Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de aprendizagem: diferenças e semelhanças

Autores

  • Sylvia Maria Ciasca Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil
  • César de Moraes Prof. Dr. de Psiquiatria Infantil, PUC Campinas/Pesquisador do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção – DISAPRE, Departamento de Neurológia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.981

Palavras-chave:

TDAH, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de aprendizagem, criança, atenção, aprendizagem

Resumo

O principal objetivo deste artigo de atualização é de rever os principais conceitos relacionados aos Transtornos de Atenção e da Aprendizagem, mostrando os vínculos entre os dois e suas principais diferenças. Os dois transtornos foram bastante exemplificados e no transcorrer do tempo seus conceitos foram confundidos a ponta de prejudicar a criança, a família e a escola. A principal intenção é fazer uma pequena atualização do capítulo escrito pelos mesmos autores no livro, Transtornos de Deficit de Atenção e Hiperatividade1, publicado em 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sylvia Maria Ciasca, Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

César de Moraes, Prof. Dr. de Psiquiatria Infantil, PUC Campinas/Pesquisador do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção – DISAPRE, Departamento de Neurológia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

Referências

Ciasca SM, Rodrigues SD, Salgado, CA TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Rio de Janeiro, Editora Revinter, 2010

Ciasca, SM Dislexia do Desenvolvimento: Diagnóstico Interdisciplinar. (Tese de Livre Docência). Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas, 2005

American Psychiatry Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder. 4 ed. Washington, DC: APA, 1994.

Fisher, M: Barkley, R A.; Smallish, L.; Fletcher, K Executive functioning in hyperactive children as young adults: Attention, inhibition and response perseveration and the impact of comorbidity. Developmental Neuropsychology, 2005, 27, 107-133

Mayes, R; Bagwell, C; Erkulwater ] ADHD and the rise in stimulant use among children. Harv Rev Psychiatry 2008, 16(3) 151-166 DOI: https://doi.org/10.1080/10673220802167782

Rohde LA, Biederman ), Zimmermann H, Schmitz M, Martins S, Tramontina S. Exploring ADHD age-of-onsercriterion in Brazilian adolescents. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2000, 9(3):212 DOI: https://doi.org/10.1007/s007870070045

Fisher, M:; Barkley, R A.; Smallish, L.; Fletcher, K Executive functioning in hyperactive children as young adults: Attention, inhibition and response perseveration and the impact of comorbidity. Developmental Neuropsychology, 2005, 27, 107-133 DOI: https://doi.org/10.1207/s15326942dn2701_5

Ciasca, SM Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem em crianças: Análise do Diagnóstico Interdisciplinar. (Tese de doutorado), Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas, 1996

Biederman, ).: Faraone, S V; Weber, W; Russell, R L;; Rater, M,; Park, K S. Correspondence between DSMIII-R and DSM-IV attention-deficit/hyperactivity disorder. ) Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 1997, Dec. 36(12):16827 DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-199712000-00016

Marshall, R. M, & Hynd, G. W. Academic underachievement in ADD subtypes. Journal of Learning Disabilities, 1997, 30(6), 635-643. DOI: https://doi.org/10.1177/002221949703000607

Javorsky, ). An examination of youth with attention deficit/hyperactivity disorder and language learning disabilities: A clinical study. Journal of Learning Disabili-ties, 1996, 29(3), 247-259 DOI: https://doi.org/10.1177/002221949602900303

Riccio, C A, Jemison, S) ADHD and emergent literacy: Influences of language factors. Reading and Writing Quarterly, 1998, 14(1), 43-59. DOI: https://doi.org/10.1080/1057356980140103

Barkley, RA Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade: Manual para Diagnóstico e Tratamento, 32. Ed. Porto Alegre, Artmed, 2008

Fischer, BC Attention Deficit Disorder Misdiagnosis: approaching ADD from a brain-behavior/neurpsychological perspective for assessment and tratament, New York, CRC Press, 1998

Shalev RS. Developmental dyscalculia. ) Child Neurol. 2004 Oct:19 (10):76571. DOI: https://doi.org/10.1177/08830738040190100601

Monuteaux MC, Faraone SV, Herzig K, Navsaria N, Biederman ). (2005) ADHD and dyscalculia: Evidence for independent familial transmission .) Learn Disabil. 2005, Jan-Feb;38(1):86-93 DOI: https://doi.org/10.1177/00222194050380010701

Pennington, B F; Friedman ,M C,; Chhabildas, N.; Budhiraja, N;; Willcutr, E G.,. Etiology of the comorbidity between RD and ADHD: exploration of the non-random mating hypothesis. Am ) Med Genet B Neuropsychiatr Genet. 2003, 1; 120B (1):109-15 DOI: https://doi.org/10.1002/ajmg.b.20029

Karande, S.; Satam, N.; Kulkarn, M; Sholapurwala, R.; Chitre, A.; Shah, N. Clinical and psychoeducational profile of children with specific learning disability and co-oceurring attention-deficit hyperactivity disorder. Indian] Med Sai. 2007, 61 (12):639-47 DOI: https://doi.org/10.4103/0019-5359.37784

Purvis K. L and Tannock, R Language Abilities in Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, Reading Disabilities, and Normal Controls, Journal of Abnormal Child Psychology, 1997, 25(2),133-144 DOI: https://doi.org/10.1177/108705479700200314

Galaburda, A M. Dyslexia--a molecular disorder of neuronal migration: the 2004 Norman Geschwind Memorial Lecture. Ann Dyslexia. 2005 55(2)151-65 DOI: https://doi.org/10.1007/s11881-005-0009-4

Arduini, R.G.; Capellini, S.A.; Ciasca, S M. Comparative study of the neuropsychological and neuroimaging evaluations in children with dyslexia. Arq Neuropsiquiarr, 2006, 64(2B):369-75. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2006000300004

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

1.
Ciasca SM, Moraes C de. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de aprendizagem: diferenças e semelhanças. Debates em Psiquiatria [Internet]. 29º de fevereiro de 2012 [citado 18º de dezembro de 2024];2(1):6-9. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/981

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.