Intervenções anti-bullying: uma revisão de literatura

Autores

  • Cândida Lüdtke Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4859-7419
  • Emanuelly Martins da Silva Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0707-2237
  • Camila Soares da Silva Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6096-2258
  • Luiza Zangalli Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7028-5748
  • Sofia Perez Lopes da Silveira Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0001-5093-7614

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2023.v13.1110

Palavras-chave:

anti-bullying, intervenção, bullying escolar, assédio escolar, bullying

Resumo

Diversos estudos publicados sobre bullying trazem conceitos, epidemiologia e, principalmente, consequências dessa prática nos dias de hoje. No entanto, observou-se que uma menor parte deles traz intervenções que possam ser realizadas para prevenir potenciais consequências dessa prática. O objetivo deste estudo é buscar na literatura ações sugeridas para evitar essa violência. Com isso, foi feita uma revisão sobre intervenções anti-bullying já aplicadas. Embora a maioria dos estudos não contemple esse dado, alguns dão ênfase ao combate. Houve apontamentos na personalidade, tanto do agressor, quanto da vítima, como fator desencadeante ou fator protetor e, também, testemunhar agressões como potencial inibidor. Portanto, uma das práticas que foram observadas no combate foi tornar os adolescentes protagonistas no enfrentamento, inclusive trazendo suas questões individuais para potencial melhora das relações interpessoais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cândida Lüdtke, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Emanuelly Martins da Silva, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Camila Soares da Silva, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Luiza Zangalli, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Sofia Perez Lopes da Silveira, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Referências

Silva JLD, Oliveira WA, Mello FCM, Andrade LS, Bazon MR, Silva MAI. Anti-bullying interventions in schools: a systematic literature review. Cien Saude Colet. 2017;22(7):2329-40. https://doi.org/10.1590/1413-81232017227.16242015 - PMID:28724015 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017227.16242015

Coelho MTBF. Bullying escolar: revisão sistemática da literatura do período de 2009 a 2014. Rev Psicopedag. 2016;33(102):319-30. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862016000300010&script=sci_abstract

Brandão Neto W, Silva COD, Amorim RRTD, Aquino JM, Almeida Filho AJ, Gomes BDMR, Monteiro EMLM. Formation of protagonist adolescents to prevent bullying in school contexts. Rev Bras Enferm. 2020;73 Suppl 1:e20190418. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0418 PMID:32667478 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0418

Silva JLD, Oliveira WA, Carlos DM, Lizzi EADS, Rosário R, Silva MAI. Intervention in social skills and bullying. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):1085-91. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151 PMID:29924179 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151

Oliveira WA, Silva JL, Risk EN, Komatsu AV, Silva MAI, Santos MA. Bullying e mecanismos de desengajamento moral: revisão sistemática da literatura com metanálise. Psicol Esc Educ. 2021;25:e223346. https://doi.org/10.1590/2175-35392021223346 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392021223346

Ganesan K, Shakoor S, Wertz J, Agnew-Blais J, Bowes L, Jaffee SR, Matthews T, Arseneault L. Bullying behaviours and other conduct problems: longitudinal investigation of their independent associations with risk factors and later outcomes. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2021;56(11):2041-52. https://doi.org/10.1007/s00127-021-02062-4 - PMID:33856493 PMCID:PMC8521530 DOI: https://doi.org/10.1007/s00127-021-02062-4

Garandeau CF, Turunen T, Saarento-Zaprudin S, Salmivalli C. Effects of the KiVa anti-bullying program on defending behavior: investigating individual-level mechanisms of change. J Sch Psychol. 2023;99:101226. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2023.101226 - PMID:37507180 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2023.101226

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

1.
Lüdtke C, Silva EM da, Silva CS da, Zangalli L, Silveira SPL da. Intervenções anti-bullying: uma revisão de literatura. Debates em Psiquiatria [Internet]. 30º de dezembro de 2023 [citado 7º de fevereiro de 2025];13:1-9. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/1110

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Plaudit