Mudanças apontadas no DSM-5 em relação aos transtornos específicos de aprendizagem em leitura e escrita

Autores

  • Renata Mousinho Professora associada, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ. Mestre e Doutora em Linguística pela UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. Pós-doutora em Psicologia, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. https://orcid.org/0000-0002-7117-8952
  • Ana Luiza Navas Professora adjunta, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), São Paulo, SP. Mestre e Doutora em Psicologia pela University of Connecticut, Storrs, CT, EUA. Pós-doutora em Linguística, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP.

DOI:

https://doi.org/10.25118/2236-918X-6-3-4

Palavras-chave:

Dislexia, diagnóstico, leitura

Resumo

A publicação, em 2013, da 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) trouxe mudanças importantes para a classificação dos transtornos do neurodesenvolvimento, em especial para os transtornos específicos de aprendizagem. O presente trabalho descreve criticamente as diferenças encontradas na versão mais recente em comparação à 4ª edição (DSM-IV). De forma geral, houve mudanças em relação aos critérios diagnósticos, à terminologia adotada, bem como à importante recomendação do emprego do paradigma de resposta à intervenção para confirmar a hipótese diagnóstica dos transtornos específicos de aprendizagem, como na dislexia.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

1.
Mousinho R, Navas AL. Mudanças apontadas no DSM-5 em relação aos transtornos específicos de aprendizagem em leitura e escrita. Debates em Psiquiatria [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 19º de dezembro de 2024];6(3):38-46. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/133

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Plaudit