Repercussões do cyberbullying na saúde mental dos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2015.v5.171Palabras clave:
Internet, adolescente, violência, saúde mentalResumen
Considera-se cyberbullying quando um ou mais indivíduos utilizam os meios eletrônicos com a intenção de agredir, infligir injúria ou desconforto, humilhar, causar medo ou sensação de desespero no indivíduo que é alvo das agressões. Essas ações podem ser feitas via e-mail, salas de bate-papo, telefones celulares, mensagens instantâneas, cabines de votação online. As evidências indicam que 20-40% dos adolescentes terão pelo menos uma experiência com cyberbullying e que o número de cybervítimas está aumentando. O principal dano causado pelo cyberbullying é o de prejudicar a reputação da vítima, com repercussões que podem ser ainda maiores do que aquelas observadas no bullying tradicional. A vitimização relacionada ao cyberbullying está associada a problemas sociais e de comportamento, incluindo sintomatologia depressiva, abuso de substâncias psicoativas, tentativas de suicídio e suicídio, constituindo-se assim em problemas significativos para a saúde mental dos adolescentes.
Descargas
Métricas
Citas
Schouten AP, Valkenburg PM, Peter J. Precursors and underlying processes of adolescents’ online self-disclosure: developing and testing an “Internet attribute-perception” model. Media Psychol. 2007;10:292-315. DOI: https://doi.org/10.1080/15213260701375686
Valkenburg PM, Peter J. Online communication among adolescents: an integrated model of its attraction, opportunities, and risks. J Adolesc Health. 2011;48:121-7. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2010.08.020
Valkenburg PM, Peter J. Social consequences of the internet for adolescents: a decade of research. Curr Dir Psychol Sci. 2009;18:1-5. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8721.2009.01595.x
Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC domicílios e empresas 2011 [Internet]. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil. 2012 [cited 2013 Feb 20]. http://op.ceptro.br/cgi-bin/cetic/tic-domicilios-e-empresas-2011.pdf
Slonje R, Smith PK. Cyberbullying: another main type of bullying? Scand J Psychol. 2008;49:147-54. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9450.2007.00611.x
Tokunaga RS. Following you home from school: a critical review and synthesis of research on cyberbullying victimization. Comput Human Behav. 2010;26:277-87. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2009.11.014
Ybarra ML, Mitchell KJ, Wolak J, Finkelhor D. Examining and associated distress related to Internet harassment: Findings from the Second Youth Internet Safety Survey. Pediatrics. 2006;118:e1169-77. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2006-0815
Bottino SMB, Gomez CR, Correa VLA, Ribeiro WS. Relações entre cyberbullying e problemas de saúde mental em adolescentes. Cad Saude Publica. 2014. In press.9. Buhrmester D, Prager K. Patterns and functions of self-disclosure during childhood and adolescence. In: Rotenberg KJ, ed. Disclosure processes in children and adolescents. Cambridge: Cambridge University Press; 1995. p. 10-56. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511527746.002
Davis K. Coming of age online: the developmental underpinnings of girls’ blogs. J Adolesc Res. 2010;25:145-71. DOI: https://doi.org/10.1177/0743558409350503
Schmitt KL, Dayanim S, Matthias S. Personal homepage construction as an expression of social development. Dev Psychol. 2008;44:496-506. DOI: https://doi.org/10.1037/0012-1649.44.2.496
Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). Gerações Y e Z: juventude digital [Internet]. [cited 2014 Aug 2]. http://www4.ibope.com.br/download/geracoes%20_y_e_z_divulgacao.pdf
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) [Internet]. 2011 [cited 2015 Jan 19]. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2011/
Spizzirri RCP, Wagner A, Mosmann CP, Arman AB. Adolescência conectada: mapeando o uso da internet em jovens internautas. Psicol Argum Curitiba. 2012;30:327-35. DOI: https://doi.org/10.7213/psicolargum.v30i69.23288
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O uso da internet por adolescentes [Internet]. 2013 [cited 2014 Jul 26]. http://www.unicef.org/brazil/pt/br_uso_internet_adolescentes.pdf
Council on Communications and Media. Children, adolescents, and the media. Pediatrics. 2013;132:958-61. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2013-2656
Olweus D. Bullying in school: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell; 1993.
Menesini E, Nocentini A, Palladino BE, Frisén A, Berne S, Ortega-Ruiz R, Calmaestra J, Scheithauer H, et al. Cyberbullying definition among adolescents: a comparison across six European countries. Cyberpsychol Behav Soc Netw. 2012;15:455-63. DOI: https://doi.org/10.1089/cyber.2012.0040
Kowalski RM, Limbert SP. Electronic bullying among middle school students. J Adolesc Health. 2007;41:S22-S30. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2007.08.017
National Housing Corporation (NCH). Putting U in the picture – Mobile phone bullying survey [Internet]. 2005 [cited 015 Jan 19]. http://www.avaproject.org.uk/media/28482/mobile_bullying_report.pdf
Nocentini A, Calmaestra J, Schultze-Krumbholz A, Scheithauera H, Ortegaa R, Menesini E. Cyberbullying: labels, behaviours and definition in three European countries. Austr J Guid Couns. 2010;20:129-42. DOI: https://doi.org/10.1375/ajgc.20.2.129
Ortega R, Elipe P, Mora-Merchan JA, Genta ML, Brighi A, Guarini A, et al. The emotional impact of bullying and cyberbullying on victims: a European cross-national study. Aggress Behav. 2012;38:342-56. DOI: https://doi.org/10.1002/ab.21440
Wang J, Nansel TR, Iannotti RJ. Cyber and traditional bullying: differential association with depression. J Adolesc Health. 2011;48:415-7. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2010.07.012
Litwiller BJ, Brausch AM. Cyber bullying and physical bullying in adolescent suicide: the role of violent behavior and substance use. J Youth Adolesc. 2013;42:675-84. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-013-9925-5
Hinduja S, Patchin JW. Bullying, cyberbullying and suicide. Arch Suicide Res. 2010;14:206-21. DOI: https://doi.org/10.1080/13811118.2010.494133
Pérez C, Astudillo J, Varela TJ, Lecannelier FA. Evaluación de la efectividad del Programa Vínculos para la Prevención e Intervención del Bullying en Santiago de Chile. Psicol Esc Educ. 2013;17:163-72. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100017
Hui EKP, Tsang SKM, Law BCM. Combating school bullying through developmental guidance for positive youth development and promoting harmonious school culture. Sci World J. 2011;11:2266-77. DOI: https://doi.org/10.1100/2011/705824
Bostic JQ, Brunt CC. Cornered: an approach to school bullying and cyberbullying, and forensic implications. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 2011;20:447-65. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chc.2011.03.004
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Debates em Psiquiatria permite que el (los) autor (es) mantenga(n) sus derechos de autor sin restricciones. Permite al (los) autor (es) conservar sus derechos de publicación sin restricciones. Los autores deben garantizar que el artículo es un trabajo original sin fabricación, fraude o plagio; no infringe ningún derecho de autor o derecho de propiedad de terceros. Los autores también deben garantizar que cada uno atendió a los requisitos de autoría conforme a la recomendación del ICMJE y entienden que, si el artículo o parte de él es fallido o fraudulento, cada autor comparte la responsabilidad.
Reconocimiento-NoComercial 4.0 internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria es regida por la licencia CC-BY-NC
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y crear a partir del material
El licenciador no puede revocar estas libertades mientras cumpla con los términos de la licencia. Bajo las condiciones siguientes:
- Reconocimiento — Debe reconocer adecuadamente la autoría, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios<. Puede hacerlo de cualquier manera razonable, pero no de una manera que sugiera que tiene el apoyo del licenciador o lo recibe por el uso que hace.
- NoComercial — No puede utilizar el material para una finalidad comercial.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que legalmente restrinjan realizar aquello que la licencia permite.