Atenção e funções executivas: funções neuropsicológicas alteradas no TDAH

Autores

  • Adriana Nobre de Paula Simão Psicóloga /Clínica, Doutora em Ciências Médicas – Área de Concentração Ciências Biomédicas pela UNICAMP – Pesquisadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção – DISAPRE/FCM/UNICAMP
  • Sylvia Maria Ciasca Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.986

Palavras-chave:

atenção, função executiva, neuropsicologia, TDAH

Resumo

Como funções neuropsicológicas a atenção e as funções executivas possuem grande importância para que a capacidade de aprendizagem não seja prejudicada, como também são funções que se apresentam alteradas no quadro do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma vez que a atenção é definida como a capacidade de selecionar e manter os estímulos adequados para atividade e as funções executivas são capacidade de organizar, planejar e executar a atividade, capacidades estas prejudicadas em uma criança com o diagnóstico de TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Nobre de Paula Simão, Psicóloga /Clínica, Doutora em Ciências Médicas – Área de Concentração Ciências Biomédicas pela UNICAMP – Pesquisadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção – DISAPRE/FCM/UNICAMP

Sylvia Maria Ciasca, Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

Referências

-Engelhardt E, Rozenthal M, Laks ). Neuropsicologia VII — atenção. Aspectos neuropsicológicos. Rev.bras. Neuro! 1996; 32(3): 101-106.

-Sohiberg MM, Mateer CA. Cognitive Rehabitation an integrative neuropsychological approach. New York: Guilford Press, 2001.

- Brown TE. Transtorno de déficit de atenção: a mente desfocada em crianças e adultos. Porto Alegre: Artmed; 2007

- Gazzaniga MS, Ivry RB, Mangun GR. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. 2º Ed Porto Alegre: Artmed, 2002.

- Pliiszka SR, Mccracken JT Malenka RC. Cathecholamines in attention-defici/hyperactivity disorder disorder: current perspectivies. J. Am. Acad. Child Adolesc. Psychiatry 1996; 35(3); 254-271. DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-199603000-00006

- Fórster ), Fernández F. Síndrome de déficit atencional desde La perspectiva neurológica. Boletin de la Sociadad de Psiquiatria y Neurologia de la infância y de la adolescência 2003;14:52-56.

- Malloy-Diniz LF, Capelini GM, Malloy-Diniz DNM, Leite WB. Neuropsicologia no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade In: Fuentes D, Malloy-Diniz LF, Camargo CHP, Consenza RM. Neuropsicologia teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

- Travella ). Sindrome da atención dispersa, hiperae tividad em pacientes adultos (ADHD) [on-line]: www. adhd.com.ar

- Lezak MD, Howieson D, Loring D. Neuropschological assessment. New York: Oxford University, 2005.

- Malloy-Diniz LF, Cardoso-Martins C, Carneiro K. Funções executivas em crianças fenilceronúricas: variações em relação ao nível de fenilalanina. Arq. Neuropsiquiatr 2004; 62 (2), 473-479. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2004000300018

- Capovilla AGS, Cozza HFP, Capovilla FC, Macedo EC. Funções executivas em crianças e correlação com desatenção e hiperatividade. Temas sobre desenvolvimento 2005; 14(82): 4-14.

- Cardo E, Servera M Transtorno por déficit de atención/hiperactividad: estado de La cuestión y futuras lineas de investigación. Rev Neurol 2008; 48(6):365-372. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.4606.2007529

- Barkley RA The executive functions and self regulation and evoluationary neuropsychological perspec tive. Neuropsychol 2001; 11(1):11-29.

- Pennington B. Diagnosing learning disorders. New York: Guilford,1991.

- Baddley A. Short-Term and working memory In: Tulving E, Craik FIM. The Oxford handbook of memory. New York, Oxford University Press; 2000.

- Shimamura AP The role of the prefrontal córtex in dynamic filtering. Psychobiology 200; 28: 207-218. DOI: https://doi.org/10.3758/BF03331979

- Souza RO, Ignacio FA, Cunha FGR, Oliveira DLG, Moli ). Contribuição à neuropsicologia do comportamento executivo: Torre de Londres e testes de Wisconsin em indivíduos normais. Arq. Neuropsiquiar 2001; 59(3), 526-531 DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2001000400008

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

1.
Simão AN de P, Ciasca SM. Atenção e funções executivas: funções neuropsicológicas alteradas no TDAH. Debates em Psiquiatria [Internet]. 29º de fevereiro de 2012 [citado 1º de julho de 2024];2(1):34-7. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/986

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit