A exclusão na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista em escola regular

Autores/as

  • Márcia Cristina Maciel de Aguia Professora auxiliar, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, BA. Professora, Faculdade de Tecnologia e Ciências; doutoranda, Programa de Pós-Graduação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA. Pesquisadora, Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo (LABIRINTO), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA.
  • Milena Pereira Pondé Professora adjunta, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA. Coordenadora, LABIRINTO, Salvador, BA.

DOI:

https://doi.org/10.25118/2236-918X-7-3-2

Palabras clave:

Transtorno do espectro autista, escola, inclusão

Resumen

Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é classificado na 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais como um transtorno do neurodesenvolvimento. A definição biomédica do transtorno, contudo, não abarca o sentido sociocultural dessa condição. Objetivo: Este estudo analisa como se processa a inclusão escolar de crianças com diagnóstico de TEA a partir da perspectiva dos pais. Método: Estudo qualitativo de narrativa de histórias orais, eliciadas a partir de entrevistas semiestruturadas. Foram feitas 30 entrevistas com mães e pais de pessoas com diagnóstico prévio de TEA. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas após análise de conteúdo. Resultados: A análise indica que a inclusão escolar de pessoas com TEA é permeada pelo sofrimento da criança, dos pais e dos profissionais da educação; além disso, a maioria dos pais entrevistados considerou que os profissionais da escola excluem os seus filhos. Conclusão: A inclusão de crianças com TEA em escolas regulares pode vir a ser mais um instrumento de exclusão e sofrimento para os envolvidos. O processo de inclusão escolar não pode se resumir a um procedimento normativo; deve envolver a forma como essas crianças são recebidas e tratadas na escola, assim como o preparo dos técnicos de educação para o processo de inclusão.

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

1.
Aguia MCM de, Pondé MP. A exclusão na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista em escola regular. Debates em Psiquiatria [Internet]. 30 de junio de 2017 [citado 22 de diciembre de 2024];7(3):6-11. Disponible en: https://revistardp.org.br/revista/article/view/89

Número

Sección

Articulos Originales

Plaudit