Desempenho cognitivo e escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Autores

  • Adriana Nobre de Paula Simão Psicóloga Clínica, Doutora em Ciências Médicas; Área de Concentração Ciências Biomédicas pela UNICAMP; Pesquisadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM/UNICAMP
  • Sylvia Maria Ciasca Neuropsicóloga; Professora Livre-Docente de Neurológia do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências da UNICAMP; Coordenadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM/UNICAMP Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM/UNICAMP; Lider do grupo Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem, CMPq

DOI:

https://doi.org/10.25118/2763-9037.2012.v2.1008

Palavras-chave:

atenção, cognição, avaliação, avaliação de desempenho, TDAH

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno de conduta é crônico, com substrato biológico muito importante, não devido a uma única causa, apresenta forte base genética e é formado por um grupo heterogêneo de crianças. Inclui crianças com inteligência normal, que apresentam dificuldades significativas para se adequar em termos de comportamento e/ou aprendizagem às normas esperadas para sua idade. Sendo dividido em três subtipos denominados como Subtipo Desatento,  Subtipo Hiperativo/Impulsivo e Subtipo Combinado. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o desempenho cognitivo, de funções corticais superiores e escolar. Utilizando como instrumento de avaliação o WISC Ill, TLN-Ce TDE. Foram avaliadas 13 crianças, com idade média de 9 anos, sendo a sua maioria do sexo masculino, frequentando o ensino fundamental da rede publicada região de Campinas. Como resultado, o grupo apresenta desempenho cognitivo dentro da média, com melhor resultado nos índices fatoriais de organização perceptual e compreensão verba. Na avaliação das funções corticais tiveram pior desempenho nas áreas cadêmicas, ritmo e habilidade tátil. Na avaliação de desempenho escolar apresentou dificuldade em escrita, aritmética e leitura.

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Biografia do Autor

Adriana Nobre de Paula Simão, Psicóloga Clínica, Doutora em Ciências Médicas; Área de Concentração Ciências Biomédicas pela UNICAMP; Pesquisadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM/UNICAMP

Sylvia Maria Ciasca, Neuropsicóloga; Professora Livre-Docente de Neurológia do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências da UNICAMP; Coordenadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM/UNICAMP Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM/UNICAMP; Lider do grupo Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem, CMPq

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

1.
Simão AN de P, Ciasca SM. Desempenho cognitivo e escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Debates em Psiquiatria [Internet]. 30º de abril de 2012 [citado 1º de julho de 2024];2(2):6-10. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/1008

Edição

Seção

Artigos Originais

Plaudit