Avaliação do valor preditivo dos critérios diagnósticos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Autores

  • Maria de Louedes Merighi Tabaquim Neuropsicólogo. Profª Drª do Departamento de Fonoaudiologia FOB/USP. Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais. Universidade de São Paulo, Campus Bauru SP/Brasil
  • Talita Meneses de Almeida Psicóloga. Aprimoranda do Ambulatório de Neurodificuldades de Aprendizagem. FCM/Unicamp
  • Amanda Cristina Fioretto Psicóloga Clínica

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.998

Palavras-chave:

Transtorno, Atenção, Hiperatividade, Avaliação, Criança, TDAH

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o poder preditivo dos sintomas e critérios diagnósticos do DSM-IV para o TDAH. Participaram 123 escolares, na faixa etária de 8 a 10 anos, ambos os sexos, de escolas públicas estaduais, 3ºs e 4ºs séries. Os instrumentos específicos para avaliação de intensidade e frequência de sintomas foram o Protocolo do Professor e a Escala MTA-SNAP-IV. Os resultados evidenciaram que 75% da população são do sexo masculino e 24% do sexo feminino; a 3º série teve a maior incidência com 50% enquanto a 4º série 49%; entre os 12 comportamentos levantados no Protocolo do Professor, ambas as séries, Se distrair facilmente por estímulos irrelevantes teve a maior evidência 83%; na 4º série 83% relacionado ao mesmo comportamento e na 3º série 82% está relacionado ao comportamento acima e 77% Ser desorganizado com o material e atividades escolares; na Escala MTA-SNAP-IV, entre os 26 comportamentos levantados, ambas as séries, Distrai-se com estímulos externos, com 85%; Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas 72%. O estudo pode concluir a importância da avaliação neuropsicológica para diferenciar os sintomas/critérios que levam ao diagnóstico do TDAH dos demais diagnósticos.

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Biografia do Autor

Maria de Louedes Merighi Tabaquim, Neuropsicólogo. Profª Drª do Departamento de Fonoaudiologia FOB/USP. Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais. Universidade de São Paulo, Campus Bauru SP/Brasil

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Talita Meneses de Almeida, Psicóloga. Aprimoranda do Ambulatório de Neurodificuldades de Aprendizagem. FCM/Unicamp

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Amanda Cristina Fioretto, Psicóloga Clínica

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Referências

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Publicado

2012-02-29

Como Citar

1.
Tabaquim M de LM, Almeida TM de, Fioretto AC. Avaliação do valor preditivo dos critérios diagnósticos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Debates em Psiquiatria [Internet]. 29º de fevereiro de 2012 [citado 18º de dezembro de 2024];2(1):42-7. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/998

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit

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