Mudanças apontadas no DSM-5 em relação aos transtornos específicos de aprendizagem em leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.25118/2236-918X-6-3-4Palavras-chave:
Dislexia, diagnóstico, leituraResumo
A publicação, em 2013, da 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) trouxe mudanças importantes para a classificação dos transtornos do neurodesenvolvimento, em especial para os transtornos específicos de aprendizagem. O presente trabalho descreve criticamente as diferenças encontradas na versão mais recente em comparação à 4ª edição (DSM-IV). De forma geral, houve mudanças em relação aos critérios diagnósticos, à terminologia adotada, bem como à importante recomendação do emprego do paradigma de resposta à intervenção para confirmar a hipótese diagnóstica dos transtornos específicos de aprendizagem, como na dislexia.
Downloads
Métricas
Referências
Lyon GR, Shaywitz SE, Shaywitz BA. A defi niti on of dyslexia. Ann Dyslexia. 2003;53:1-15.
American Psychiatric Associati on. Diagnosti c and Stati sti cal Manual of Mental Disorders, Fift h Editi on (DSM-5). Arlington: American Psychiatric Publishing; 2013.
Koulopoulou A. P01-221 - Anxiety and depression symptoms in children-commorbidity with learning disabiliti es. Eur Psychiatry. 2010;25:432.
Fuchs LS, Vaughn S. Responsiveness-tointerventi on: a decade later. J Learn Disabil. 2012;45:195-203.
Cavendish W. Identi fi cati on of learning disabiliti es: implicati ons of proposed dsm-5 criteria for schoolbased assessment. J Learn Disabil. 2013;46:52-7.
Fletcher JM, Lyon GR, Fuchs LS, Barnes MA. Learning disabiliti es: from identi fi cati on to interventi on. New York: Guilford; 2007.
Mousinho R. Transtornos específi cos de aprendizagem – dislexia. In: Marquesan I, Silva H, Tomé M. Tratado das especialidades em fonoaudiologia. São Paulo: Grupo Editorial Nacional; 2014. p. 583-92.
Navas ALGP. Annual research review: the nature and classifi cati on of reading disorders--a commentary on proposals for DSM-5. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17:370-1.
Share DL. On the Anglocentriciti es of current reading research and practi ce: the perils of overreliance on an “outlier” orthography. Psychol Bull. 2008;134:584-615.
Shaywitz SE, Morris R, Shaywits BA. The educati on of dyslexic children from childhood to young adulthood. Annu Rev Psychol. 2008;59:451-75.
Rodrigues JC, Salles JF. Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cogniti va. Let Hoje. 2013;48:50-8.
Schwanenglugel PJ, Hamilton AM, Wisenbaker JM, Kuhn MR, Stahl SA. Becoming a fl uent reader: reading skill and prosodic features in the oral reading of young readers. J Educ Psychol. 2004;96:119-29.
Salles JF. Compreensão de leitura textual entre crianças com e sem difi culdades de leitura e escrita. In: Barbosa T, Rodrigues CC, Melo CB, Capellini SA, Mousinho R, Mendonça L, org. Temas em dislexia. São Paulo: Artes Médicas; 2009. p. 103-13.
Geva E, Yaghoub Zadeh Z. Reading effi ciency in nati ve English speaking and English-as-a-secondlanguage children: the role of oral profi ciency and underlying cogniti ve-linguisti c processes. Sci Stud Read. 2006;10:31-57.
Snowling MJ, Hulme C. Annual research review: the nature and classifi cati on of reading disorders-a commentary on proposals for DSM-5. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53:593-607.
Gooch D, Snowling M, Hulme C. Time perception, phonological skills and executive function in children with dyslexia and/or ADHD symptoms. J Child Psychol Psychiatry. 2011;52:195-203.
Zorzi JL. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed; 2003.
Mousinho R, Correa J. Conhecimento ortográfico na dislexia fonológica. In: Barbosa T, Rodrigues C, Mello C, Capellini S, Mousinho R, Alves L, org. Temas em dislexia. Porto Alegre: Artmed; 2009. p.33-45.
Kolinsky R, Fernandes T. A cultural side effect: learning to read interferes with identity processing of familiar objects. Front Psychol. 2014;5:1224.
Van Dijk TA, Kintsch W. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press; 1983.
American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fourth Edition (DSM-IV). Arlington: American Psychiatric Publishing; 1994.
Tannock R. DSM 5 changes in diagnostic criteria for specific learning disabilities, (SLD): what are the implications? [Internet]. International Dyslexia Association (IDA). 2014 [cited 2016 Mar 28]. dyslexiahelp.umich.edu/sites/default/files/IDA_DSM-5%20Changes.pdf
Lyytinen H, Erskine J. Early identification and prevention of reading problems. learning disabilities. 2006 Feb [cited 2016 Mar 28]. child-encyclopedia.com/sites/default/files/textes-experts/en/897/early-identification-andprevention-of-reading-problems.pdf
Reynolds AE, Caravolas M. Evaluation of the Bangor Dyslexia Test (BDT) for use with Adults. Dyslexia. 2016;22:27-46.
Willcutt EG, DeFries JC, Pennington BF, Olson RK, Smith SD, Cardon LR. Genetic etiology of comorbid reading difficulties and ADHD. In: Plomin R, DeFries JC, Craig IW, McGuffin P, editors. Behavioral genetics in a postgenomic era. Washington: American Psychological Association; 2003. p. 227-46.
Riesgo RS. Transtornos de atençã o: Comorbidades. In: Rotta NT, Ohlweilwe L, Riesgo RS, editores. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed; 2006. p. 347-63.
Dorneles BV, Corso LV, Costa AC, Pisacco NMT, Sperafico YLS, Rohde LAP. Impacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH: um estudo de prevalência. Psicol Reflex Crit. 2014;27:759-67.
DuPaul GJ, Gormley MJ, Laracy SD. Comorbidity of LD and ADHD: implications of DSM-V for assessment and treatment. J Learn Disabil. 2013;46:43-51.
Cowen CD, Dakin KE. Breaking news & call to action: DSM-5 proposed revisions remove the term dyslexia [Internet]. 2012 [cited 2016 Mar 28]. eida.org/dsm5-revisions/
Susan C, Lowell MA; International Dyslexia Association (IDA). Reading, literacy & learning. In: 63rd Annual IDA Conference; 2012 Oct 24-7; Baltimore, USA. [cited 2016 Mar 28]. pt.slideshare.net/mdconferencefinder/63rdannual-international-dyslexia-ssociationconference-reading-literacy-learning
World Health Organization (WHO). International classification of functioning, disability and health (ICF) [Internet]. 2001 [cited 2016 Mar 28]. who.int/classifications/icf/en/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Debates em Psiquiatria permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Debates em Psiquiatria é regida pela licença CC-BY-NC