Ferramentas de ensino para auxílio da aprendizagem de crianças com TDAH: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2024.v14.1113Palavras-chave:
transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, TDAH, metodologias ativas de ensino, neuroeducação, desatenção, sala de aula inclusivaResumo
Introdução: O transtorno de déficit de atenção (TDAH) é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns na infância, afetando em torno de 8% das crianças no mundo. Em muitos casos, os sintomas são somente percebidos quando os infantes ingressam na escola devido às exigências pedagógicas nesse âmbito. Nesse sentido, o professor necessita auxiliar a criança TDAH, em sala de aula, com ferramentas de ensino que diminuam os prejuízos na aprendizagem. Objetivo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sobre TDAH e os desafios que as crianças com esse transtorno enfrentam. Além disso, visa apresentar metodologias pedagógicas inclusivas que os docentes podem aplicar para amparar crianças com TDAH, já que a área da Educação enfrenta um desafio significativo para ensinar discentes com esse transtorno. Metodologia: Revisão da literatura com base na análise de artigos científicos publicados no PubMed, SciELO e UpToDate, além de bibliografia da área docente sobre metodologias ativas de aprendizagem. Conclusão: Com base no presente estudo, as metodologias atuais que colaboram para a aprendizagem de alunos TDAH são: a Aprendizagem Personalizada, a Contação de Histórias, a Sala de Aula Invertida e a Gamificação. No entanto, a pesquisa sugere que sejam elaboradas outras ferramentas de ensino com maior critério científico a respeito das particularidades do TDAH.
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