Ferramentas de ensino para auxílio da aprendizagem de crianças com TDAH: uma revisão da literatura

Autores

  • Juliana Garbinato Guidi Especializanda, Psiquiatria, Fundação Mario Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0008-4407-8084
  • Bárbara Garbinato Guidi Graduanda, Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0000-5336-8691
  • Claudia de Ceni Britto Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9291-9959
  • Rosana Tofani de Barros Especializanda, Psiquiatria, Centro de Estudos Barros Falcão, CEBF, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0003-8389-7051
  • Emanuelly Martins Silva Especializanda, Psiquiatria, Fundação Mario Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0707-2237
  • Urjel Aguiar Bouissou Morais Especializando, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7005-2151

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2024.v14.1113

Palavras-chave:

transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, TDAH, metodologias ativas de ensino, neuroeducação, desatenção, sala de aula inclusiva

Resumo

Introdução: O transtorno de déficit de atenção (TDAH) é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns na infância, afetando em torno de 8% das crianças no mundo. Em muitos casos, os sintomas são somente percebidos quando os infantes ingressam na escola devido às exigências pedagógicas nesse âmbito. Nesse sentido, o professor necessita auxiliar a criança TDAH, em sala de aula, com ferramentas de ensino que diminuam os prejuízos na aprendizagem. Objetivo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sobre TDAH e os desafios que as crianças com esse transtorno enfrentam. Além disso, visa apresentar metodologias pedagógicas inclusivas que os docentes podem aplicar para amparar crianças com TDAH, já que a área da Educação enfrenta um desafio significativo para ensinar discentes com esse transtorno. Metodologia: Revisão da literatura com base na análise de artigos científicos publicados no PubMed, SciELO e UpToDate, além de bibliografia da área docente sobre metodologias ativas de aprendizagem.  Conclusão: Com base no presente estudo, as metodologias atuais que colaboram para a aprendizagem de alunos TDAH são: a Aprendizagem Personalizada, a Contação de Histórias, a Sala de Aula Invertida e a Gamificação. No entanto, a pesquisa sugere que sejam elaboradas outras ferramentas de ensino com maior critério científico a respeito das particularidades do TDAH.

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Biografia do Autor

Juliana Garbinato Guidi, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Mario Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Bárbara Garbinato Guidi, Graduanda, Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil

Claudia de Ceni Britto, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Rosana Tofani de Barros, Especializanda, Psiquiatria, Centro de Estudos Barros Falcão, CEBF, Porto Alegre, RS, Brasil

Emanuelly Martins Silva, Especializanda, Psiquiatria, Fundação Mario Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

Urjel Aguiar Bouissou Morais, Especializando, Psiquiatria, Fundação Universitária Mário Martins, FUMM, Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

2024-01-27

Como Citar

1.
Guidi JG, Guidi BG, Britto C de C, Barros RT de, Silva EM, Morais UAB. Ferramentas de ensino para auxílio da aprendizagem de crianças com TDAH: uma revisão da literatura. Debates em Psiquiatria [Internet]. 27º de janeiro de 2024 [citado 6º de dezembro de 2024];14:1-11. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/1113

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Plaudit

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