Aplicabilidade da versão brasileira da Multidimensional Scale for Invasive Developmental Disorder (MSPA-BR): explorando a sobreposição de TEA e TDAH

Autores

  • Juliana Nassau Fernandes Prática privada. Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6701-9097
  • Jonas Jardim Paula Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5530-2346
  • Lucas Araújo Lima Géo Prática privada. https://orcid.org/0000-0002-3632-4395
  • Admilson Lemos Costa Filho Departamento de Saúde Mental, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5418-6646
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). https://orcid.org/0000-0001-6021-8480
  • Yasuko Funabiki Departamento de Ciências Cognitivas e Comportamentais, Estudos Humanos e Ambientais, Universidade de Kyoto, Japão.
  • Débora Marques Miranda Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7081-8401
  • Leandro Fernandes Malloy-Diniz Departamento de Saúde Mental, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6606-1354

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2022.v12.436

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade, psicometria, comorbidade, TEA, TDAH, MSPA

Resumo

Introdução: A avaliação de sintomas de transtornos do espectro autista e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade em crianças é muitas vezes um desafio clínico, especialmente agora quando ambos os diagnósticos podem ser feitos no mesmo paciente. Escalas estruturadas e entrevistas podem melhorar a avaliação clínica nesses casos. Objetivo: Fornecer a versão brasileira da Multidimensional Scale for Pervasive Developmental Disorder and Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (MSPA). Métodos: Foram feitas adaptação transcultural e análise do grau de concordância. Uma amostra de 216 crianças com TDAH, Transtorno do Espectro Autista ou desenvolvimento típico foi avaliadas a partir da MSPA-BR preenchida pelos pais. A confiabilidade e a validade foram analisadas. Resultados: A correspondência entre as versões foi significativa e fortemente concordante. Três fatores se ajustaram às variáveis e a validade de critério produziu associações significativas entre os fatores MSPA e as medidas correspondentes. A confiabilidade foi adequada. Conclusão: A psicometria sugere que a MSPA foi adequadamente traduzida transculturalmente adaptada para a população infantil brasileira. Este estudo fornece validade e confiabilidade da MSPA e oferece à comunidade brasileira um instrumento de fácil aplicação à saúde mental pediátrica.

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Biografia do Autor

Juliana Nassau Fernandes , Prática privada. Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Jonas Jardim Paula, Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Lucas Araújo Lima Géo, Prática privada.

Admilson Lemos Costa Filho, Departamento de Saúde Mental, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Maicon Rodrigues Albuquerque , Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Yasuko Funabiki, Departamento de Ciências Cognitivas e Comportamentais, Estudos Humanos e Ambientais, Universidade de Kyoto, Japão.

Débora Marques Miranda, Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Departamento de Saúde Mental, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

1.
Fernandes JN, Paula JJ, Géo LAL, Costa Filho AL, Albuquerque MR, Funabiki Y, Miranda DM, Malloy-Diniz LF. Aplicabilidade da versão brasileira da Multidimensional Scale for Invasive Developmental Disorder (MSPA-BR): explorando a sobreposição de TEA e TDAH. Debates em Psiquiatria [Internet]. 24º de novembro de 2022 [citado 16º de abril de 2024];12:1-26. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/436

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit

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