Um programa de gerenciamento de estresse em um hospital de campanha COVID-19: um teste de prova de conceito
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2022.v12.413Palavras-chave:
COVID- 19, Saúde Mental, trabalhador da saude, hospital de campanhaResumo
Introdução: Durante a pandemia de COVID-19 diversas cidades recorreram a Hospitais de Campanha para aumentar a capacidade do sistema de saúde. Essa estratégia foi efetiva mas impôs um desafio significativo aos profissionais da saúde (PS) expostos a um ambiente altamente estressante nesses locais. Objetivos: Apresentamos um programa de gerenciamento de estresse implementado em um Hospital de Campanha COVID-19 projetado para reduzir os níveis de ansiedade e estresse e aumentar a motivação entre os PS. Métodos: Foi realizado um ensaio aberto de fase II baseado em quatro grupos de intervenções integrativas; meditação guiada - escaneamento corporal, meditação guiada - respiração, medicina musical e escuta terapêutica. Os resultados foram avaliados com Escalas Análogas Visuais e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Spielberger. Resultados: Um total de 441 voluntários foram incluídos no estudo e independente do tipo de intervenção em si, foi encontrado efeito positivo para todos os desfechos com redução média de 16,75% para ansiedade (redução de 7,17 pontos, dp=10,20, p< 0,0001), redução de 27,5% para o estresse (redução de 1,23 ponto, dp=0,89, p<0,0001) e aumento de 9,4% da motivação (aumento de 0,72 ponto, dp=0,60, p<0,0001). Conclusão: Constatamos que o presente programa de gerenciamento de estresse elaborado com atividades breves, fáceis de aplicar e de baixo custo foi capaz de reduzir significativamente a ansiedade, o estresse e aumentar a motivação dos PS em um Hospital de Campanha COVID-19.
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