Acadêmicos de medicina e o impacto do serviço de apoio psicológico

Autores

  • Tatiane Muniz Barbosa Professora, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3575-1555
  • Brenda Cristina Albino Graduanda, Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil
  • Luana Zytkoski Zanon Graduanda, Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil https://orcid.org/0009-0005-0234-3458
  • Tassiane Thaisi Thiesen Graduanda, Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil https://orcid.org/0009-0001-2766-1592

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2024.v14.1149

Palavras-chave:

estudantes de medicina, sistemas de apoio psicossocial, saúde mental

Resumo

Introdução: A saúde compreendida por meio de um conceito ampliado contempla diferentes dimensões, dentre essas a saúde mental. Como a rotina dos estudantes de Medicina tende a ser marcada por estresse, ansiedade e outros sofrimentos emocionais, as escolas médicas oferecem serviço de apoio psicológico para assistir a saúde mental. Objetivo: Avaliar as percepções dos acadêmicos de medicina a respeito do serviço de apoio psicológico em uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil. Método: A pesquisa, quanti e qualitativa, deu-se pela aprovação do CEP, com aplicação de questionário para acadêmicos da 1ª a 8ª fase de um curso de medicina. Os dados foram organizados e tratados por meio de análise de conteúdo.  Resultados: A maioria dos estudantes é do sexo feminino, jovens e solteiros. Entendem a saúde mental como um bom estado psicológico, sendo que boas relações interpessoais têm impactos positivos, enquanto que a sobrecarga nos estudos impacta negativamente. Dentre os que fizeram o uso do apoio psicológico, os principais motivos são dificuldades na vida acadêmica e relações pessoais. Não possuíam dificuldades de obter informações a respeito do serviço e se sentiram compreendidos. Porém, destacaram como obstáculos a fila de espera, a dificuldade na manutenção do atendimento e a falta de vínculo. Conclusão: A avaliação dos acadêmicos acerca do serviço de apoio psicológico foi positiva, mas levantam demandas para simplificação das etapas de acesso, o atendimento para além dos aspectos da vida acadêmica e o desenvolvimento de feedbacks que aumentem a satisfação dos resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Tatiane Muniz Barbosa, Professora, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil

Brenda Cristina Albino, Graduanda, Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil

Luana Zytkoski Zanon, Graduanda, Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil

Tassiane Thaisi Thiesen, Graduanda, Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Rio do Sul, SC, Brasil

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

1.
Barbosa TM, Albino BC, Zanon LZ, Thiesen TT. Acadêmicos de medicina e o impacto do serviço de apoio psicológico. Debates em Psiquiatria [Internet]. 7º de maio de 2024 [citado 11º de dezembro de 2024];14:1-21. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/1149

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit