Efeito do nível educacional distinto na cognição geral entre duas regiões geopolíticas

Autores

  • Laiss Bertola Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5771-2576
  • Cândida Alves Universidade CEUMA, São Luís, MA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6161-2938
  • Sandra Cristina Marques Santos Universidade CEUMA, São Luís, MA, Brasil
  • Rafaela Teixeira Ávila Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Maria Aparecida Camargos Bicalho Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6298-9377

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2022.v12.427

Palavras-chave:

educação, disparidade, cognição, idosos

Resumo

Introdução: Países em desenvolvimento apresentam maior heterogeneidade na qualidade educacional, um reflexo da complexa diversidade socioeconômica e cultural. Sabe-se que a escolarização afeta o resultado em testes neuropsicológicos, e as normas desses instrumentos, geralmente, são divididas por anos educacionais. Diferenças no efeito da educação sobre cognição podem resultar em erros de diagnóstico. Objetivo: O presente trabalho objetivou comparar o efeito da escolarização sobre a cognição geral em idosos de duas regiões geopolíticas. Método: 125 idosos saudáveis ​​provenientes do nordeste (NE) ​ e 115 do sudeste (SE), com similar alcance, média e variância do nível educacional (p = 0,52) realizaram a Escala de Avaliação da Demência (DRS-Mattis). A variância residual desse instrumento, após regressão do efeito de idade, foi utilizada nas análises. A educação foi dividida em ensino primário (1-4 anos), ensino fundamental-médio (5-11 anos) e graduação (³12 anos). Resultado: Observou-se efeito distinto da educação, de acordo com a região, para a memória episódica e visioconstrução. Comparando os tamanhos de efeito simples para o nível educacional por região, há um efeito médio (r = 0,30) para o nível primário, tendo o grupo NE um desempenho significativamente menor. Conclusão: O efeito da educação na cognição geral é semelhante nas duas regiões, mas os idosos com nível primário têm desempenho significativamente diferente dependendo de sua região. Desigualdade na educação primária pode estar relacionada a outros fatores socioeconômicos apresentada por cada região. Destacamos a importância de se estudar amostras representativas em países heterogêneos como o Brasil, evitando erros de avaliação clínica ao usar normas restritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laiss Bertola, Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Cândida Alves, Universidade CEUMA, São Luís, MA, Brasil

Sandra Cristina Marques Santos, Universidade CEUMA, São Luís, MA, Brasil

Rafaela Teixeira Ávila, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Maria Aparecida Camargos Bicalho, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

Prince M, Acosta D, Ferri CP, Guerra M, Huang Y, Llibre Rodriguez JJ, Salas A, Sosa AL, Williams JD, Dewey ME, Acosta I, Jotheeswaran AT, Liu Z. Dementia incidence and mortality in middle-income countries, and associations with indicators of cognitive reserve: a 10/66 Dementia Research Group population-based cohort study. Lancet (London, England). 2012;380(9836):50-58. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(12)60399-7

Prince M, Bryce R, Albanese E, Wimo A, Ribeiro W, Ferri CP. The global prevalence of dementia: a systematic review and metaanalysis. Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association. 2013;9(1):63-75.e62. https://doi.org/10.1016/j.jalz.2012.11.007 - PMid:23305823

Alzheimer's Disease International. World Alzheimer Report 2018. The state of the art of dementia research: new frontiers. https://www.alzint.org/u/WorldAlzheimerReport2018.pdf

OECD. The Organisation for Economic Co-operation and Development. Education at a Glance 2018. Paris: OECD Publishing; 2018. https://doi.org/10.1787/eag-2018-en

Paula JJ, Bertola L, Ávila RT, Moreira L, Coutinho G, Moraes EN, Bicalho MAC, Nicolato R, Diniz BS, Malloy-Diniz LF. Clinical applicability and cutoff values for an unstructured neuropsychological assessment protocol for older adults with low formal education. PLoS One. 2013;8(9):e73167. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0073167 - Correction: https://doi.org/10.1371/annotation/2a374fe8-6d25-45cb-b97b-a5ca1529aa14 - PMid:24066031 - PMCid:PMC3774762

Manly JJ, Jacobs D, Touradji P, Small S, Stern Y. Reading level attenuates differences in neuropsychological test performance between African American and white elders. Journal of the International Neuropsychological Society. JINS. 2002;8(3):341-348. https://doi.org/10.1017/S1355617702813157 - PMid:11939693

Sattler C, Toro P, Schönknecht P, Schröder J. Cognitive activity, education and socioeconomic status as preventive factors for mild cognitive impairment and Alzheimer's disease. Psychiatry Research. 2012;196(1):90-95. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2011.11.012 - PMid:22390831

Zahodne LB, Wall MM, Schupf N, Mayeux R, Manly JJ, Stern Y, Brickman AM. Late-life memory trajectories in relation to incident dementia and regional brain atrophy. Journal of Neurology. 2015;262(11):2484-2490. https://doi.org/10.1007/s00415-015-7871-8 - PMid:26259562 - PMCid:PMC4819990

Farfel JM, Nitrini R, Suemoto CK, Grinberg LT, Ferretti REL, Leite REP, Tampellini E, Lima L, Farias DS, Neves RC, Rodriguez RD, Menezes PR, Fregni F, Bennett DA, Pasqualucci CA, Jacob Filho W. Very low levels of education and cognitive reserve: a clinicopathologic study. Neurology. 2013; 81(7):650-657. https://doi.org/10.1212/WNL.0b013e3182a08f1b - PMid:23873971 PMCid:PMC3775692

Mukadam N, Sommerlad A, Huntley J, Livingston G. Population attributable fractions for risk factors for dementia in low-income and middle-income countries: an analysis using cross-sectional survey data. Lancet Glob Health. 2019;7(5):e596-e603. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(19)30074-9

Scazufca M, Almeida OP, Menezes PR. The role of literacy, occupation and income in dementia prevention: the Sao Paulo Ageing & Health Study (SPAH). International psychogeriatrics. 2010;22(8):1209-1215. https://doi.org/10.1017/S1041610210001213 - PMid:20678301

Sosa AL, Albanese E, Stephan BCM, Dewey M, Acosta D, Ferri C P, Guerra M, Huang Y, Jacob KS, Jiménez-Velázquez IZ, Llibre Rodriguez JJ, Salas A, Williams J, Stewart R. Prevalence, distribution, and impact of mild cognitive impairment in Latin America, China, and India: a 10/66 population-based study. PLoS medicine. 2012;9(2): e1001170-e1001170. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1001170 - PMid:22346736 - PMCid:PMC3274506

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE; 2010. https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html

Hazin I, Leite G, Oliveira RM, Alencar JC, Fichman HC, Marques PDN, Mello CB. Brazilian normative data on letter and category fluency tasks: effects of gender, age, and geopolitical region. Frontiers in Psychology. Sec. Educational Psychology. 2016;10(may). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00684 PMid:27242598 - PMCid:PMC4861882

Manly JJ, Jacobs DM, Sano M, Bell K, Merchant CA, Small S A, Stern Y. Effect of literacy on neuropsychological test performance in nondemented, education-matched elders. Journal of the International Neuropsychological Society. JINS. 1999;5(3):191-202. https://doi.org/10.1017/S135561779953302X - PMid:10217919

Manly JJ, Touradji P, Tang M, Stern Y. Literacy and memory decline among ethnically diverse elders. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology. 2003;25(5):680-690. https://doi.org/10.1076/jcen.25.5.680.14579 PMid:12815505

Sisco S, Gross AL, Shih RA, Sachs BC, Glymour MM, Bangen KJ, Benitez A, Skinner J, Schneider BC, Manly JJ. The role of early-life educational quality and literacy in explaining racial disparities in cognition in late life. Journals of Gerontology. Series B. Psychological Sciences and Social Sciences. 2013;70(4):557-567. https://doi.org/10.1093/geronb/gbt133 - PMid:24584038 PMCid:PMC4462668

Instituto Paulo Montenegro de Ação Educativa. Indicador de alfabetismo funcional. INAF: estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho. São Paulo; 2016. https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/09/INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf

OECD. The Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2015 Results (Volume I): excellence and equity in education, PISA. Paris: OECD Publishing; 2016. http://dx.doi.org/10.1787/9789264266490-en

Bertola L, Malloy-Diniz LF. Assessing knowledge: psychometric properties of the BAMS semantic memory battery. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo). 2018;45(2):33-37. https://doi.org/10.1590/0101-60830000000152

Bertola L, Malloy-Diniz LF. Bateria de avaliação da memória semântica: livro de instruções. São Paulo: Vetor; 2019. v.1

Foss MP, Carvalho VA, Machado TH, Reis GC, Tumas V, Caramelli P, Nitrini R, Porto CS. Mattis Dementia Rating Scale (DRS): normative data for the Brazilian middle-age and elderly populations. Dementia & Neuropsychologia. 2013;374-379. https://doi.org/10.1590/S1980-57642013DN74000004 - PMid:29213861 - PMCid:PMC5619498

Porto CS, Fichman HC, Caramelli P, Bahia VS, Nitrini R. Brazilian version of the mattis dementia rating scale: diagnosis of mild dementia in alzheimer's disease. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 2003;61(2B):339-345. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2003000300004 - PMid:12894264

ABEP. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério Brasil 2015 e atualização da distribuição de classes para 2016. Critério de classificação econômica Brasil, 1-6. São Paulo; 2016. https://www.abep.org/criterio-brasil

IBM Corporation. IBM SPSS Statistics for Mac. Version 21.0. 2012. Armonk, NY: IBM; 2012. https://www.ibm.com/support/pages/spss-statistics-210-available-download

Muthén L, Muthén B. Mplus: statistical analysis with latent variables: user's guide. 7th ed. Los Angeles, CA: Muthén & Muthén; 2012. https://www.statmodel.com/download/usersguide/Mplus%20user%20guide%20Ver_7_r3_web.pdf

Dehaene S, Pegado F, Braga LW, Ventura P, Nunes Filho G, Jobert A, Dehaene-Lambertz G, Kolinsky R, Morais J, Cohen L. How learning to read changes the cortical networks for vision and language. Science. 2010;330(6009):1359-1364. https://doi.org/10.1126/science.1194140 - PMid:21071632

Dehaene S, Cohen L, Morais J, Kolinsky R. Illiterate to literate: behavioural and cerebral changes induced by reading acquisition. Nature Reviews Neuroscience. 2015;16(4):234-244. https://doi.org/10.1038/nrn3924 - PMid:25783611

Thiebaut De Schotten M, Cohen L, Amemiya E, Braga LW, Dehaene S. Learning to read improves the structure of the arcuate fasciculus. Cerebral Cortex. 2014;24(4):989-995. https://doi.org/10.1093/cercor/bhs383 - PMid:23236205

Ardila A, Bertolucci PH, Braga LW, Castro-Caldas A, Judd T, Kosmidis MH, Matute E, Nitrini R, Ostrosky-Solis F, Rosselli M. Illiteracy: the neuropsychology of cognition without reading. Archives of Clinical Neuropsychology. 2010;25(8):689-712. https://doi.org/10.1093/arclin/acq079 PMid:21075867

Kosmidis, M. H. Challenges in the neuropsychological assessment of illiterate older adults. Language, Cognition and Neuroscience. 2018;33(3):373-386. https://doi.org/10.1080/23273798.2017.1379605

Brasil. Ministério da Educação. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Resumo técnico: resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. Brasília; 2017. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2017/ResumoTecnico_Ideb_2005-2017.pdf

Araújo LF, Giatti L, Chor D, Passos VMA, Barreto SM. Maternal education, anthropometric markers of malnutrition and cognitive function (ELSA-Brasil). BMC Public Health. 2014;14(673) https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-673 PMid:24989981 PMCid:PMC4087199

Bertola L, Benseñor IM, Barreto SM, Giatti L, Moreno AB, Viana MC, Lotufo PA, Suemoto CK. Early life socioeconomic status predicts cognition regardless of education level. Eur J Neurol. 2021;28:3972- 3978. https://doi.org/10.1111/ene.15042 - PMid:34328669

Bezerra ABC, Coutinho ESF, Barca ML, Engedal K, Engelhardt E, Laks J. School attainment in childhood is an independent risk factor of dementia in late life: results from a Brazilian sample. International Psychogeriatrics. 2012;24(01):55-61. https://doi.org/10.1017/S1041610211001554 - PMid:21813041

Jefferson AL, Gibbons LE, Rentz DM, Carvalho JO, Manly J, Bennett DA, Jones RN. A life course model of cognitive activities, socioeconomic status, education, reading ability, and cognition. Journal of the American Geriatrics Society. 2011;59(8):1403-1411. https://doi.org/10.1111/j.1532-5415.2011.03499.x PMid:21797830 - PMCid:PMC3222272

Mackes NK, Golm D, Sarkar S, Kumsta R, Rutter M, Fairchild G, Mehta MA, Sonuga-Barke EJS. Early childhood deprivation is associated with alterations in adult brain structure despite subsequent environmental enrichment. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2020;117(1):641. https://doi.org/10.1073/pnas.1911264116 PMid:31907309 - PMCid:PMC6955353

Marden JR, Tchetgen Tchetgen EJ, Kawachi I, Glymour MM. Contribution of socioeconomic status at 3 life-course periods to late-life memory function and deecline: early and late predictors of dementia risk. American Journal of Epidemiology. 2017;186(7):805–814. https://doi.org/10.1093/aje/kwx155 PMid:28541410 - PMCid:PMC5859987

Melrose RJ, Brewster P, Marquine MJ, MacKay-Brandt A, Reed B, Farias ST, Mungas, D. Early life development in a multiethnic sample and the relation to late life cognition. Journals of Gerontology. Series B. Psychological Sciences and Social Sciences. 2013;70(4): 519-531. https://doi.org/10.1093/geronb/gbt126 - PMid:24389122 PMCid:PMC4462667

Fyffe DC, Mukherjee S, Barnes LL, Manly JJ, Bennett DA, Crane PK. Explaining differences in episodic memory performance among older African Americans and whites: the roles of factors related to cognitive reserve and test bias. Journal of the International Neuropsychological Society. 2011;17(4):625-638. https://doi.org/10.1017/S1355617711000476 - PMid:23131601 PMCid:PMC3496282

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

1.
Bertola L, Alves C, Santos SCM, Ávila RT, Bicalho MAC. Efeito do nível educacional distinto na cognição geral entre duas regiões geopolíticas. Debates em Psiquiatria [Internet]. 9º de novembro de 2022 [citado 26º de junho de 2024];12:1-18. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/427

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit