Como é o autoconceito de crianças brasileiras com e sem TDAH?

Autores

  • Iuri Victor Capelatto Mestrando em Ciências Médicas – FCM-UNICAMP
  • Ricardo Franco de Lima Mestre e Doutorando em Psiquiatria – FCM-UNICAMP
  • Sylvia Maria Ciasca Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil
  • Cíntia Alves Salgado Azoni Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo - USP/Bauru (1999), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2005), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP (2013). Docente Adjunto A do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia e do Programa em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.987

Palavras-chave:

Atenção, auto-estima, auto-conceito, TDAH

Resumo

TDAH é um transtorno comum que acontece na infância e que persiste na adolescência e na vida adulta na maioria dos casos. Algumas pesquisas atuais já mostram que crianças e adolescentes com TDAH apresentam baixa auto-estima. Em uma comparação do auto-conceito de crianças brasileiras com TDAH e de crianças sem dificuldades de aprendizagem ou atencional, os resultados evidenciaram mais sentimentos de culpa, de acreditar fazer as coisas de forma errada e pior auto-conceito social nas crianças com TDAH em relação às crianças sem dificuldades de aprendizagem ou de atenção. Crianças com TDAH fregiientemente tem baixa auto-estima e dificuldades no relacionamento com amigos. Portanto, é importante ter meios de avaliação que possam detectar  como essas características podem dificultar a vida acadêmica e social de modo que seja possivel melhorar a qualidade de vida deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iuri Victor Capelatto, Mestrando em Ciências Médicas – FCM-UNICAMP

Ricardo Franco de Lima, Mestre e Doutorando em Psiquiatria – FCM-UNICAMP

Sylvia Maria Ciasca, Profa. Associada Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – Coordenadora DISAPRE – Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP – Campinas – São Paulo – Brasil

Cíntia Alves Salgado Azoni, Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo - USP/Bauru (1999), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2005), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP (2013). Docente Adjunto A do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia e do Programa em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Referências

Biederman ), Faraone SV, Milberger S, Curtis S, Chen L, Marrs A, et al. Predictors of persistence and remission of ADHD: Results from a four-year prospective follow-up study of ADHD children.) Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 1996; 38:966-975 DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-199908000-00012

Biederman J. Attention-deficit/hyperactivity disorder: a selective overview. Biol Psychiatry 2005; 57: 1215-20 DOI: https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2004.10.020

Barkley, RA (org). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. 3 ed. Trad. RC Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008

Mattos P etal. Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP-IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre, v. 28, n.3, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci arttext&pid=S0101--810820060003000088dng=pt&nrm=iso>. Acesso em:27 Dez 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-81082006000300008

Glass K, Flory K, Martin A, Hankin B. ADHD and comorbid conduct problems among adolescents: associations with self-esteem and substance use. ADHD Atten Def Hyp Disord. 2011; 3:29-39. DOI: https://doi.org/10.1007/s12402-010-0042-y

Albert), López-Martin S, Fernández-Jaén A, Carretié L. Alteraciones emocionales en el trastorno por déficit de

etención/hiperactividad: datos existentes y cuestiones abiertas. Rev Neurol, 2008, v. 47 (1): 39-45. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.4701.2008111

Spencer TJ. ADHD and Comorbidity in Childhood. J Clin Psychiatry. 2006; 67:27-31 (Suppl 8).

Gobitta M, Guzzo RSL. Estudo Inicial do Inventário de Auto-Estima (SEI) — Forma A. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000100016

Taanila AM, Hurtig TM, Miettunen), Ebeling HE, Moilanen IK. Association between ADHD symptoms and adolescents” psychosocial well-being: a study of the northern Finland Birth cohort 1986. Int ) Circumpolar Health 2009; 68(2):133-144. DOI: https://doi.org/10.3402/ijch.v68i2.18324

Miranda-Casas A, Presentación-Herrero MJ, Colomer-Diago C, Roselló B. Satisfacción con la vida de nifios con trastorno por déficit de atención/hiperactividad: estudio de posibles factores de riesgo y de protección. Rev Neurol. 2011; 52 (Supl 1): S119-26. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.52S01.2010791

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

1.
Capelatto IV, Lima RF de, Ciasca SM, Azoni CAS. Como é o autoconceito de crianças brasileiras com e sem TDAH?. Debates em Psiquiatria [Internet]. 29º de fevereiro de 2012 [citado 18º de novembro de 2024];2(1):38-40. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/987

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit