Terapia cognitiva: aplicabilidade da técnica “pense saudável”
DOI:
https://doi.org/10.25118/2236-918X-5-6-5Palavras-chave:
Terapia cognitiva, qualidade de vida, promoção da saúdeResumo
A terapia cognitiva foi desenvolvida por Aaron Beck, na década de 1960, a partir da atuação com pacientes com diagnóstico de depressão. O princípio da terapia cognitiva é que o humor e os comportamentos negativos são resultado de pensamentos distorcidos e rígidos. Isso faz com que os pacientes se comportem como se a situação fosse pior do que realmente é. A intervenção psicoterápica baseada na terapia cognitiva pressupõe que o paciente participe ativamente tanto do processo de terapia quanto da prevenção de recaída e que se torne seu próprio terapeuta. Nas sessões iniciais, os pacientes não compreendem o potencial da terapia na promoção de mudanças, mas ao longo do tratamento isso é evidenciado. No Brasil, o início do desenvolvimento da terapia cognitiva data do final da década de 1980. Atualmente, mais de 300 ensaios clínicos controlados atestam sua eficácia. O presente artigo apresenta o caso clínico de Laura, estudante de fisioterapia, que alcançava resultados ruins quando avaliada por apresentações orais ou provas. As situações eram evitadas ou enfrentadas com intenso medo ou ansiedade. A técnica “pense saudável”, sistematizada com base em conceitos de promoção de saúde, qualidade de vida, tomada de decisão e terapia cognitiva, foi adaptada de acordo com a conceituação específica do problema.
Downloads
Referências
Knapp P, Beck AT. [Cognitive therapy: foundations, conceptual models, applications and research]. Rev Bras Psiquiatr. 2008;30:S54-64.
Beck AT. Thinking and depression. II. Theory and therapy. Arch Gen Psychiatry. 1964;10:561-71.
Fortes PAC, Zoboli ELCP. Bioética e promoção da saúde. In: Lefèvre F, Lefèvre AMC, organizadores. Promoção da saúde: a negação da negação. Rio de Janeiro: Vieira & Lent; 2004. p. 147-60.
Glanz K, Rimer BK, Viswanath, K. Health behavior and health education. Theory, research and practice. 4th ed. San Francisco: Jossey-Bass; 2008.
Jenkins CD. Construindo uma saúde melhor: um guia para a mudança do comportamento. Porto Alegre: Artmed; 2007.
Fleck MPA. A avaliação de qualidade de vida: guia para profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed; 2008.
Matos DR. Qualidade de vida e reabilitação: casos cirúrgicos de artroplastia total de quadril [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 2006.
Palmini A. O cérebro e a tomada de decisões. In: Knapp P, organizador. Terapia cognitivocomportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed; 2004. p. 71-88.
Bechara A. The role of emotion in decisionmaking: evidence from neurological patients with orbitofrontal damage. Brain Cogn. 2008;55:30-40.
Beck AT, Rush AJ, Shaw BF, Emery G. Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre: Artmed; 1997.
Knapp P. Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed; 2004.
Padesky CA. Schema change processes in cognitive therapy. Clin Psychol Psychother. 1994;1:267-78.
Kunzler LS. A contribuição da terapia cognitiva para o tratamento do transtorno obsessivocompulsivo. Brasília Med. 2008;45:30-40.
Kunzler LS, Araujo TCCF. Cognitive therapy: using a specific technique to improve quality of life and health. Estud Psicol (Campinas). 2013;30:267-74.
Kunzler LS. Pense saudável: reestruturação cognitiva em nível de crenças condicionais. In: Rangé B, organizador. Psicoterapias cognitivocomportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed; 2011. p. 194-205.
Knijnik DZ, Kunzler LS. Psicoeducação e reestruturação cognitiva. In: Melo W, organizador.Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cogniti va. Porto Alegre: Sinopsys; 2014. p. 24-56.
Kunzler LS. O pensar saudável na aposentadoria. In: Murta SG, Leandro-França C, Seidl J, organizadores. Programas de educação para a aposentadoria: como planejar, implementar e avaliar. Novo Hamburgo: Sinopsys; 2014.p.165-181.
Greenberger D, Padesky CA. A mente vencendo o humor. Porto Alegre: Artmed.; 1999.
Beck JS. Pense magro: a dieta defi niti va de Beck. Treine o seu cérebro a pensar como uma pessoa magra. Porto Alegre: Artmed; 2009.
Beck JS. Livro de tarefas pense magro: programa de seis semanas da dieta defi niti va de Beck Porto Alegre: Artmed; 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Debates em Psiquiatria permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria é regida pela licença CC-BY-NC