Como é o autoconceito de crianças brasileiras com e sem TDAH?
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.987Palavras-chave:
Atenção, auto-estima, auto-conceito, TDAHResumo
TDAH é um transtorno comum que acontece na infância e que persiste na adolescência e na vida adulta na maioria dos casos. Algumas pesquisas atuais já mostram que crianças e adolescentes com TDAH apresentam baixa auto-estima. Em uma comparação do auto-conceito de crianças brasileiras com TDAH e de crianças sem dificuldades de aprendizagem ou atencional, os resultados evidenciaram mais sentimentos de culpa, de acreditar fazer as coisas de forma errada e pior auto-conceito social nas crianças com TDAH em relação às crianças sem dificuldades de aprendizagem ou de atenção. Crianças com TDAH fregiientemente tem baixa auto-estima e dificuldades no relacionamento com amigos. Portanto, é importante ter meios de avaliação que possam detectar como essas características podem dificultar a vida acadêmica e social de modo que seja possivel melhorar a qualidade de vida deles.
Downloads
Métricas
Referências
Biederman ), Faraone SV, Milberger S, Curtis S, Chen L, Marrs A, et al. Predictors of persistence and remission of ADHD: Results from a four-year prospective follow-up study of ADHD children.) Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 1996; 38:966-975
Biederman J. Attention-deficit/hyperactivity disorder: a selective overview. Biol Psychiatry 2005; 57: 1215-20
Barkley, RA (org). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. 3 ed. Trad. RC Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008
Mattos P etal. Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP-IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre, v. 28, n.3, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci arttext&pid=S0101--810820060003000088dng=pt&nrm=iso>. Acesso em:27 Dez 2007.
Glass K, Flory K, Martin A, Hankin B. ADHD and comorbid conduct problems among adolescents: associations with self-esteem and substance use. ADHD Atten Def Hyp Disord. 2011; 3:29-39.
Albert), López-Martin S, Fernández-Jaén A, Carretié L. Alteraciones emocionales en el trastorno por déficit de
etención/hiperactividad: datos existentes y cuestiones abiertas. Rev Neurol, 2008, v. 47 (1): 39-45.
Spencer TJ. ADHD and Comorbidity in Childhood. J Clin Psychiatry. 2006; 67:27-31 (Suppl 8).
Gobitta M, Guzzo RSL. Estudo Inicial do Inventário de Auto-Estima (SEI) — Forma A. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2002.
Taanila AM, Hurtig TM, Miettunen), Ebeling HE, Moilanen IK. Association between ADHD symptoms and adolescents” psychosocial well-being: a study of the northern Finland Birth cohort 1986. Int ) Circumpolar Health 2009; 68(2):133-144.
Miranda-Casas A, Presentación-Herrero MJ, Colomer-Diago C, Roselló B. Satisfacción con la vida de nifios con trastorno por déficit de atención/hiperactividad: estudio de posibles factores de riesgo y de protección. Rev Neurol. 2011; 52 (Supl 1): S119-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Iuri Victor Capelatto, Ricardo Franco de Lima, Sylvia Maria Ciasca, Cíntia Alves Salgado Azoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Debates em Psiquiatria permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria é regida pela licença CC-BY-NC