Como deve ser feita a avaliação de competências na residência médica em psiquiatria? Análise de quatro modelos e perspectivas para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2023.v13.452Palavras-chave:
residência médica, competências, ensino, avaliaçãoResumo
A nova matriz de competências para os programas de residência médica em psiquiatria no Brasil, publicada em 6 de julho de 2021, traz um aprofundamento maior das habilidades a serem atingidas e amplia o horizonte de possibilidades de processos de ensino e aprendizagem teórica e prática. Entretanto, essa nova matriz de competências para a Residência Médica em Psiquiatria e respectivas áreas de atuação deixou uma lacuna exposta na legislação: Qual a melhor forma de avaliar as competências nos futuros especialistas durante seu treinamento? Visto que ainda não há legislação, nem consenso sobre o assunto, propomos a discussão de modelos de quatro locais do mundo que passaram por processos semelhantes nas últimas décadas, e que obtiveram bons resultados. Assim, o objetivo deste artigo é analisar esses modelos de avaliação de competências em residências de psiquiatria e fazer futuras propostas para o Brasil.
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