O ensino e os fundamentos do tratamento psicoterápico de orientação dinâmica: a experiência de 24 anos da Fundação Universitária Mário Martins de Porto Alegre - II parte

Autores

  • Gildo Katz Psicanalista SBPdePA, Membro Associado da SPPA, Prof. da Fundação Universitária Mário Martins, e Doutorando UCES, B. Aires, Argentina
  • Gley P. Costa Psicanalista SBPdePA, Membro Associado da SPPA, Prof. da Fundação Universitária Mário Martins, e Doutorando UCES, B. Aires, Argentina
  • José Facundo P. Oliveira Psicanalista SBPdePA, Membro Associado da SPPA, Profs. da Fundação Universitária Mário Martins, e Doutorando UCES, B. Aires, Argentina
  • José Ricardo P. de Abreu Psicanalista SBPdePA, Prof. da Fundação Universitária Mário Martins e Prof. Adjunto Psiquiatria, Mestre UFRGS
  • Silvia S. Katz Psicanalista SBPdePA, Psiquiatra, Professora da Fundação Universitária Mário Martins. Mestranda UCES, B. Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2011.v1.867

Palavras-chave:

psicoterapia

Resumo

Na I parte desse trabalho foi abordado, através de material clínico o quê e como ensinar psicoterapia. Foi destacado a importância da avaliação completa do paciente e enfatizando a importância do estabelecimento do foco de trabalho. Foi abordada a necessidade de um planejamento do tratamento, compartido com o paciente, que incluísse os objetivos a serem alcançados e o estabelecimento do contrato de trabalho. Foi assinalada a importância da compreensão e do uso da transferência e contratransferência e de uma atitude mais ativa que contemple a utilização de uma ampla gama de intervenções afora as interpretações transferenciais. Nesta II parte será abordado o ensino e os procedimentos didáticos pedagógicos utilizados para alcançar a capacitação em psicoterapia pretendida utilizando material clínico, evidenciando a quem ensinar e o papel do professor no processo de ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gildo Katz, Psicanalista SBPdePA, Membro Associado da SPPA, Prof. da Fundação Universitária Mário Martins, e Doutorando UCES, B. Aires, Argentina

Gley P. Costa, Psicanalista SBPdePA, Membro Associado da SPPA, Prof. da Fundação Universitária Mário Martins, e Doutorando UCES, B. Aires, Argentina

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José Facundo P. Oliveira , Psicanalista SBPdePA, Membro Associado da SPPA, Profs. da Fundação Universitária Mário Martins, e Doutorando UCES, B. Aires, Argentina

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José Ricardo P. de Abreu, Psicanalista SBPdePA, Prof. da Fundação Universitária Mário Martins e Prof. Adjunto Psiquiatria, Mestre UFRGS

.

Silvia S. Katz , Psicanalista SBPdePA, Psiquiatra, Professora da Fundação Universitária Mário Martins. Mestranda UCES, B. Aires, Argentina

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

1.
Katz G, Costa GP, Oliveira JFP, Abreu JRP de, Katz SS. O ensino e os fundamentos do tratamento psicoterápico de orientação dinâmica: a experiência de 24 anos da Fundação Universitária Mário Martins de Porto Alegre - II parte. Debates em Psiquiatria [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 19º de dezembro de 2024];1(3):20-6. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/867

Edição

Seção

Artigos Originais

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