Impacto da abordagem psicoeducacional em psicoses em um ambulatório de psiquiatria
DOI:
https://doi.org/10.25118/2236-918X-8-1-2Palabras clave:
Cuidadores, desordens psicóticas, psicoeducaçãoResumen
Introdução: O tratamento farmacológico na abordagem do paciente esquizofrênico é fundamental, mas não suficiente. A psicoeducação com foco no cuidador busca aumentar o conhecimento e modificar comportamentos que geram sobrecarga. Objetivo:Avaliar a sobrecarga dos cuidadores de pacientes esquizofrênicos e a eficácia do grupo psicoeducacional. Metodologia: Participaram deste estudo com delineamento quase experimental 30 cuidadores de pacientes que realizam tratamento em ambulatório de psiquiatria. Foi utilizado questionário de caracterização demográfica e clínica de pacientes e cuidadores. Para
avaliar a sobrecarga dos cuidadores, foi utilizada a escala Zarit Burden Interview, com aplicação pré e pósintervenção no grupo psicoeducacional. Resultados: Com relação aos cuidadores, 73% (n = 21) eram do sexo feminino, sendo 33% (n = 9) mães dos pacientes. A média de idade foi de 55,2±9,4 anos, e a escolaridade revelou que 43% (n = 12) não concluíram o ensino fundamental (média de 4±2,5 anos), 73% (n = 21) eram ativos profissionalmente e 33% (n = 9), donas de casa. Observou-se, ainda, que 46,6% (n = 13) apresentavam problemas de saúde e 70% (n = 21) disseram ser os únicos cuidadores responsáveis. A sobrecarga moderada/severa foi a mais prevalente, com diferença significativa pré e pós-intervenção. Conclusão: A sobrecarga referida pelos cuidadores merece um “olhar” e uma intervenção, para que compartilhem experiências e implementem mudanças no seu cotidiano.
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