Níveis disfuncionais de ansiedade relacionada ao coronavírus em estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2022.v12.294

Palavras-chave:

COVID-19, ansiedade, estudantes de medicina

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é verificar níveis disfuncionais de ansiedade em estudantes de Medicina durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Avaliou-se 656 universitários do curso de medicina do Brasil através de um estudo transversal, exploratório e quantitativo. Os dados foram coletados em maio e junho de 2020, através de dois questionários autoaplicáveis. O primeiro foi um instrumento elaborado pelos próprios autores para avaliar o perfil sociodemográfico da amostra estudada. Para avaliar os sintomas ansiosos, foi utilizada a Coronavírus Anxiety Scale - instrumento de avaliação de níveis disfuncionais de ansiedade relacionados à pandemia da COVID-19. Resultados: A prevalência de indivíduos com níveis disfuncionais de ansiedade relacionados à pandemia da COVID-19 foi de 7,6% (n = 50). São fatores de risco para a manifestação de sintomas ansiosos relacionados ao novo coronavírus: ter o curso interrompido durante a pandemia; experimentar a sensação de não estar aprendendo nada; ter diagnóstico prévio de transtorno mental; conviver com alguém que trabalha fora de casa; estar junto ao parceiro afetivo, aos amigos ou aos familiares e, ter incapacidade de manter hábitos saudáveis durante a pandemia; ter contato intradomiciliar com alguém infectado; ter medo da doença ou ter manifestado os sintomas. Conclusão: Este estudo demonstrou um número significativo de estudantes de medicina com níveis disfuncionais de ansiedade e diante dos resultados obtidos, foi vista a necessidade de uma abordagem mais direta sobre saúde mental nas universidades e nos meios de comunicação.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

1.
Costa RA, Teixeira L de AC, Faria MS, Mattos RMPR de, Pimentel D. Níveis disfuncionais de ansiedade relacionada ao coronavírus em estudantes de medicina . Debates em Psiquiatria [Internet]. 10º de agosto de 2022 [citado 27º de setembro de 2022];12:1-20. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/294

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