.ajp.159.1.36

Rasmunssen ER, Neuman RJ, Heath AC, Levy F, Hay DA, Todd RD. Familial Clustering of Latent Class and DSM-IV defined Attention-deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) Subtypes. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v.45(3): 589-598, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2004.00248.x

Robinson LM, Skaer TL, Sclar DA, Galin RS. Is attention deficit hyperactivity disorder increasing among girls in the US? Trends in diagnosis and prescribing of stimulants. C.N.S.Drugs, v.16(2): 129-137, 2002 DOI: https://doi.org/10.2165/00023210-200216020-00005

Wolraich ML et al. Comparison of Diagnostic Criteria for Attention-deficir Hyperactivity Disorder in a Country-Wide Sample. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v.35, p. 319-324, 1996. DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-199603000-00013

Sohlberg MM, Mateer CA. Introduction to Cognitive Rehabilitation. New York, Guilford Press, 1989.

Sohlberg MM, Mateer CA. Cognitive Rehabilitation - An Integrative Neuropsychological Approach. New York, Guilford Press, 2001.

Caballo VE. Manual de Técnicas de Terapia e Modificação do Comportamento. São Paulo, Editora Santos, 2002.

Semrud-Clikeman M, Nielsen KH et al. An Intervention Approach for Children with Teacher and Parent-ldentifed Attentional Difficulties. Journal of Learning Disabilities, 32: 581-590, 1999. DOI: https://doi.org/10.1177/002221949903200609

Fockert JW, Rees G, Frith CD, Lavie N. The Role of Working Memory in Visual Selective Attention. Science, 291(2):1803-1806, 2001. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1056496

Mason DJ, Humphreys, Kent LS. Exploring selective attention in ADHD: visual search through space and time. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 44(8): 1158-1176, 2003 DOI: https://doi.org/10.1111/1469-7610.00204

Booth), Burman DD, Meyer)JR, Mesulam MM et al.Larger deficits in brain networks for response inhibition than for visual selective attention in attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Journal of Child Psychology and Psychiatry, 46(1):94-111, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2004.00337.x

Berwid OG, Kera EAC, Marks et al. Sustained attention and response inhibitionin young children at risk for Attention Deficit/hyperactivity Disorder. Journal of Child Psychology and Psychiatry, in press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2005.00417.x

Mesulan MM. Attentional, confusional states and neglect. In Principles of Behavior Neurology. Philadelphia, FA, Davis Company, 1985, p.125-168.

Toledo MM. Comparação dos subtipos de TDAH quanto ao diagnóstico e resposta ao treino de atenção. (Tese de Doutorado). Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas; 2006

Brodeur D, Pond M. The Development of Selective Attention im Children Wirh Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Journal of Child Psychology and Psychiatry,293)229-239, 2001,

Lorys AR, Hynd GW, Lahey BB. Do neurocognitive measure differentiate attention deficit disorder (ADD) with and without hyperactivity? Archives of Clinical Neuropsychology, 5:119-135, 1990. DOI: https://doi.org/10.1093/arclin/5.2.119

Goodyear P Hynd GW. Attention deficit disorder with and without hyperactivity and neuropsychological differentiation. Journal of Clinical Child Psychology, . 21:273-305, 1992. DOI: https://doi.org/10.1207/s15374424jccp2103_9

Sânchez-Carpintero R, Norbona ). Revisión conceptual del sistema ejecutivo y su estúdio em el niho con transtorno por défict de atención e hiperactividad. Revista de Neurolologia, 33(1):47-53, 2001. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.3301.2000631

Capila-González A, Pazo P et al. Nuevas Aportaciones a La Neurobiologia Del Transtorno por Déficit de Atención con Hiperactividad desde Magnetoencefalografia. Revista de Neurologia, 40 (Supl1):543-47, 2005. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.40S01.2005093

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

1.
Toledo MM, Ciasca SM. Treino de atenção diferencia subtipos de TDAH?. Debates em Psiquiatria [Internet]. 29º de fevereiro de 2012 [citado 1º de julho de 2024];2(1):12-9. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/980

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit