Avaliação do valor preditivo dos critérios diagnósticos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.998Palavras-chave:
Transtorno, Atenção, Hiperatividade, Avaliação, Criança, TDAHResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o poder preditivo dos sintomas e critérios diagnósticos do DSM-IV para o TDAH. Participaram 123 escolares, na faixa etária de 8 a 10 anos, ambos os sexos, de escolas públicas estaduais, 3ºs e 4ºs séries. Os instrumentos específicos para avaliação de intensidade e frequência de sintomas foram o Protocolo do Professor e a Escala MTA-SNAP-IV. Os resultados evidenciaram que 75% da população são do sexo masculino e 24% do sexo feminino; a 3º série teve a maior incidência com 50% enquanto a 4º série 49%; entre os 12 comportamentos levantados no Protocolo do Professor, ambas as séries, Se distrair facilmente por estímulos irrelevantes teve a maior evidência 83%; na 4º série 83% relacionado ao mesmo comportamento e na 3º série 82% está relacionado ao comportamento acima e 77% Ser desorganizado com o material e atividades escolares; na Escala MTA-SNAP-IV, entre os 26 comportamentos levantados, ambas as séries, Distrai-se com estímulos externos, com 85%; Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas 72%. O estudo pode concluir a importância da avaliação neuropsicológica para diferenciar os sintomas/critérios que levam ao diagnóstico do TDAH dos demais diagnósticos.
Downloads
Métricas
Referências
FUENTTES, D. et al; Neuropsicologia: Teoria e Prática. Porto alegre : Artmed, 2008
APA — American Psychological Association, DSM-IV-TR. Referência Rápida aos Critérios do DSM-IV-TR, Porto Alegre, RS:Artmed, 2003.
Mattos P Transtorno de déficit de atenção. Rev Pediatr Moderna. 2005; 41(2):55-62.
CARLSON, CL. BOOTH, J.E.; SHIN, M. et al. Parent, teacher and self-rated motivational styles in ADHD subtypes.). Learning Disabilities. 2002:35(2):104-13. DOI: https://doi.org/10.1177/002221940203500202
ROHDE, L A; MATTOS, P e cols.: Princípios e Práticas em TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BROWN, T. E.; Transtorno de Déficit de Atenção: A mente desfocada em crianças e adultos. Tradução Hélio Magri Filho. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Zametkin AJ, Ernest M. Problems in the management of attention-deficit-hyperactivity disorder. N Engl] Med. 1999; 340(1):40-6. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJM199901073400107
Vasconcelos MM, Werner Junior ], Malheiros AFA, Lima DFN, Santos ISSO, Barbosa JB. Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária. Rev Arq Neuro-Psiquiatr. 2003; 61(1):67-73. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2003000100012
Possa MA, Spanemberg L, Guardiola A. Comorbidades do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças escolares. Rev Arq Neuro-Psiquiatr. 2005; 63(28):479-83. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2005000300021
Brown RT, Freeman WS, Perrin JM, Stein MT, Amler RW, Feldman HM, et al. Prevalence and assessment of attention-deficit/hyperactivity disorder in primary care settings. Pediatrics. 2001; 107(3):E43. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.107.3.e43
FONTANA, RS; VASCONCELOS, M.M. WERNER JR, J. et al. Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras. Arq Neuropsiquiatr 2007; 65(1): 134-37. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2007000100027
ROTTA, N. T; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. dos S.; Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BENCZIK, E.B.P. e cols; Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Atualização diagnóstica e terapêutica: Características, avaliação, diagnóstico etratamento: um guia de orientação para profissionais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
BARKLEY, R.A. e cols TDAH —-Manual para diagnóstico e tratamento. P.Alegre:Artmed, 2008.
ANDRADE, V.M.; SANTOS, EH. BUENO, O.FH; Neuropsicologia Hoje. São Paulo: Artes Médicas, 2004.
FLETCHER, ).M. et al Transtornos de aprendizagem — da identificação à intervenção. PAlegre:Artmed, 2009.
Biederman ), Newcorn ), Sprich S. Comorbidity of attention deficit hyperactivity disorder with conduct, depressive, anxiety and other disorders. Am ) Psychiatry. 1991; 148(5):564-77. DOI: https://doi.org/10.1176/ajp.148.5.564
TABAQUIM, M.L.M. Aspectos cognitivos e emocionais do Transtorno de Atenção. In: CIASCA e cols, TDAH. RJ:Revinter, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria de Louedes Merighi Tabaquim, Talita Meneses de Almeida, Amanda Cristina Fioretto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Debates em Psiquiatria permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria é regida pela licença CC-BY-NC