A exclusão na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista em escola regular
DOI:
https://doi.org/10.25118/2236-918X-7-3-2Palabras clave:
Transtorno do espectro autista, escola, inclusãoResumen
Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é classificado na 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais como um transtorno do neurodesenvolvimento. A definição biomédica do transtorno, contudo, não abarca o sentido sociocultural dessa condição. Objetivo: Este estudo analisa como se processa a inclusão escolar de crianças com diagnóstico de TEA a partir da perspectiva dos pais. Método: Estudo qualitativo de narrativa de histórias orais, eliciadas a partir de entrevistas semiestruturadas. Foram feitas 30 entrevistas com mães e pais de pessoas com diagnóstico prévio de TEA. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas após análise de conteúdo. Resultados: A análise indica que a inclusão escolar de pessoas com TEA é permeada pelo sofrimento da criança, dos pais e dos profissionais da educação; além disso, a maioria dos pais entrevistados considerou que os profissionais da escola excluem os seus filhos. Conclusão: A inclusão de crianças com TEA em escolas regulares pode vir a ser mais um instrumento de exclusão e sofrimento para os envolvidos. O processo de inclusão escolar não pode se resumir a um procedimento normativo; deve envolver a forma como essas crianças são recebidas e tratadas na escola, assim como o preparo dos técnicos de educação para o processo de inclusão.
Descargas
Métricas
Citas
Tamanaha AC, Perssinoto J, Chiari BM. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitosdo auti smo infanti l e da síndrome de Asperger. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13:296-9.
Associação Americana de Psiquiatria. Transtornos do neurodesenvolvimento. In: Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e Estatísti co de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5). Porto Alegre: Artmed; 2014. p. 50-9.
Nunes DRP, Azevedo MQO, Schmidt C. Inclusão educacional de pessoas com auti smo no Brasil: uma revisão da literatura. Rev Educ Esp. 2013;26:557-72.
Camargo SPH, Bosa CA. Competência social, inclusão escolar e auti smo: revisão críti ca da literatura. Psicol Soc. 2009;21:65-74.
Matt os NM. Docência, coti diano escolar e inclusão: a percepção do professor sobre o medo e o preconceito na sala de aula. In: Meireles MM, Fernandes MCR. Educação, diversidade e diferenças: olhares (des)colonizados e territorialidade múltiplas. Curiti ba: CRV; 2015. p. 255-76.
Ochs E, Kremer-Sadlik T, Sirota KG, Solomon O. Auti sm and the social world: an anthropological perspecti ve. Discourse Stud. 2004;6:147-83.
Pondé MP, Rousseau C. Immigrant children with auti sm spectrum disorder: the relati onship between the perspecti ve of the professionals and the parents’ point of view. J Can Acad Child Adolesc Psychiatry. 2013;22:131-8.
Darghouth S, Pedersen D, Bibeau G, Rousseau C. Painful languages of the body: experiences of headache among women in two Peruvian communiti es. Cult Med Psychiatry. 2006;30:271-97.
Serra D. Sobre a inclusão de alunos com auti smo na escola regular. Quando o campo é quem escolhe a teoria. Psicologia. 2010;1:163-76.
Minayo MCS. O desafi o da pesquisa social. In: Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criati vidade. 26ª ed. Petrópolis: Vozes; 2007. p. 9-29.
Caregnato RCA, Mutti R. Pesquisa qualitati va: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm. 2006;15:679-84.
Gibbs G. Análise de dados qualitati vos. Porto Alegre: Artmed; 2009.
Brasil, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466/12 [Internet]. 2012 Dez 12 [cited 2017 Apr 12]. bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Serra D. Entre a esperança e o limite: um estudo sobre a inclusão de alunos com auti smo em classes regulares [tese de doutorado]. Rio de Janeiro: Ponti fí cia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2008.
Goes RS. A escola de educação especial: uma escolha para crianças auti stas e com defi ciência intelectual associada de 0 a 5 anos [dissertação de mestrado]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2012.
Serra D. Auti smo, família e inclusão. Polêmica. 2010;9:40-56.
Glat R, Pletsch MD. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ; 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Debates em Psiquiatria permite que el (los) autor (es) mantenga(n) sus derechos de autor sin restricciones. Permite al (los) autor (es) conservar sus derechos de publicación sin restricciones. Los autores deben garantizar que el artículo es un trabajo original sin fabricación, fraude o plagio; no infringe ningún derecho de autor o derecho de propiedad de terceros. Los autores también deben garantizar que cada uno atendió a los requisitos de autoría conforme a la recomendación del ICMJE y entienden que, si el artículo o parte de él es fallido o fraudulento, cada autor comparte la responsabilidad.
Reconocimiento-NoComercial 4.0 internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria es regida por la licencia CC-BY-NC
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y crear a partir del material
El licenciador no puede revocar estas libertades mientras cumpla con los términos de la licencia. Bajo las condiciones siguientes:
- Reconocimiento — Debe reconocer adecuadamente la autoría, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios<. Puede hacerlo de cualquier manera razonable, pero no de una manera que sugiera que tiene el apoyo del licenciador o lo recibe por el uso que hace.
- NoComercial — No puede utilizar el material para una finalidad comercial.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que legalmente restrinjan realizar aquello que la licencia permite.