Desempenho cognitivo e escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.1008Palavras-chave:
atenção, cognição, avaliação, avaliação de desempenho, TDAHResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno de conduta é crônico, com substrato biológico muito importante, não devido a uma única causa, apresenta forte base genética e é formado por um grupo heterogêneo de crianças. Inclui crianças com inteligência normal, que apresentam dificuldades significativas para se adequar em termos de comportamento e/ou aprendizagem às normas esperadas para sua idade. Sendo dividido em três subtipos denominados como Subtipo Desatento, Subtipo Hiperativo/Impulsivo e Subtipo Combinado. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o desempenho cognitivo, de funções corticais superiores e escolar. Utilizando como instrumento de avaliação o WISC Ill, TLN-Ce TDE. Foram avaliadas 13 crianças, com idade média de 9 anos, sendo a sua maioria do sexo masculino, frequentando o ensino fundamental da rede publicada região de Campinas. Como resultado, o grupo apresenta desempenho cognitivo dentro da média, com melhor resultado nos índices fatoriais de organização perceptual e compreensão verba. Na avaliação das funções corticais tiveram pior desempenho nas áreas cadêmicas, ritmo e habilidade tátil. Na avaliação de desempenho escolar apresentou dificuldade em escrita, aritmética e leitura.
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