A crise na saúde mental em decorrência da Covid-19: diretrizes para um suporte psicológico em pandemia potencialmente traumática

Autores/as

  • José Paulo Fiks Psiquiatra. Pós-Doutor em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP; Pesquisador, Serviço de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático (PROVE), Departamento de Psiquiatria, UNIFESP, Escola Paulista de Medicina (EPM), São Paulo, SP.
  • Patrícia Mattos Psiquiatra. Doutor(a) em Ciências da Saúde, UNIFESP, São Paulo, SP; Pesquisador(a), PROVE, UNIFESP, São Paulo, SP.
  • Mario Dinis Mateus Psiquiatra. Doutor(a) em Ciências da Saúde, UNIFESP, São Paulo, SP; Pesquisador(a), PROVE, UNIFESP, São Paulo, SP.
  • Andrea A. Feijó de Mello Psiquiatra, Pós-Doc em Ciências da Saúde, UNIFESP, São Paulo, SP. Professora, Departamento de Psiquiatria, UNIFESP-EPM, São Paulo, SP; Coordenadora geral, PROVE, UNIFESP, São Paulo, SP.
  • Marcelo Feijó de Mello Psiquiatra. Professor livre-docente https://orcid.org/0000-0002-0475-4729

DOI:

https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-7

Palabras clave:

Pandemias, crise em saúde mental, TEPT

Resumen

A pandemia causada pela COVID-19 já é uma catástrofe mundial. Provoca uma crise sem precedentes na história contemporânea, o que também exige uma resposta de clínicos e pesquisadores em saúde mental. Neste artigo, os autores clarificam alguns conceitos do campo de trauma psíquico envolvidos nesse contexto.Em resposta ao impacto psíquico desta pandemia, um tutorial com uma estratégia de suporte psicológico é contemplado, com destaque para a psicopatologia decorrente do estresse e do transtorno de estresse póstraumático (TEPT).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initi al stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) Epidemic among the General Populati on in China. Int J Environ Res Public Health. 2020 Mar 6;17(5). pii:E1729. doi: 10.3390/ijerph17051729.

Brasil, Ministério da Educação, Insti tuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo escolar [Internet]. 2015 Oct 20 [cited 2020 Apr 29]. http://www.portal.inep.gov.br/censo-escolar

United Nati ons Educati onal Scienti fi c and Cultural Organizati on (UNESCO). Educati onal disrupti on and response [internet]. [cited 2020 Mar 31]. https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

Wang G, Zang Y, Zhao J, Zhang J, Jiang F. Miti gate the eff ects of home confi nement on children during the COVID-19 outbreak. Lancet. 2020;395:945-7.

Brazendale K, Beets MW, Weaver RG, Pate RR, Turner-McGrievy GM, Kaczynski AT, et al. Understanding diff erences between summer vs. school obesogenic behaviors of children: the structured days hypothesis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14:100.

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quaranti ne and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020;395:912-20.

Sprang G, Silman M. Postt raumati c stress disorder in parents and youth aft er health- related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10.

Decosimo CA, Hanson J, Quinn M, Badu P, Smith EG. Playing to live: outcome evaluati on of a community-based psychosocial expressive arts program for children during the Liberian Ebola epidemic. Glob Ment Health (Camb). 2019;6:e3.

Devilly GJ, Wright R, Gist R. [The role of psychological debriefi ng in the treatment of victi ms of trauma]. Braz J Psychiatry. 2003;25 Supll 1:41-5.

Bui E, Ohye B, Palitz S, Olliac B, Goutaudier N, Raynaud JP, et al. Acute and chronic reacti ons to trauma in children and adolescents [Internet].[cited 2020 Apr 29]. https://iacapap.org/content/uploads/F4-PTSD-2014.pdf

Cohen JA, Bukstein O, Walter H, Benson SR, Chrisman A, Farchione TR, et al. Practi ce parameter for the assessment and treatment of children and adolescents with postt raumati c stress disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2010;49:414-30.

Brock SE, Lazarus PJ Jr, Jimerson SR. Best practi ces in school crisis preventi on and interventi on. Bethesda: NASP; 2002.

Hamoda H. “Remember”: surviving the pandemic with your children! [Internet]. [cited 2020 Apr 7]. http://iacapap.org/remember-surviving-thepandemic-with-your-children

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

1.
Fiks JP, Mattos P, Mateus MD, Mello AAF de, Mello MF de. A crise na saúde mental em decorrência da Covid-19: diretrizes para um suporte psicológico em pandemia potencialmente traumática. Debates em Psiquiatria [Internet]. 30 de junio de 2020 [citado 23 de diciembre de 2024];10(2):70-8. Disponible en: https://revistardp.org.br/revista/article/view/32

Número

Sección

Breve Comunicación

Plaudit

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a