Como deve ser feita a avaliação de competências na residência médica em psiquiatria? Análise de quatro modelos e perspectivas para o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2023.v13.452

Palavras-chave:

residência médica, competências, ensino, avaliação

Resumo

A nova matriz de competências para os programas de residência médica em psiquiatria no Brasil, publicada em 6 de julho de 2021, traz um aprofundamento maior das habilidades a serem atingidas e amplia o horizonte de possibilidades de processos de ensino e aprendizagem teórica e prática. Entretanto, essa nova matriz de competências para a Residência Médica em Psiquiatria e respectivas áreas de atuação deixou uma lacuna exposta na legislação: Qual a melhor forma de avaliar as competências nos futuros especialistas durante seu treinamento? Visto que ainda não há legislação, nem consenso sobre o assunto, propomos a discussão de modelos de quatro locais do mundo que passaram por processos semelhantes nas últimas décadas, e que obtiveram bons resultados. Assim, o objetivo deste artigo é analisar esses modelos de avaliação de competências em residências de psiquiatria e fazer futuras propostas para o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Rodrigo Baldaçara, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Palmas, TO, Brasil

Marcelo Bruno Generoso, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, Brasil

Marsal Sanches, Department of Psychiatry and Behavioral Sciences, Baylor College of Medicine, Houston, TX, Estados Unidos

Thiago Marques Fidalgo, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, Brasil

Ives Cavalcante Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

Ricardo Riyoiti Uchida, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, Brasil

Pedro Shiozawa, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, Brasil

Paulo Geovanny Pedreira, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Palmas, TO, Brasil

Antônio Geraldo Silva, Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Referências

Scheffer M, coordenador. Demografia médica no Brasil 2020. São Paulo: Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP; Conselho Federal de Medicina; 2020. https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

Baldaçara LR, Fidelis FAP, Fidalgo TM, Generoso MB, Passos IC, Zago-Gomes MP, Peterle VCU, Grudtner RR, Porto DM, Silva AG. Matriz de competências em psiquiatria. Debates Psiquiatr. 2022;12:1-24. https://doi.org/10.25118/2763-9037.2022.v12.350

Brasil. Ministério da Educação. Matrizes de competências aprovadas pela CNRM. Brasília: Ministério da Educação; c2018. http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/71531-matrizes-de-competencias-aprovadas-pela-cnrm

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Resolução CNRM nº 18, de 6 de julho de 2021. Aprova a matriz de competências dos programas de residência médica em psiquiatria no Brasil. https://www.gov.br/mec/pt-br/residencia-medica/crm/2021/resolucao-cnrm-no-18-de-6-de-julho-de-2021-resolucao-cnrm-no-18-de-6-de-julho-de-2021-dou-imprensa-nacional.pdf

Gil AC. Didática do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Atlas; 2018.

Pazin Filho A. Características do aprendizado do adulto. Medicina (Ribeirão Preto). 2007;40(1):7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i1p7-16

Frank JR, Snell L, Sherbino J, editors. CanMEDS 2015: physician competency framework. Ottawa (ON): Royal College of Physicians and Surgeons of Canada; 2015. https://canmeds.royalcollege.ca/uploads/en/framework/CanMEDS%202015%20Framework_EN_Reduced.pdf

Royal College of Physicians and Surgeons of Canada. Competence by design: Canada’s model for competency-based medical education. Ottawa (ON): Royal College of Physicians and Surgeons of Canada; 2022. https://www.royalcollege.ca/rcsite/cbd/competence-by-design-cbd-e

Holmboe ES, Iobst WF. ACGME assessment guidebook. Chicago: Accreditation Council for Graduate Medical Education; 2020. https://www.acgme.org/globalassets/pdfs/milestones/guidebooks/assessmentguidebook.pdf

Royal College of Psychiatrists. Psychiatry silver guide: guidance for psychiatric training in the UK. London: Royal College of Psychiatrists; 2022. https://www.rcpsych.ac.uk/docs/default-source/training/curricula-and-guidance/silver-guide-final_7-1-22.pd

Brittlebank A, Hermans M, Bhugra D, Costa MP, Rojnic-Kuzman M, Fiorillo A, Kurimay T, Hanon C, Wasserman D, van der Gaag RJ. Training in psychiatry throughout Europe. Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci. 2016;266(2):155-64. https://doi.org/10.1007/s00406-016-0679-4 - PMID:26880078 - PMCID:PMC4757612

Baessler F, Riese F, Costa MP, Picker L, Kazakova O, Kanellopoulos A, Grassl R, Gargot T; European Federation of Psychiatric Trainees; Dias MC. Becoming a psychiatrist in Europe: the title is recognized across the European Union, but what are the differences in training, salary and working hours? World Psychiatry. 2015;14(3):372-3. https://doi.org/10.1002/wps.20259 PMID:26407800 - PMCID:PMC4592667

Kuzman MR, Giacco D, Simmons M, Wuyts P, Baush-Becker N, Favre G, Nawka A. Psychiatry training in Europe: views from the trenches. Med Teach. 2012;34(10):e708-17. https://doi.org/10.3109/0142159X.2012.687481 PMID:22646296

Wijnen-Meijer M, Burdick W, Alofs L, Burgers C, ten Cate O. Stages and transitions in medical education around the world: clarifying structures and terminology. Med Teach. 2013;35(4):301-7. https://doi.org/10.3109/0142159X.2012.746449 PMID:23360484

Etxeandia-Pradera JI, Martinez-Uribe D, Bellver-Pradas F, Gonzalez-Piqueras JC, Nacher J, Aguilar EJ. Training psychiatry residents in descriptive psychopathology: a systematic review. Psychopathology. 2021;54:1-17. https://doi.org/10.1159/000512791 - PMID:33611314

Cruess RL, Cruess SR, Steinert Y. Amending Miller's Pyramid to include professional identity formation. Acad Med. 2016;91(2):180-5. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000913 PMID:26332429

Norcini J, Anderson MB, Bollela V, Burch V, Costa MJ, Duvivier R, Hays R, Mackay MFP, Roberts T, Swanson D. 2018 consensus framework for good assessment. Med Teach. 2018;40(11):1102-9. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1500016 - PMID:30299187

Borges MC, Miranda CH, Santana RC, Bollela VR. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):324-31. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331

Romão GS, Sá MFS, Fernandes CE, Silva Filho A. Residência médica: ensino e avaliação das competências. Santana de Parnaíba (BR): Manole; 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

1.
Baldaçara LR, Generoso MB, Sanches M, Fidalgo TM, Passos IC, Uchida RR, Shiozawa P, Pedreira PG, Silva AG. Como deve ser feita a avaliação de competências na residência médica em psiquiatria? Análise de quatro modelos e perspectivas para o Brasil. Debates em Psiquiatria [Internet]. 30º de janeiro de 2023 [citado 13º de julho de 2024];13:1-12. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/452

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Plaudit

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>